[Fechar]

banner

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Uma panorama sobre a demanda por Técnicos e Tecnólogos no Brasil

Boa Tarde Pessoal,

Mais uma vez a Você S/A trouxe uma excelente matéria sobre o mercado de trabalho para Técnicos e Tecnólogos. Essa reportagem saiu na edição de dezembro da revista.

Na reportagem, fala-se que as empresas chegam a pagar salários de Gerentes e Especialistas a esses profissionais devido à falta de mão-de-obra qualificada. A procura por técnicos, segunda a revista, é resultado da especialização do mercado brasileiro que exigem conhecimentos específicos e da expansão de setores em que essa qualificação é essencial, como é o caso da Aviação, Petróleo e Gàs, Construção Civil, Indústria Naval e etc.

Alguns números citados na revista

No Setor de aviação por exemplo, a empresa Azul elaborou um plano de carreira para estes tipos de profissionais com 8 níveis de especialização , com os salários indo de 2300 a 7500 reais. Na concorrente Gol, no mês de novembro a empresa criou um programa que pretende contratar 400 técnicos de manutenção, na área de mecânica e eletrônica nos próximos 3 anos.

Na área de petróleo e gás, exemplo, só no Estaleiro Atlântico Sul, em PE em 2 anos foram recrutados cerca de 2600 técnicos e tecnólogos. Os inspetores de soldagem, segundo a revista, estão entre os que estão ganhando mais com salários entre 6000 a 8000 reais (Quer saber como fazer o curso? clique aqui e conheça)

Para aqueles que não conhecem, os Tecnólogos são os chamados "Técnicos de Nível Superior", que fazem um curso mais curto, entre 2 e 3 anos, porém voltado para o mercado de trabalho. Segundo pesquisa, o numero de universidades que ministram cursos de Tecnologia no Brasil, saltou de 636 para 4355 de 2002 a 2008, e a tendência é que esse número aumente. Porém, o que não faz o curso engrenar segundo a revista, é a qualidade das escolas, e concordo plenamente. Ainda não existe uma certificação específica atestando a qualidade dos cursos, o que muitas instituições preparam mal seus alunos para o mercado de trabalho, fazendo com que o mercado muitas vezes generalize e crie um preconceito! Mas como já falei, quem faz a faculdade é o aluno!

Apesar de sofrer ainda uma certa resistência, em alguns setores a empregabilidade dos egressos chega a quase 100% após 1 ano de formando, são eles: Soldagem, Edificações, Processos de Produção e Informática com salários iniciais podendo variar entre 2500 e 3000 reais ou até um pouco mais.

Abaixo uma tabela que sintetiza aquilo que falei aqui.



Para finalizar, mais um comentário pessoal meu. Como já falei, é visível a demanda por técnicos no setor. E para se destacar, é necessário abrir um pouco a cabeça e ficar por dentro das exigências do mercado, tanto em termos de habilidades técnicas como comportamentais. Muitos técnicos as vezes são técnicos demais e quase não tem habilidades interpessoais e comportamentais que dificultam no desenvolvimento da sua carreira.

Já no caso dos Tecnólogos, o mercado graças a Deus está se abrindo, não só para Tecnólogos em Petróleo e Gás como para outras formações como vocês puderam ver na reportagem. De fato elas está correta quanto as áreas que mais tem absorvido tecnólogos. E essa imagem, como falei, só vai melhor a medida que bons tecnólogos entrem no mercado e as universidades cumpram seu dever como universidade e passe a oferecer um curso sério, compatível com o mercado e que faça a ligação Aluno-Mercado. Em relação à Petrobrás, fiquem tranquilos, já ouvi de diversas fontes, CONFIÁVEIS, que ela vai abrir concurso para Tecnólogos num curto prazo, cheguei até a ouvir que seria no final do ano, através de uma entrevista que o Gabrielli deu (estou procurando essa entrevista).

Espero que possa ter esclarecido mais esse ponto para vocês, lembrando que este artigo é baseado no que está escrito na matéria da revista, escrito com minhas próprias palavras e considerações e algumas adaptações. Caso queira ler a reportagem sem precisar baixar, acesse nosso acervo de arquivos no Slideshare . Ou se preferir baixar diretamente pro seu computador, é só clicar aqui


Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

4 comentários:

Rodrigo Pinheiro 28 de janeiro de 2010 às 07:56  

Concordo plenamente que o qfaz a faculdade é o aluno.

Agora, com a proliferação dos cursos, certamente a qualidade cai.

Lembro-me de um professor q me dava aula na Eng do Cefet q tbm dava aula na particular. Ele comentou: "A aula q dou para vcs é muito mais pesada da q dou para eles. Lá eu tenho que dar tudo mastigado pq senão eles não passam e reclamam, aí meu emprego é q fica em jogo..."

Anônimo,  1 de fevereiro de 2010 às 13:40  

Acho realmente que o aluno AJUDA a fazer a Faculdade.
Mas vc realmente ACREDITA que uma faculdade feita por alunos que fazem um vestibular on-line ou apenas uma redação, que entram sem NENHUMA base de disciplinas tais como Física, Química e Matemática será da mesma qualidade de onde os alunos passam por um concorrido vestibular?
Já participei de eventos junto com alunos que "fazem sua faculdade" e pude constatar a diferença de nível. Por mais esforçados que estes fossem, não poderiam render tanto quanto alunos das federais, por exemplo.

Unknown 2 de fevereiro de 2010 às 19:25  

Isso é fato, não querendo comparar alunos de faculdade particular, das de faculdade pública, mesmo pq a grande maioria dos que fazem faculdade publica tem papai e mamae para bancar e podem se dedicar ao estudo. O que lhes permite estudar com mais afinco, diferente dos alunos de faculdade particular que trabalham o dia inteiro e vão estudar depois. Mas a questão do talenta é independente disso. Conheço muitas pessoas que fizeram particular e hoje são mt bem sucedidas no que fazem pois se dedicaram e tentaram superar esse gap de formação por conta própria!

Maicon,  22 de abril de 2010 às 18:34  

gostei dessa matéria... já achou a entrevista do Gabriele, to ansioso pra ver.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.