[Fechar]

banner

quarta-feira, 3 de março de 2010

Entendendo a Engenharia de Petróleo - Engenharia de Reservatórios - Definição e Carreira

Boa Noite Amigos do Tecnopeg, 

Conforme falei no começo da semana, o Tecnopeg está buscando fazer mais parcerias e valorizar o que se têm produzido de bons conteúdos acerca da nossa indústria do Petróleo. E a cada dia tem surgido bons assuntos e bons blogs. E hoje é a vez de trazer uma série muito boa trazida pelo Rhamany, estudante de Engenharia de Petróleo da PUC, e autor do QG do Petróleo, com o Título "Entendendo a Engenharia de Petróleo". Nesta série, ele aborda alguns conceitos bem legais sobre a Engenharia de Petróleo e ajuda àqueles que já conhecem a fixar o assunto, e para aqueles que não conhecem, conhecerão as diferentes áreas existentes na Engenharia de Petróleo. 


Abaixo a definição publicada pelo QG do Petróleo e depois complementerei com algumas coisas que acredito que agreguem ao estudo.

Engenharia de Reservatórios

O Estudo da Engenharia de Reservatórios é realizado visando a retirada de fluidos de dentro das rochas reservatório, permitindo com que esses fluidos cheguem até a superfície. Na Engenharia de Reservatórios também são estudadas as características da jazida, a litologia, a propriedade dos fluidos contidos nas rochas, a maneira como estes fluidos interagem no interior das rochas e as leis físicas que regem o movimento dos fluidos no seu interior. O objetivo principal é maximizar a produção de hidrocarbonetos com o menor custo possível.

Engloba as seguintes atividades: 
  1. Conhecer o fluido contido no reservatório (viscosidade, composição da mistura,densidade...);
  2. Conhecer as propriedades da rocha-reservatório (porosidade, permeabilidade, capilaridade, saturação...);
  3. Estimativa da Reserva: desenvolver um modelo teórico do reservatório que traduza o comportamento passado e possibilite a previsão futura deste reservatório (baseando-se no histórico de produção utilizando-se de modernos simuladores de fluxo...);
  4. Estudar e conhecer os mecanismo de produção do reservatório (gás em solução, capa de gás, influxo de água, mecanismo combinado, segregação gravitacional...)
  5. Gerenciar, planejar, desenvolver e acompanhar os campos.
  6. Estudar e propor método de recuperação secundária e/ ou avançada de petróleo (recuperação com injeção de água, injeção de gás, recuperação térmica com vapor, combustão “in situ”, com ação de polímeros...).
  7. Estudar o comportamento do fluido no interior da rocha reservatório (como se comporta a pressão do reservatório durante a produção do fluido nele contido...).
Para complementar

Como vocês podem ver, a  Engenharia de Reservatório é de suma importância na Engenharia de Petróleo. Por isso, é a "menina dos olhos" da Petrobrás, não só da Petrobrás mas como de todas as Empresas Operadoras de Petróleo. Esa é uma das únicas áreas que não trabalham funcionários terceirizados, justamente por ser o CORE (Núcleo) das empresas operadoras. É nela onde está o grande foco dos estudos na empresa e graças a ela que grandes jazidas são descobertas, por isso a importância!  

CARREIRA

Olhando numa perspectiva de carreira, que é o que gosto sempre de frisar no TECNOPEG, podemos observar que é uma área onde são feitos muitos cálculos, por este motivo Engenheiros são os mais absorvidos nessa área. Mas não só os Engenheiros são a mão-de-obra especializada nessa área, também    podem trabalhar com ela: Geólogos, Geofísicos, Estatísticos. 

Levando em consideração as atividades descritas acima, as carreiras ficariam divididas da seguinte forma: 
  1. Engenharios Mecânicos e Engenheiros Químicos
  2. Geólogos e Geofísicos
  3. Estatíticos, Engenheiros de Computação, Engenheiros de Produção
  4. Engenheiros Mecânicos, Engenheiros Civis e Engenheiros de Petróleo
  5. Engenheiros de Produção e Engenheiros de Petróleo
  6. Engenheiros de Petróleo
  7. Engenheiros Mecânicos
OBS 1.: Eu procurei descrever quais formações são mais adequadas para cada atividade, de acordo com a grade curricular de cada curso, utilizando um pouco da minha experiência e bom senso mas isso não quer dizer que isso aconteça na prática, pode mudar de acordo com a experiência dos profissionais, tamanho da empresa, e etc. 

OBS 2.: Um bom Tecnólogo em Petróleo e Gás de preferência com cursos voltados para a área de Gestão de Projetos teria plena capacidade de atuar na atividade de Gerenciamento, planejamento, desenvolvimento e acompanhamento dos campos. Não conheço nenhum Tecnólogo que trabalhe com isso, mas analisando a grade curricular, teria condições sim.

Conclusão

Espero que essa postagem tenha ajudado vocês a conhecerem um pouco mais da Engenharia de Petróleo e que meus comentários possam ter agregado à excelente matéria do QG do Petróleo. Não deixe de visitarem os outros artigos desta série Entendendo a Engenharia de Petróleo lá, que também estarei trazendo no Tecnopeg nas próximas semanas com comentários adicionais.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.