[Fechar]

banner

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O que significa QSMS ?

Boa noite leitores do Tecnopeg!

Hoje venho falar sobre um assunto que será a minha especialização na área e que vem ganhando o seu espaço nas empresas, a qualificação em QSMS!

É um assunto que ainda é visto como chato, exaustivo ou até mesmo desnecessário! Mas a qualificação em QSMS é um assunto muito importante e tem que ser avaliado constantemente pelas empresas.

O objetivo desta postagem é mostrar a importância desta área e qual função o profissional nesta área exerce.

QSMS

O QSMS significa Qualidade e Sistemas Integrados (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), é uma preocupação e realidade enfrentada pelas empresas, principalmente, as que possuem altos riscos de acidentes e incidentes.

Essa preocupação veio com a motivação econômica e com as medidas de prevenção e controle para eliminação e redução dos impactos negativos nas empresas. Com o passar do tempo, percebeu-se que as paradas da produção devido a acidentes geravam grandes prejuízos , tanto para seus funcionários quanto para a sua produção. Sendo assim, a preocupação com a segurança, a saúde e o meio ambiente no qual aquele funcionário trabalha se tornaram parte da política da empresa. Lembrando-se que a política de QSMS varia de acordo com as funções exercidas pela empresa.

No meio ambiente temos um exemplo quando ocorre algum vazamento de óleo no mar, causando assim impacto ambiental. Se houvesse tido o acompanhamento correto desde o inicio, dificilmente teria havido o vazamento .Acidentes ou incidentes, normalmente ocorrem devido a falta de treinamentos e monitoração do processo.

O QSMS vem para ajudar as empresas, dar soluções e minimizar os riscos de produção!

Ao pesquisar sobre o QSMS, encontrei este material para estudo. Espero que gostem, e que tenham a consciência de quanto isso é importante não apenas na área de Petróleo e Gás, mas também em outras que envolvam riscos. Exercer o QSMS não é ápenas se qualificar, é aderir aos requisitos encontrados hoje no Mercado de Trabalho.


         - QSMS ( Segurança do Trabalho )
         - QSMS ( Meio Ambiente )
         - QSMS ( Saúde )


 Abraços.
Juliana Silveira
Tecnóloga em Petróleo e Gás
Estácio de Sá/ Cabo Frio


Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://www.petroleovagas.blogspot.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo http://www.petroleonet.ning.com/

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

3 comentários:

Anônimo,  14 de agosto de 2013 às 23:18  

Olá amigos.
Estou iniciando em um cruso de solda com arame tubular e estou vendo essa parte de QSMS mas infelizmente não consigo fazer o download dos documentos citados aqui. teria como corrigir o problema?

Unknown 10 de abril de 2014 às 15:55  

Links não funcionam mais, off :(

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.