[Fechar]

banner

sábado, 13 de março de 2010

Considerações da 1ª Feira de Petróleo da Estácio de Sá


Boa Tarde Tecnopeguianos,

Ontem acabou a 1ª Feira de Petróleo da Estácio de Sá. Primeiramente, Gostaria de deixar meus parabéns para os organizadores do evento, alunos do curso de Engenharia de Petróleo do Campus Norte Shopping da Estácio. Não sei o nome de todos aqui, então seria injusto citar nomes. Tiveram essa belíssima iniciativa e fizeram um bom trabalho. E já estamos combinando para o Tecnopeg entrar firme e forte no auxílio do próximo, dessa vez desde o começo!

O Ponto Forte da feira foram as palestras com profissionais de várias multinacionais e grandes empresas nacionais do setor, como Halliburton, Shell, Subsea, ANP e OGX. Os auditórios estavam todos lotados. Eu infelizmente não pude comparecer em todas pois só pude ir na Quarta a noite e sexta que fiquei um pouco mais passando a tarde e noite lá. Só para citar alguns destaques, o palestrante da Halliburton, se não me engano a Patrícia, falou sobre Halliburton no Brasil e um pouco no mercado de Petróleo e Gás, infelizmente eu não pude participar da palestra pois estava na palestra do Bruno Cypreste da Subsea. Foi perguntado à ela sobre a contração de Tecnólogos em Petróleo e Gás, e confirmou aquilo que eu já havia falado aqui no Blog, a Halliburton tem sim Tecnólogos em seu quadro porém contrata em menor escala que Técnicos e Engenheiros. 

Inclusive essa foi uma pergunta recorrente entre os participantes do Evento, para todos os profissionais de todas as empresas foi perguntado se eles contratavam Tecnólogos, e aconteceu o que eu já falei aqui também, as empresas "operadoras" não contratam, tais como Shell e OGX, porém as mesmas disseram que as empresas prestadoras de serviço sim, como Halliburton, Subsea, Baker Hughes. 

Aquele que mais falou sobre Tecnólogos foi o Bruno Cypreste, Tecnólogo em Petróleo e Gás que trabalha como Planner da Subsea, em sua palestra "Mercado de Trabalho para Tecnólogos em Petróleo e Gás". Ele falou de algo muito interessante que também concordo, o Tecnólogo em Petróleo e Gás confunde bastante as atribuições do curso com uma de Técnico. Tecnólogo em Petróleo não é Técnico, ele não vai trabalhar na operação, manutenção de equipamentos, de perfuração por exemplo. A Grade dele não foi feita pra isso, e sim para atuar em atividades de Gestão, que são complementares como citou Bruno, área de Compras, Marketing, Gestão do Conhecimento, Logística, Planejamento, áreas que não precisa colocar um Engenheiro e que outras formações não trabalhariam tão bem quanto um Tecnólogo que já conhece do Negócio de Petróleo. Outro ponto importante que ele comentou, é sobre a postura do Tecnólogo, é isso que vai diferenciá-lo no mercado, o que você como Tecnólogo têm a oferecer? Tem feito cursos extras? Como está seu CR? É essencial prestar atenção nisso.

O Engenheiro da Shell, o Daniel, que deu uma excelente palestra sobre Engenharia Submarina (onde ele trabalha) disse que a Shell está avaliando a contratação de Tecnólogos mas que ainda isso não ocorre. Outro ponto importante que ele estava contando é sobre o mito das Universidades, segundo ele, esse mito que uma faculdade é melhor que outra não está acontecendo mais tanto como antigamente e sim, que o sucesso profissional e inserção profissional está mais na responsabilidade do aluno.Para ele, uma característica fundamental na hora da entrevista, independente da Universidade que você vem, é sua atitude na hora, se você é uma pessoa determinada e mostra a que veio, sem ter medo do entrevistador. Para aqueles que desejam entrar na Shell, ele disse para cadastrar o currículo neste site, que é a maneira mais fácil e rápida de entrar.

A palestra da OGX infelizmente cheguei no final, mas deu pra ver boas informações. Quem deu a palestra foi o Bernardo, Engenheiro de Operações de Poços. Ele estava dizendo que a OGX tem uma estrutura enxuta e por isso não contrata muitos funcionários, eles têm somente 153 se não me engano. Como ele mesmo disse, a OGX é mais uma empresa gestora das atividades, eles contratam as empresas para realizar os serviços, isso foi até um slide bem interessante da apresentação dele, onde ele mostrou que só numa atividade para perfurar e colocar um poço em produção por exemplo, inúmeras empresas foram contratadas. Vou ver até se consigo pegar este slide com ele para postar aqui no blog. É interessante para observarmos que num projeto inúmeras empresas diferentes se envolvem e com isso milhares de empregados.

Marcaram presença também alguns stands de empresas, como IBP, ABRACO, e a Optimum Technical Language , curso de inglês voltado para o mercado de petróleo e gás, que é parceiro Tecnopeg.

Acredito que dei um bom apanhado do que rolou lá, que pelo menos eu tenha visto, caso vocês que forem queiram acrescentar e dizer o que acharam ou discordar ou concordar com algo que eu tenha dito, podem comentar aqui no Tecnopeg.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.