Rádio TECNOPEG - Plano de Investimentos da Petrobrás para Construção de Plataformas.
Boa Noite Tecnopeguianos!
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com
PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com
Muito tem se falado nos Planos de Investimentos da Petrobrás para os próximos anos. O Plano de 2010-2014 por exemplo, já se fala em algo em torno de US$ 224 bilhões (Segundo o próprio site da Petrobrás)
Muitos investimentos, significa muitas oportunidades de negócio, e conseqüentemente mais empregos. De todas as áreas da cadeia produtiva da Petróleo, a que mais crescerá receberá será a de Exploração e Produção de Petróleo (US$ 19,7 bilhões só para novos projetos, sem contar com o valor investido nos projetos que já existem). Mais projetos em Exploração e Produção de Petróleo, significa mais Plataformas em Construção e entrando em Operação. Com isso, mais Navios Petroleiros, mais Barcos Supply, mais Rebocadores, e mais mais mais... Toda uma indústria fica aquecida, aumentando e muito o número de empregos. A seguir estarei publicando estes slides mostrando isso que estou falando em números. Quantas plataformas, barcos supply, Petroleiros e etc, serão construídos, e seus respectivos cronogramas. Depois estarei analisando o que isso gerará de empregos, levando em consideração qual o tamanho da tripulação de uma plataforma por exemplo.
Plano de investimentos da petrobras na construcao de plataformas
O QUE ISSO REPRESENTERÁ EM NÚMEROS DE VAGAS?View more presentations from Tecnopeg.
Estarei fazendo uma análise de quantas vagas podem surgir por alto, caso todos esses projetos sejam realmente concretizados. Levarei em consideração o número de empregos gerados na fase de construção de cada plataforma/navio, e quando os mesmos estiverem já operando. Obviamente será apenas um número aproximado. Isso é bem relativo e pode variar, pois pode ser por exemplo que dos 146 Barcos de Apoio, 5 sejam construídos num mesmo estaleiro. Desta forma, o efetivo de 1000 pessoas envolvidas na construção de 1 seja mantida igual para os 5, e também pode ser que nem seja tripulado 100% por brasileiros, pode não ser construído no Brasil e etc. A estimativa que farei será separadamente para cada Plataforma/Barco construído, e operado.
FASE DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM
Para essa fase de construção e montagem, levarei em consideração o número médio de 2000 pessoas envolvidas diretamente e indiretamente na construção de cada embarcação/estrutura dessas. Isso daria:
Nº Navios de Grande Porte - 70 = 140.000 pessoas
Nº Barcos de Apoio - 146 = 292.000 pessoas
Nº FPSO´s / SS - 6 = 12.000 pessoas
Nº TLWP - 1 = 2.000 pessoas
Nº Jack-up - 2 = 4.000 pessoas
Nº Jaqueta - 1 = 2.000 pessoas
Nº Sondas de Perfuração - 40 = 80.000 pessoas
TOTAL: 532.000 pessoas !
FASE DE OPERAÇÃO (PERFURAÇÃO/PRODUÇÃO/APOIO OFFSHORE)
Para essa fase de operação, levarei em consideração com a embarcação já operando, ou já em alto-mar, em fase final de montagem para operação. Nessa fase o número de pessoas envolvidas chega a uma média de 80 pessoas envolvidos diretamente. Levando em consideração que cada pessoa tem um back correspondente, este número dobra, chegando a 160, o número de pessoas envolvidas no projeto diretamente. Não farei a estimativa no caso de Navios de Grande Porte e Barcos de Apoio pois não sei qual o número de pessoas a bordo dessas embarcações (conto com a colaboração de quem trabalhe com eles, para me informar e assim eu atualizar esse número). Estarei fazendo a estimativa somente das Plataformas, que eu tenho uma noção melhor.
Nº Navios de Grande Porte - 70 = ?
Nº Barcos de Apoio - 146 = ?
Nº FPSO´s / SS - 6 = 960 pessoas
Nº TLWP - 1 = 160 pessoas
Nº Jack-up - 2 = 320 pessoas
Nº Jaqueta - 1 = 120 pessoas
Nº Sondas de Perfuração - 40 = 6.400 pessoas
TOTAL: 7960 pessoas !
TOTAL GERAL: 539.960 pessoas
CONCLUSÃO
Estas não são estatísticas baseadas em estudos e pesquisas, e sim por meio de parâmetros e suposições, sempre puxando para baixo. Pode ser que o número seja muito maior que isso, ou que pode ser menor, no caso da construção e montagem devido a geralmente um mesmo estaleiro pegar mais de 1 embarcação, e com isso utilizar o mesmo pessoal.
O meu objetivo com essa postagem foi mostrá-los alguns números e animá-los quanto as oportunidades em nossa indústria. Já se vocês querem saber como conseguir algumas dessas oportunidades, já fiz 2 posts relacionados a esse tema:
Em ambos os artigos eu dou uma introdução de como funciona o segmento e depois digo quais são os melhores caminhos, que profissionais são valorizados, e etc. Vale a pena dar uma olhada. Só fiquei devendo ainda, sobre a área de Produção, que devo escrever essa semana!
Desejo a todos um excelente domingo, e que Deus abençõe a todos!
Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com
PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com
Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)
0 comentários:
Postar um comentário