[Fechar]

banner

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Importante: Salário Mínimo para Engenheiros e Tecnólogos


Boa Noite Amigos Engenheiros e Tecnólogos,

Esse artigo de hoje é pra vocês!

Hoje eu trago aquilo uma tabela que acabará com a dúvida de muitos profissionais recém-formados: QUAL O SALÁRIO MÍNIMO da minha profissão?

Já recebi inúmeras perguntas dessas por e-mail e hoje tive acesso a essa informação. Consegui no CREA-RJ quando estava dando entrada no meu pedido de Registro Profissional junto ao mesmo. E inclusive tive algumas más notícias quanto ao reconhecimento do Tecnólogo junto ao CREA, mas isso é uma discussão para outra hora. Nos próximos dias estarei falando a respeito disso.

Estando lá, visualizei esta planilha com a relação dos salários mínimos para Engenheiros e Tecnólogos, dividos por carga horária, que estava na mesa da moça que estava me atendendo, então não perdi tempo, perguntei se podia tirar uma xerox. Com a xerox em mãos, chegando em casa, passei pro excel, e agora disponibilizo para vocês. Como vocês podem ver abaixo.


Clique aqui para baixar a tabela

Estes valores são definidos pela Lei nº 4950-A/66, como vocês podem ver clicando AQUI

É importante lembrar o seguinte: A profissão de Tecnólogo não é regulamentada no Brasil. Por isso, não sei se empresas brasileiras pagariam esses salários que estão na tabela. Acredito que as empresas estrangeiras que tem Tecnólogos em seu quadro, com certeza pagam esse valor devido ao reconhecimento da profissão lá fora.

Por isso, mais uma vez eu volta a tocar na importância dos Tecnólogos ficarem em cima do Relator Deputado Vicentinho acerca da aprovação do Projeto de Lei 2245/07 que trata da Regulamentação dos Tecnólogos, seja de Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Mecânica e etc. Tecnólogos em geral.

Essa regulamentação será de suma importância para nós Tecnólogos e futuros Tecnólogos pois assim as empresas poderão assinar a carteira como Tecnólogo, podendo então cobrar o mínimo que nos é de direito. Enquanto a regulamentação não sai, os Tecnólogos que são contratados são alocados para outras funções compatíveis. (Isso no caso de empresas nacionais. Como já falei, empresas estrangeiras tem carreiras específicas para Tecnólogos)

Mande um e-mail para o Vicentinho, cobrando a importância dessa regulamentação. O seu e-mail para contato é: dep.vicentinho@camara.gov.br . Abaixo um exemplo de e-mail, enviado pelo Magno Masseno, que vocês podem mandar:

Caro Deputado Vicentinho,
"Venho por meio deste e-mail, humildemente solicitar a sua aprovação do Projeto de Lei nº 2245/2007.
Pois sou aluno do Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, e a aprovação da Lei que Regulamenta a minha futura profissão, é de suma importância. Não somente para mim, mas também para milhares de Tecnólogos já formados e que já estão inseridos no seu campo de atuação, só que devido a inexistência da regulamentação da profissão esses profissionais não são registrados em carteira de trabalho como tecnólogos e sim com o cargo que ocupam. Exemplo: um Engenheiro exerce o cargo de Gerente de Projetos, ele será admitido em carteira como Engenheiro, no caso do Tecnólogo, ele será admitido como Gerente e não como Tecnólogo. 
Por isso,venho pedir ao Srº que por favor, aprove o PL 2245/2007 com a máxima urgência, pois nós Tecnólogos, seremos eternamente gratos com aqueles que ajudaram na nossa causa.
Desde já agradeço a atenção dispensada."


OBS.: Infelizmente o e-mail que consta no site do relator e que eu coloquei acima está voltando. Então, peço a todos que enviem cartas de acordo com o endereço que está no site do mesmo. Clique aqui





Para ficar por dentro dessa regulamentação, acompanhe o que já foi escrito nas colunas:
Além dessas, você também pode acompanhar como está o andamento do Projeto de Lei 2245/07, diretamente no site da Câmara, no endereço abaixo:
http://www2.camara.gov.br/proposicoes
(Digite em Número: 2245 / Ano: 2007 -> Pesquisar)


Espero que possa ter ajudado a vocês mais uma vez, e que possa despertar em cada um esse sentimento de busca pelo reconhecimento da nossa profissão. Cada um tem que fazer sua parte. Mande você também um e-mail para o Vicentinho! 




Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.