[Fechar]

banner

sábado, 17 de abril de 2010

As Energias Alternativas Caminhando para uma Nova Era!

Olá, amigos Tecnopeguianos!

Incrementando a minha última postagem, venho fornecer mais informações sobre energias alternativas para vocês, leitores. Como o próprio Victor disse, a preocupação das empresas em relação aos impactos ambientais vem crescendo, e novas pesquisas estão sendo realizadas para a diminuição desses danos.

Essa preocupação com novas fontes de energias ocorre em função da crise energética e do problema do aquecimento global.

Uma empresa que investe nessas novas fontes energéticas é a Petrobrás, que possui grandes planos para as energias alternativas até o ano de 2015. Ao contrário do que as pessoas pensam, ela investe em pesquisas para estas fontes energéticas mais conscientes e limpas, principalmente na energia eólica, energia considerada a mais pura.


O porquê delas ainda não terem sido implantadas por completo?

A energia solar ainda não é implementada em todos os lugares devido ao seu custo que ainda se mantêm muito alto, e suas placas ainda possuem um material que não absorve um percentual de energia sustentável, tendo que investir muito em placas solares, e depois de não haver mais utilização destas placas, geraria uma quantidade de material impróprio muito grande na natureza, prejudicando assim, o meio ambiente.

A energia de biocombustíveis requer uma faixa territorial bem extensa para a plantação, concorrendo assim, com as plantações dos alimentos sustentáveis . Para suprir a necessidade energética teria que haver desmatamento de grandes áreas territoriais para a plantação de cana-de-açúcar, plantas oleaginosas entre outras para a produção de biocombustíveis.

A energia hídrica possui construções que demoram e se estabelecem em áreas ambientais, impossibilita a navegação nos rios, prejudica o habitat de animais silvestres, possibilidade de ocorrência de inundação de áreas habitadas causando deslocamentos de populações.

A energia eólica é a energia mais limpa que existe.As suas desvantagens são poucas, no caso, são devidas ao baixo desempenho. Não são todas as cidades que possuem uma alta velocidade dos ventos e nem são todas as cidades que possuem ventos constantes, prejudicando assim o desempenho dos giros das pás que geram energia.

Essas foram as principais fontes de energias alternativas. Ainda temos as fontes de Energia Nuclear, Geotérmica, oceânica ou mareomotriz essas energias são mais polêmicas por isso deixarei um post só para elas e gostaria da contribuição de todos no acompanhamento desta matéria, a participação com comentários é muito importante, vamos opinar!

Abraços.


Juliana Silveira

Tecnóloga em Petróleo e Gás
Estácio de Sá/ Cabo Frio


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
http://www.blogger.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
http://www.blogger.com/

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.