Cadastrados no TECNOPEG tem Descontos Especiais

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 10 de abril de 2010

Listas de Empresas de Macaé - Como entrar em contato.

Boa Noite Amigos do Tecnopeg,
Aproveitando que fui em Macaé, e pegando o gancho do que eu falei  essa semana sobre as inúmeras oportunidades que existem em Macaé, nada melhor do que mostrar para vocês onde essas empresas ficam e como entrar em contato com elas não é?
Essa noite estarei disponibilizando 2 listas de empresas que tem base/escritórios aqui em Macaé. Uma que já publiquei aqui no TECNOPEG, neste link que chamarei de LISTA 1 e outra que meu amigo Sergio Guimaraes, Trainee de ROV da Subsea 7, me enviou por e-mail, que chamarei de LISTA 2.


COMO ENTRAR EM CONTATO COM AS EMPRESAS

PASSO 1
De posse das planilhas, sugiro que crie uma coluna chamada "FOLOW-UP". O que seria Folow-up? Folow-up é um termo técnico utilizado em atendimento ao cliente que consiste na resposta do cliente em uma determinada abordagem, para manter um histórico de contatos com o mesmo. No nosso caso, a abordagem é o contato com a empresa. Desta forma você poderá saber o que aquela empresa falou, se mudou de endereço e etc. Assim ajudará num futuro contato com a mesma. Um exemplo prático: Você liga para a empresa e pergunta se eles estão contratando Engenheiros de Petróleo (caso esta seja sua formação), a pessoa te informa que no momento não estão mas que em maio abrirá vagas. De posse desta informação, você anotará na sua coluna de Folow-up a seguinte informação: Processos Seletivos serão abertos em Maio. Entenderam? Desta forma, você saberá que só poderá entrar em contato com ela novamente em Maio. Para isso servirá esta coluna.
OBS.: Eu sugeri este nome "Folow-up" por ser o termo técnico para isso, mas você pode colocar qualquer um a sua escolha, por exemplo, RESPOSTA DA EMPRESA. Também pode ser.


PASSO 2
Feita a mudança (dê um bom espaço para escrever), imprima as listas para que possa te-las em mãos, eu particularmente prefiro assim. Tendo em mãos, fica muito mais fácil para rabiscar, marcar, escrever alguma coisa. Separa 1 semana inteira para fazer isso. Tire pelo menos 2 horas do seu dia para entrar em contato com elas, seja por telefone ou e-mail, de preferência das duas formas.

Melhor forma de se entrar em contato.
Acredito que muitos tem essa dúvida. Qual a melhor forma? Ser ousado? Por e-mail, valorizo muito aquela pessoa que manda seu currículo em anexo, colocando no assunto sua formação e no corpo do e-mail coloca uma breve apresentação dela, suas habilidades e experiências que podem  agregar àquela função ou empresa, a meu ver isso chama muito a atenção, principalmente porque o recrutador não te conhece, então como saberá se você é bom? Com essa apresentação facilita muito as coisas. Capriche nela. Já por telefone, a cordialidade é a chave, seja o mais educado e cordial possível, mas é claro demonstrando sua admiração pela empresa e vontade em trabalhar nela. (não seja chato) Com certeza, um recrutador vai se sensibilizar com sua atitude, pois você mostrou ser determinado, e poderá te chamar para uma entrevista. Digo isso, pois um amigo já conseguiu uma entrevista assim!


Feito todos os contatos possíveis, anote as respostas na coluna Folow-up (ou o nome que você escolher). Depois passe para a planilha que está no PC para manter salvo e atualizado.


PASSO 3
Depois que fizer todos os contatos, com certeza terá alguma noção de que empresas estão contratando ou se  terá chance em alguma. Por isso, este passo 3, é para aqueles que obviamente tem disponibilidade e ousadia. Como já falei, sugiro que passe de 1 semana a 1 mês em Macaé (caso possa). Pois desta forma você estará no berço do mercado offshore, onde as oportunidades aparecem, sendo muito mais fácil de obter as informações. E se possível, faça algum curso, recomendo o CBSP (antigo salvatagem), pois para embarcar, você precisa dele. E você tendo já o curso, com certeza conseguirá alguma coisa.
Vá na sede das empresas e pergunte sobre oportunidades, peça uma oportunidade sei lá. Diga que veio de longe, enfim, mostre-se determinado e que você fará a diferença na empresa, não será apenas mais um.

CONCLUSÃO
O objetivo de passar para vocês esses procedimentos é apenas para mostrar o quão importante é o contato com as empresas. Porque muitos acabam não entrando em contato, pois acham que nunca terão retorno, ou não acreditam. Não pense dessa forma! Afinal de contas, qual será a chance maior, não mandando ou mandando? Obviamente será mandando. Mas não pode ser apenas mandando seu currículo, colocando no assunto: CURRICULO e no corpo do e-mail: QUERO UMA OPORTUNIDADE. O Recrutador vai olhar para lá e vai dizer: QUEM É ESSE CARA? Coloque no assunto sua formação (assim ele saberá onde pode atuar) e no como disse capriche na apresentação, é isso que vai chamar a atenção e fazer o recrutador olhar seu currículo, pode ter certeza!


Segue as listas abaixo, e boa sorte!!!




Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

9 comentários:

Rodrigo Pinheiro 11 de abril de 2010 07:36  

Caramba! Certamente essas listas serão de grande ajuda!!!

Valeu mesmo!

Abs!

sergin_j 12 de abril de 2010 07:59  

Grande Rodrigo...vai fundo veio, que Deu vai te abençoar.
Abraços

Victor Alves 13 de abril de 2010 21:47  

Desejo sucesso a vocês! Muita determinação! Conseguindo uma oportunidade, compartilhe conosco!

Elisabeth 15 de abril de 2010 14:27  

Parabéns!!! O blog ta sempre nota 10!! sempre atualizado e com boas informações. Obrigada pela sua ajuda sempre!!!

Victor Alves 19 de abril de 2010 07:50  

De nada Elisabeth!

Eu que agradeço aos comentários de todos vocês!

Isso que me motiva a estar sempre postando!

Um abraço

Graziela Penalva,  11 de fevereiro de 2012 08:49  

Parabéns!! Nota 10! Sou de Salvador e estou com minha família aqui (Rio das Ostras) há 1 mês e meio,futucando na net encontrei esse blog perfeito e incentivador, não tem como não seguir essas dicas, eu particularmente uso o modo de enviar CV por e-mails me apresantando como vc citou.
Bem, muito obrigada pelas dicas e sucesso!!Há e gostei muito da passagem biblíca.
Graziela Penalva

Jéssica Costa 22 de março de 2013 11:35  

Olá!! eu estou morando a pouco tempo aqui em Macaé e achei seu blog muito interessante. Eu sou recém- formada em Administração de Empresas e gostaria de saber se voce tem nome de algumas empresas nesse ramo. Obrigada desde já. Jéssica

Mateus Ml 2 de outubro de 2013 12:07  

o link ta dando invalido no 4shared :S

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.