[Fechar]

banner

domingo, 28 de março de 2010

Entendendo a Engenharia de Petróleo - Engenharia de Poços

Continuando a nossa série Entendendo a Engenharia de Petróleo, que nosso parceiro de Blog, Rhamany autor do QG do Petróleo faz. A última postada foi sobre a Engenharia de Reservatórios e hoje postarei sobre a Engenharia de Poços, ambas as áreas atuam em conjunto, com o objetivo de identificar a melhor área para se perfurar e extrair o óleo levando em consideração os custos,   tecnologia, produção e etc. 


Engenharia de Poços: 

A construção de poços é uma das atividades mais importantes da indústria de petróleo. Entre outras palavras, cabe a engenharia de poços a tarefa de perfurar, testar e equipar os poços para que esses atendam aos requisitos de exploração ou produção. A engenharia de poços lida com informações muito importantes e de alto risco, porque pode causar perdas de vidas humanas, destruição de plataformas e danos ao meio ambiente. 

Engloba as seguintes atividades: 

Gerenciamento do processo de perfuração e de completação*: avaliação de riscos e incertezas, confiabilidade de equipamentos, estimativas de duração de atividades, custos e processos de contratação.

Planejamento do poço: seleção das sondas, dos sistemas e dos equipamentos de perfuração e completação.

Projeto do poço: perfuração, cimentação e revestimentos, coluna de produção. Perfis para perfuração de poços.

Controle e Segurança do poço: executar medidas de segurança contra kicks* e blowouts*. Verificar estabilidade de poços, dos fluidos e o escoamento durante a operação.  Otimizar e reavaliar as práticas de perfuração.

Glossário: 

*COMPLETAÇÃO: Fase posterior à perfuração de um poço, onde é necessário deixa-lo em condições de operar, de forma segura e econômica, durante toda a sua vida produtiva. Conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo ou gás (ou ainda injetar fluidos nos reservatórios). 

*KICK (JATO DE GÁS): Jato descontrolado de gás para a atmosfera sem ignição. 

*BLOW OUT (ESTOURO): Condição de um poço descontrolado devido aos fluidos da formação estourarem na superfície. A causa de um estouro sem controle pode ser sabotagem, falha do equipamento do cabeçote do poço ou do equipamento dentro do poço, descuido da equipe de controle ou por um Ato de Providência. São raros.


Para complementar

Essa talvez seja a área que a maioria dos estudantes da área gostaria de atuar. É uma das áreas mais faladas e que mais despertam interesse. E é também a área onde tem as empresas mais conhecidas, são elas: Halliburton, Schlumberger, Baker Hughes, Smith, Weatherford, Cameron, Aker Solutions, New Park Drilling Fluids, MI Swaco, National Oil Varco dentre outras. que possuem soluções em serviços de perfuração, brocas, fluidos, cimentação e etc, só para citar algumas. Essas empresas são as responsáveis pela Tecnologia da Perfuração e atividades envolvidas, ou seja, são as que desenvolvem a inteligência do negócio, por isso, Engenheiros e Tecnólogos são os mais demandados por essas empresas. 

Existem também as empresas que realizam a atividade da perfuração, aquelas que ficam com a operação, são aquelas que mais demandam mão-de-obra, são elas: SeaDrill , Transocean, Diamond Offshore (BrasDrill), Pride International, Queiroz Galvão Óleo e Gás, FiveStar Services dentre outras. Essas empresas são as que mais tem mão-de-obra para trabalhar embarcado, contrata-se muitos técnicos.

Bom galera, acho que deu para dar uma noção boa sobre a Engenharia de Poços nessa dobradinha QG do Petróleo e TECNOPEG. Na próxima estarei falando sobre a Engenharia de Produção.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.