[Fechar]

banner

segunda-feira, 29 de março de 2010

Onde encontrar os Hidrocarbonetos? Métodos Sísmicos (Download)

Como não tenho postado tanto mais materiais técnicos para o blog, hoje estarei trazendo novamente um material que encontrei em uma pesquisa na web sobre Métodos Indiretos de Prospecção. Este material faz parte da Disciplina de Geologia Exploratória do curso de Pós-Graduação em Geologia da UFPR. E o título deste post foi com o objetivo de dar um contexto mais ditático para o material, afinal de contas não são somente estudantes e profissionais da área que visitam o blog (presume-se que estes já conhecem estes termos), também visitam pessoas que se interessam pela área mas não conhecem estes termos técnicos. Então darei uma breve descrição do material.

O Título deste post é para ambientar o leigo no assunto sobre o material para download.  Afinal de contas como se faz para encontrar o Petróleo, ou melhor, Hidrocarbonetos? (pois o Petróleo é a fase líquida do Hidrocarboneto, este também pode ser Gás, quando hidrocarboneto na fase gasosa e Asfalto ou Pixe, quando hidrocarboneto na fase sólida).

Esta com certeza deve ser a pergunta que muitos que não conhecem da área se fazem. Será que é só perfurar que encontra o Petróleo? De maneira sucinta, não é dessa forma que é feito, os Pesquisadores não chutam uma área e Perfuram, existe todo um estudo por trás e um desses métodos de pesquisa é o que eu os apresento hoje: METODOS SÍSMICOS. Que hoje é o mais utilizado, principalmente na exploração offshore. Segundo este material, os métodos sísmicos tem a seguinte definicão:
Métodos sísmicos são os tipos de levantamentos geofísicos mais comumente usados para fins de engenharia. A maioria dos estudantes de geofísica aprendem sobre a propagação das ondas sísmicas a partir de analogias com as leis da óptica. A sísmica de refração proporciona a engenheiros e geólogos os mais básicos dos dados geológicos através de procedimentos simples feitos com equipamentos comuns.
Além desse método existe alguns outros também utilizados, como Métodos Geológicos, são eles:  Geologia de Superfície, Aerofotogrametria, Geologia de Subsuperfície; Métodos Potenciais: Gravimétricos, Magnetométrico além dos Métodos Sísmicos, que é o tema deste post.

Não necessariamente apenas um método é utilizado, podendo num mesmo projeto utilizado diversos métodos, buscando chegar a resultados mais precisos, pois cada método complementa o outro.

O Objetivo deste post não é dar uma aula a respeito do tema, mas sim dar uma introdução no tema. Para saber mais profundamente sobre o tema, segue abaixo o material para Download. Nas próximas semanas estarei trazendo materiais similares sempre voltado para essa parte didática, visando atingir aqueles que não conhecem o assunto ou desejam aprofundar-se. Bons estudos!





Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.