[Fechar]

banner

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Coaching TECNOPEG - Uma análise da funçao de Homem de Área e suas Vantagens e Desvantagens.

Boa Noite Tecnopeguianos,
Nossa, como estava devendo um artigo pra voces. Desculpem-me pela ausencia, mas é que estou embarcado e aqui o tempo é bem curto, e se vou dormir tarde, o resto do dia fica horrível pra mim. Mas como já fazia tempo que postava aqui algo desse tipo, passarei por isso. 

Hoje vou falar de um tema muito interessante e que talvez seja de interesse da maioria dos leitores, principalmente daqueles que querem trabalhar embarcado: SER HOMEM DE ÁREA.  Vejo muitas pessoas, inclusive mulheres que desejam ser Homem de Área, pois é a porta de entrada para a área offshore, no segmento de perfuraçao. 

Mas será que é isso mesmo? Será que realmente vale a pena ser Homem de Área? Mulheres trabalham como Homem de Área? Quais sao as vantagens e desvantagens? Sao essas e outras perguntas que eu tentarei responder aqui! Espero que gostem!


UMA ANÁLISE DA FUNÇAO DE HOMEM DE ÁREA.

Quando se fala em trabalhar embarcado, as pessoas logo falam que querem trabalhar como Homem de Área,  que "topam" qualquer coisa, e nao se importam em "começar de baixo" como muitos dizem. 

Antes de falar sobre a Funçao de homem de área, gostaria de comentar sobre essa postura de "topar qualquer coisa". Nao estou recriminando isso, pelo contrário, até acho uma atitude louvável, e admirável, pois mostra o seu interesse e força de vontade em trabalhar na área. Mas cuidado, pois o fato de topar tudo, pode mostrar que voce é uma pessoa sem foco, e que qualquer coisa vale. Voce tem que ter uma estratégia em mente, e segui-la, ai sim, talvez seja necessário dar um passo para trás para depois dar dois pra frente. 

Pois senao, a pessoa acaba optando em trabalhar como Homem de Área, pois topa qualquer coisa, e chega lá e não é nada daquilo que imaginava, e acaba se queimando.

Primeiramente, as pessoas pensam erroneamente, como eu também pensava antes de trabalhar com isso, que o Homem de Área trabalha no departamento de Perfuração, trabalhando com a perfuração de poços, auxiliando o Plataformista, e não é isso que acontece. O Homem de Área faz parte do Departamento de Marinha da Plataforma, e sua principal função é participar da Movimentação de Carga. Mas ele também Auxilia em outras atividades que precise de algum apoio, por exemplo, o Mecânico está precisando de ajuda para fazer a manutenção de um motor, e precisa de alguém pra dar uma "maozinha", ajudar a carregar o motor e etc.  Em resumo, trabalho pesado, que envolva carregar peso, e limpeza, são com os Homens de Área em paralelo com a atividade de Movimentação de Carga. 

Agora o que todos querem saber, o salário! O salário de um Homem de Área varia de empresa pra empresa, umas pagam menos, outras mais, umas tem certos benefícios e outras não. Mas o salário liquido no final do mes varia de R$ 1600 a R$ 2500,00 em média, não passando muito abaixo nem acima disso. 

E AS MULHERES? TEM OPORTUNIDADE? 

Outra questão delicada quando se fala em trabalhar como Homem de Área, é se mulheres tem oportunidade nessa função. Confesso, que antes de trabalhar como Homem de Área, e até mesmo depois, eu diria que era impossível mulher trabalhar nessa função, devido ao tipo do trabalho, ao esforço que é submetido. Porém, para minha surpresa eu descobri que tinha mulheres trabalhando como Homem de Área, inclusive tive o prazer de conhecer uma, a Ana Paula, que trabalha na Falcon 100. Fiquei até de fazer uma entrevista com ela aqui pro Tecnopeg! Prometo a voces publicar assim que possível!

Isso mostra que é difícil mas nao impossível ter mulheres trabalhando nessa função. O fato nao está somente no preconceito, mas é que realmente não é um trabalho recomendado para mulheres fisicamente falando. Existem mulheres que podem aguentar, mas tem outras que não. E dependendo da Equipe que voce trabalhe, se conseguir, ainda terão supervisores que podem querem te poupar para determinados serviços, ou nao deixar fazer certas coisas. Os detalhes sobre como é uma mulher trabalhar como Homem de Área, a Ana Paula vai falar aqui futuramente.

VANTAGENS E DESVANTAGENS EM SER HOMEM DE ÁREA. 

