[Fechar]

banner

terça-feira, 27 de abril de 2010

Diário Offshore Tecnopeg nº 2 - Funçoes na Plataforma - Parte 2

Prezados Amigos do Tecnopeg,

Continuando a série de Diário Offshore, falando sobre as funcoes da área de Planejamento. Hoje falarei da funçao do Auxiliar Técnico de Planejamento e Técnico de Planejamento Depois de falar das funçoes da área de planejamento, estarei falando sobre as funçoes da área de produçao, que sao aqueles que atuam no campo, ou como dizem, na área.
DIA-A-DIA OFFSHORE - Auxiliar Técnico

Tanto o Auxiliar Administrativo e o Auxiliar Técnico atuam no suporte as atividades de planejamento da UTC na Plataforma, dando apoio tanto ao Engenheiro de Planejamento como para o GEPLAT, Gerente Offshore da UTC.

A diferença pelo menos aqui na Plataforma, é o ingles. O Auxiliar Técnico necessita do ingles mais fluente pois volta e meia tem que ir na área recolher assinaturas de "Work Permits" (Permissoes de Trabalho), ou para auxiliar a gerencia em alguma outra atividade que demande o ingles.

As principais responsabilidades do Auxiliar Técnico ( Planning Assistant) sao:

Digitar, Distribuir e Pegar os RDC's (Relatório de Campo) com cada engarregado - O RDC consiste do que foi trabalhado por cada equipe naquele dia, bem como a divisao de trabalhos de acordo com as work-orders (ordens de servico). Cada atividade tem sua work-order especifica.

Fazer o Time-Sheet diário - De posse dos RDC`s que os Encarregados preenchem, cabe ao Auxiliar Técnico fazer o time-sheet das atividades, distribuindo as horas por atividade. Nada mais é do que uma consolidaçao dos RDC's.

Auxiliar o Engenheiro e o GEPLAT em atividades de campo e comunicaçao - Em determinados momentos, por exemplo, reunioes, o Auxiliar Técnico por dominar o ingles, acompanha os dois em reunioes com a equipe de frente no projeto, que no caso sao os Engenheiros e Técnicos da Statoil.

Em resumo, o Auxiliar Técnico fica mais no apoio de campo quando necessário ao planejamento. Tanto essa como a funçao do Auxiliar Administrativo sao essencias para o andamento das atividades de planejamento. Sem elas, o serviço nao anda.

DIA-A-DIA OFFSHORE - Técnico de Planejamento (Planning Technician)

Talvez essa seja a funçao mais estratégica aqui na plataforma. Aproveitando a proximidade da copa, fazendo uma analogia com o Futebol, o Técnico de Planejamento é o grande camisa 10 da equipe do projeto. É ele que faz o meio-campo entre a equipe de produçao e a de planejamento. Por isso, cabe a ele ter grande conhecimento de campo, ou seja, conhecer das atividades de construçao e montagem (no caso desta obra em específico), assim como dominar técnicas de planejamento e controle de projeto.

O seu dia-a-dia é bem corrido. Está sempre em comunicaçao com o escritório e os encarregados. E é sempre requisitado pela equipe da Statoil, ou seja, sem ingles, ou pelo menos um bom desenrolo nele, nao é possivel exercer essa posicao.

Dentre suas principais responsabilidades está:

Disponibilizar as work-orders para as equipes de trabalho bem como verificar se estao sendo realizadas - Ao final do dia deve fazer um levantamento do progresso físico da obra.

Mobilizar equipes quando necessário - Em alguns momentos, é necessário disponibilizar um contigente de pessoas para fazer um determinado serviço, quem faz isso é o Técnico de Planejamento.

Programaçao dos Serviços - Juntamente com o GEPLAT e os Engenheiros de Campo, é ele que verifica o que precisa ser feito e solicita as Permissoes de Trabalho.


Como voces podem ver, é um diferencial para essa área conhecer do campo para que nao fique perdido. Além disso, uma boa habilidade com comunicao em ingles é essencial. No nosso caso, onde a empresa o cliente é uma multinacional, isso aplica-se mais ainda.

Espero que possa ter esclarecido um pouco mais das nossas atividades dentro da plataforma. Nos próximos dias estarei trazendo mais informaçoes.


Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://www.petroleovagas.blogspot.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

4 comentários:

Unknown 28 de abril de 2010 às 07:14  

Me tire uma duvida? Na sua visão, fazer uma pós depois do tecnólogo, é uma boa ou ainda fica melhor fazer um técnico?
Se eu fosse fazer um tec, seria de segurança do trabalho.
Já a Pós tenho 3 opções Campus diferente como: Logística, gestão de projetos e engenharia de petróleo.

Quando você está fora do setor, não tem tanta visão. Já que você está dentro. Será que pode me dar uma opinião?

Jennifer - jcog.unesa@hotmail.com

Unknown 28 de abril de 2010 às 13:12  

Thats sooo cool you're offshore! Miss talking to you so much! When are you comming back to us??
By the way, I have the same doubt of the person who posted before me (Kleber) So, what do you think: Pos graduacao ou curso tecnico.. ou ainda, A Engineering couser (Bachelor's).

Miss you (again!)
Love,

Carla Pavao

gisele braga 16 de maio de 2010 às 21:24  

Boa Noite!

Bem a minha dúvida é em relação a qual curso fazer para se qualificar como técnico em planejamento,pois procurei por esse curso e não encontrei...

Agradecida Gisele!

Unknown 16 de maio de 2010 às 22:10  

Respondendo as dúvidas do Kleber e da Carla, São 3 opções após o curso de Tecnólogo: Pós-Graduação, Engenharia ou Técnico. A pós-graduação é mais recomendada se o recém formado já tem alguma experiencia na área da pós que ela quer fazer. Já o Curso técnico é recomendado para quem quer um beneficio a curto prazo, e a Engenharia a médio prazo. Como técnico vc vai se inserir mais rapidamente no mercado, por ser mais rápido, porém não cresce tanto como engenheiro.

Já respondendo à Gisele, não existe um curso de técnico de planejamento. Recomenda-se que seja formado em curso técnico ou estudante ou recém-formado em Engenharia de Produção. É importante que tenha experiencia de campo, para ser um bom técnico de planejamento, também é necessário ter conhecimento de planejamento e controle de projeto e de softwares como MS Project e/ou primavera!

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.