[Fechar]

banner

sábado, 10 de abril de 2010

Novas Profissões e Ocupações reconhecidas pelo Governo ,em especial, os Tecnólogos.


Boa Noite Tecnpeguianos,

Para aqueles que ainda não viram no Portal TPG, trago para vocês uma notícia ótima que saiu quinta-feira, principalmente para você que é Tecnólogo em Petróleo e Gás. Embora já tenha dito isso no dia 15 de Janeiro de 2010, ontem saiu essa reportagem no Jornal o Globo muito interessante e que confirma: TECNÓLOGOS JÁ PODEM SER CONSIDERADOS PROFISSÃO, inclusive a de Petróleo e Gás. Na reportagem que saiu no O Globo, o ministro da educação falou o seguinte: - O trabalhador pode dizer: minha profissão existe, está na CBO e meu patrão vai poder anotá-la na carteira de trabalho. É claro que sabemos que muitas vezes isso não acontece, porém é uma prova que está caminhando e isso é ótimo. Para ler a matéria completa, continue lendo.



RIO - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu quatro novas profissões, 47 ocupações e 84 titulações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que passa a contar com um arquivo de 607 profissões (denominadas famílias), 2.511 ocupações e 7.419 titulações. A lista é utilizada como base na elaboração de políticas públicas e pagamento de benefícios aos trabalhadores brasileiros. O problema é que nem todas as ocupações reconhecidas contam com legislação.

Ao apresentar a atualização da CBO, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, explicou que apenas 84 das 2.511 ocupações são regidas por lei. Ou seja: a maioria existe sem regulamentação pelo Poder Legislativo ou sem ter passado pelo Congresso Nacional, informou o ministro. A CBO proporciona ao trabalhador o reconhecimento oficial da sua profissão, seja ela regulamentada ou não por lei.

Entre as principais atualizações da classificação, estão a inclusão de novas categorias de tecnólogos e dos profissionais da saúde da família, para atender a uma demanda do Ministério da Saúde. As novas categorias são tecnólogo em gestão de turismo; tecnólogo em gestão financeira; tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistema; tecnólogo em segurança da informação; tecnólogo em petróleo e gás; engenheiros de alimentos e afins; tecnólogo de alimentos e tecnólogo em produção cultural.

O MTE explicou que a atualização do documento ocorre para acompanhar mudanças econômicas, sociais e culturais pelas quais o país vem passando, que implicam modificações estruturais no mercado de trabalho. As modificações e inclusões da CBO são elaboradas com a participação efetiva de representantes dos profissionais de cada área, em todo o Brasil.

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.