Para resumir, vou dividir em tópicos as vantagens e desvantagens da função para que fique mais didático a compreensão do artigo. Segue abaixo as Vantagens e depois as Desvantagens.

VANTAGENS 

Entrada no mercado - Pouca Exigência para Contratação
Entrar como Homem de Área é uma vantagem pois é uma função onde as exigências para contratação são poucas. Não é exigido ensino superior, e a maioria das vezes, também não é necessária experiência, além de não precisar ser fluente em ingles. Com isso, você consegue a tão importante oportunidade, e dai pra frente é só aproveitar as oportunidades que surgirem. 

Conhece toda a plataforma e as atividades da mesma.
Ser Homem de Área é trabalhar em toda a plataforma, nos 4 cantos da mesma. Voce sempre está fazendo um trabalho em algum setor, o que acaba fazendo voce conhecer a plataforma mais do que qualquer outro profissional. 

Tem a oportunidade conhecer vários setores e profissionais. 
Como falei anteriormente, volta e meia você acaba ajudando profissionais de outros setores, o que é muito bom, pois voce conhece o dia-a-dia daquele profissional, podendo ajudar numa futura escolha. Além disso, você já fortalece seu networking para possíveis promoções. Essas relações dentro da plataforma são primordiais para uma promoção. 

Leque grande de opções.
Homem de Área é a porta de entrada numa Plataforma de Perfuração. Independente da área que você queira trabalhar, se voce tem não tem experiência, deve começar por lá. E isso dá a você um grande leque de opções dentro da plataforma. E esse período como Homem de Área, é um bom tempo para voce conhecer e decidir pra onde ir. E eles incentivam você a escolher uma área, pois a empresa não quer que voce fique pra sempre como Homem de Área. 

Aprendizado de Vida.
Ser Homem de Área, eu diria que é quase como se alistar no exército. Voce acaba tendo que passar por certas coisas que voce não gostaria de passar e que nem imaginaria que fosse passar, mas que aquilo no final, vai te ajudar muito pra ter sucesso na sua vida profissional. 

DESVANTAGENS

Trabalho Desgastante
Tem certos dias que o trabalho fica muito puxado, ficando dificil até parar pra comer, o que é muito desgastante. Pra quem nao tá acostumado é complicado. No meu caso, eu senti bastante na minha primeira semana, depois foi melhorando e hoje já estou acostumado. Mas tem dias que realmente é complicado.

Trabalho Braçal
Esse pra mim é uma das piores desvantagens. Eu sempre gostei de trabalhos onde voce desenvolve seu intelectual, propoe soluções de problemas e etc. Como Homem de Área, essa área nao é muito desenvolvida. O trabalho é mais braçal e meramente de execução.

Você é Faz-tudo.
Como disse no início, a função do Homem de Área é trabalhar na Movimentação de Carga, mas sempre que precisar de apoio em algum coisa, sempre solicitam um Homem de Área. Além disso, trabalha na Limpeza, Segregação de Lixos, e etc.

Fazer parte da Equipe de Segurança do Helideck e da Brigada de Incêndio. 
Essa pode ser uma desvantagem ou não. Depende do ponto de vista de quem lê. Eu considero uma desvantagem pois se ocorrer algum sinistro no Heliponto quando tiver tendo voo no seu horário, ou ocorrer alguma emergência de fogo na plataforma, você é OBRIGADO a combater, pois você faz parte da equipe. Isso é inerente a função, quer você queira ou não. 

Muita exigência. 
Trabalhar como Homem de Área é estar constantemente sendo observado e supervisionado. Você está sempre trabalhando proximo do Assistente de Guindasteiro que é quem organiza a equipe na manobra e nas atividades do dia-a-dia e também pelo Guindasteiro pelo Guindaste e o Deck Pusher, que é o Supervisor de Convés. Todos eles sempre observam se você faz corpo-mole, se gosta de dar nó (enrolar no trabalho) e etc. Isso pode ser uma desvantagem, mas também é uma vantagem pois é um trabalho que você força você a estar 100% ligado e atento no que está acontecendo a sua volta, se vacilar, pode se queimar. 

Trabalho Perigoso.
Essa na verdade é uma desvantagem que nao tem a ver com a função e sim com o tipo de trabalho. Trabalhar embarcado é estar em risco. Mas o trabalho do Homem de Área tem sua dose a mais de perigo pois você trabalha constantemente com elevadas cargas, por isso, a atenção e a percepção de segurança são fundamentais para que não sofra nenhum acidente. 

