[Fechar]

banner

terça-feira, 12 de julho de 2011

Informações sobre o Curso de Operador de Estações de Petróleo e Gás Natural.


Amigos,

Tenho recebido inúmeros emails pedindo informações sobre o curso de operador de estação de produção de petróleo e gas natural que eu e o Victor vamos ministrar através do TECNOPEG.

Devo dizer que não somos profissionais de cursos livres, ambos, temos nossas profissões e empregos. Mas, nosso desejo de tirar a grande maioria, quase totalidade, dos Tecnólogos de Petróleo e Gas da desesperança e frustação de encontrar o primeiro emprego na profissão, nos levaram a elaborar este e, aviso, outros virão, mesmo desagrandando a industria de "cursinhos". Pensamos em um conteúdo que, realmente, o aluno vai praticar e não com do tipo "enche linguiça", tal como, ensinar "noções de geologia" ( matéria dada em 2 meses para esticar o curso) para auxiliar de plataformista cuja função, na vida real, é "bater saco de fluído" no tanque de lama o dia todo!

O conteúdo de nosso curso, dificilmente, ao menos eu nunca vi, os senhores encontrarão na faculdade ou curso técnico. Tenho certeza que 99% dos Tecnólogos, pelos emails que recebo, nunca ouviram falar em HAZOP (incluído no curso).

Exemplo, as aulas de medição fiscal (obrigatória para empresas produtoras pela ANP) serão, as teóricas, ministradas por mim e, as práticas, por um operador real que faz isto todo turno de trabalho!

Mas, o que gostaria de destacar são as dicas preciosas que vamos passar, aquilo que não estão nos livros, mas, que somente se aprende na prática. 

Outro exemplo, um óleo que parafina a noite, devido à baixa temperatura da região, e não permite a leitura correta de nível no vaso separador, o que fazer? Chamar a manutenção e a engenharia? Não, cria-se um dispositivo (comumente chamado na área de gambiarra) onde injetamos metanol para isolar o tubing sonda e evitar a baixa temperatura naquela região e a formação da parafina que obstrui a leitura.
 
Para maiores detalhes, vejam em meu blog (http://luizhenriqueoilegas.blogspot.com/) uma descriminação dos módulos do curso de operador de estação de produção de petróleo e gas natural.

Abraços a todos!

Luiz Henrique Souza
Consultor Sênior para Óleo e Gás
luizhenrique_99@yahoo.com
 
Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.