[Fechar]

banner

sábado, 21 de agosto de 2010

Rádio TECNOPEG - Plano de Investimentos da Petrobrás para Construção de Plataformas.

Boa Noite Tecnopeguianos!


Muito tem se falado nos Planos de Investimentos da Petrobrás para os próximos anos. O Plano de 2010-2014 por exemplo, já se fala em algo em torno de US$ 224 bilhões (Segundo o próprio site da Petrobrás)
Muitos investimentos, significa muitas oportunidades de negócio, e conseqüentemente mais empregos. De todas as áreas da cadeia produtiva da Petróleo, a que mais crescerá receberá será a de Exploração e Produção de Petróleo (US$ 19,7 bilhões só para novos projetos, sem contar com o valor investido nos projetos que já existem). Mais projetos em Exploração e Produção de Petróleo, significa mais Plataformas em Construção e entrando em Operação. Com isso, mais Navios Petroleiros, mais Barcos Supply, mais Rebocadores, e mais mais mais... Toda uma indústria fica aquecida, aumentando e muito o número de empregos. A seguir estarei publicando estes slides mostrando isso que estou falando em números. Quantas plataformas, barcos supply, Petroleiros e etc, serão construídos, e seus respectivos cronogramas. Depois estarei analisando o que isso gerará de empregos, levando em consideração qual o tamanho da tripulação de uma plataforma por exemplo. 
O QUE ISSO REPRESENTERÁ EM NÚMEROS DE VAGAS?

Estarei fazendo uma análise de quantas vagas podem surgir por alto, caso todos esses projetos sejam realmente concretizados. Levarei em consideração o número de empregos gerados na fase de construção de cada plataforma/navio, e quando os mesmos estiverem já operando. Obviamente será apenas um número aproximado. Isso é bem relativo e pode variar, pois pode ser por exemplo que dos 146 Barcos de Apoio, 5 sejam construídos num mesmo estaleiro. Desta forma, o efetivo de 1000 pessoas envolvidas na construção de 1 seja mantida igual para os 5, e também pode ser que nem seja tripulado 100% por brasileiros, pode não ser construído no Brasil e etc. A estimativa que farei será separadamente para cada Plataforma/Barco construído, e operado. 

FASE DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM

Para essa fase de construção e montagem, levarei em consideração o número médio de 2000 pessoas envolvidas diretamente e indiretamente na construção de cada embarcação/estrutura dessas. Isso daria:

Nº Navios de Grande Porte - 70 = 140.000 pessoas
Nº Barcos de Apoio - 146 = 292.000 pessoas
Nº FPSO´s / SS - 6 = 12.000 pessoas
Nº TLWP - 1 = 2.000 pessoas
Nº Jack-up - 2 = 4.000 pessoas
Nº Jaqueta - 1 = 2.000 pessoas
Nº Sondas de Perfuração - 40 = 80.000 pessoas

TOTAL:  532.000 pessoas

FASE DE OPERAÇÃO (PERFURAÇÃO/PRODUÇÃO/APOIO OFFSHORE)

Para essa fase de operação, levarei em consideração com a embarcação já operando, ou já em alto-mar, em fase final de montagem para operação. Nessa fase o número de pessoas envolvidas chega a uma média de 80 pessoas envolvidos diretamente. Levando em consideração que cada pessoa tem um back correspondente, este número dobra, chegando a 160, o número de pessoas envolvidas no projeto diretamente.  Não farei a estimativa no caso de Navios de Grande Porte e Barcos de Apoio pois não sei qual o número de pessoas a bordo dessas embarcações (conto com a colaboração de quem trabalhe com eles, para me informar e assim eu atualizar esse número). Estarei fazendo a estimativa somente das Plataformas, que eu tenho uma noção melhor.

Nº Navios de Grande Porte - 70 = ?
Nº Barcos de Apoio - 146 = ?
Nº FPSO´s / SS - 6 = 960 pessoas
Nº TLWP - 1 = 160 pessoas
Nº Jack-up - 2 = 320 pessoas
Nº Jaqueta - 1 = 120 pessoas
Nº Sondas de Perfuração - 40 = 6.400 pessoas

TOTAL: 7960 pessoas !

TOTAL GERAL: 539.960 pessoas

CONCLUSÃO
Estas não são estatísticas baseadas em estudos e pesquisas, e sim por meio de parâmetros e suposições, sempre puxando para baixo. Pode ser que o número seja muito maior que isso, ou que pode ser menor, no caso da construção e montagem devido a geralmente um mesmo estaleiro pegar mais de 1 embarcação, e com isso utilizar o mesmo pessoal. 

O meu objetivo com essa postagem foi mostrá-los alguns números e animá-los quanto as oportunidades em nossa indústria. Já se vocês querem saber como conseguir algumas dessas oportunidades, já fiz 2 posts relacionados a esse tema:


Em ambos os artigos eu dou uma introdução de como funciona o segmento e depois digo quais são os melhores caminhos, que profissionais são valorizados, e etc. Vale a pena dar uma olhada. Só fiquei devendo ainda, sobre a área de Produção, que devo escrever essa semana!

Desejo a todos um excelente domingo, e que Deus abençõe a todos!


Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.