CONCLUSÃO 
Amigos Tecnopeguianos, meu objetivo com esse artigo não foi dizer que é certo ou não trabalhar como Homem de Área, e sim mostrar-lhes como é essa função que muitos falam, mas poucos talvez conheçam verdadeiramente como é. Espero que com esse artigo, muitos possam conseguir tomar suas decisões com mais certeza, pois afinal de contas, ninguem melhor do que voce mesmo para saber qual é o melhor caminho para suas carreiras.

Que Deus abençoe a todos! 


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

10 comentários:

Telêmaco Sandino 11 de julho de 2011 16:16  

Parabéns pelo material... O trabalho é exatamente como descrito no texto.
Sou homem de área da NOBLE e trabalhao na plataforma CLYDE BOUDREAUX. Sou tecnólogo em P&G e aceitei entrar como homem de área porque sempre pretendi trabalhar na área de perfuração... meu objetivo atualmente é ser plataformista e, futuramente, chegar a driller e, para isso, a única forma é começando como homem de área.
Quem também pretende trabalhar nessa área se prepare pra ralar, pq o trabalho é mesmo muito cansativo e tem que mostrar muito serviço pra conseguir ser promovido.
valew galera

Victor Alves 14 de julho de 2011 19:28  

Muito bom saber que concorda Telemaco! Isso mostra que o que eu falei tem um fundamento! Obrigado pela contribuição e fique sempre a vontade para dar sua opinião! Sucesso em sua carreira!

Felipe 15 de agosto de 2011 20:11  

Pois é, realmente ser homem de área é uma lição de vida, mas não é o fim do mundo, para os preguiçosos, vou logo avisando, desiste!
Por coincidência você mencionou a unidade onde eu trabalhei Transocean/ Falcon 100/ SS-63 tenho muitos amigos lá, um abraço pra galera da turmas ABC e D...

Felipe Monteiro - mais conhecido como MACONHA rs... (sem maldade galera) é só apelido! valeu

Anônimo,  17 de agosto de 2011 11:33  

Homem de area na Ventura / Petroser esta ganhando 1200.00 liquido... longe dos 1600 declarados aqui

Anna Karina 17 de janeiro de 2012 13:54  

boa noite! estou fazendo curso de salvatagem e huet na westgroup. pessoas da area, me informaram que seria interessante eu ingressar como homem de area e depois ir crescendo com isso. no inicio, um amigo que me fez abrir os olhos para esse mercado, me indicou trabalho de interprete, eu nao possuo nenhuma graduaçao em ingles, mas falo fluentemente. gostaria de saber, quais sao requisitos para essa posiçao, e se voces, da area, me recomendariam fazer curso de homem de area e ingressar no mercado "com mais facilidade" e com isso investir em outros cursos e crescer! todos me falam de radioperador, mas sinceramente, com tantas siglas, nao sei se me sairia bem nisso! acieto ajudas e sugestoes! obrigada! anna

Marllon Rangel,  14 de junho de 2012 14:50  

Ótimo post, excelente blog.
Estou pretendendo ingressar nessa área e o seu conteúdo só reforçou tudo o que eu pesquisei até agora sobre esse ramo.
Marllon Rangel.

Raphael,  4 de agosto de 2012 11:10  

Parabéns, esse blog é de muita ajuda me, sano muitas dúvidas, e confirmou que é isso mesmo que pretendo buscar como vc falou essa funçao tem suas desvantagens e vantagens, penso nas vantagens que é um leque aberto , o restante é ter força de trabalho, determinação e coragem, assim conseguimos crescer. Começo no dia 13 desse mês o curso de salvantagem e heut e o famoso homem de area. Tenho poucos conhecidos quem podem me ajudar a embarcar após o curso e também terei a dificuldade por falta de experiencia.
Sendo assim, poderia me passar alguns e-mail de empresas para enviar meu curriculo e tambem enderço delas para quando eu for em Macaé.

Anônimo,  4 de outubro de 2012 06:37  

Pretendo fazer o curso de homem de área,salvatagem e huet .tenho alguma chace de embarcar? Ou nao é tão fácil quanto parece?

juaci lucas 24 de junho de 2014 20:20  

Amigo eu estava precisando saber c a profiçao de plataformista vale a pena ,pois so tenho o 2 grau completo,e as vatagens e as desvantagens igual a d homem d e are acima ..por favor .

João Wagner Zuin Carnielli 18 de agosto de 2014 08:10  

Alguém sabe de vagas para homem de área?
Meu email é joaozuin@hotmail.com
Estou precisando muito, se alguem tiver informações favor me informar algum contato.
Tenho cursos de salvatagem, huet e homem de área.
Obrigado

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.