[Fechar]

banner

quinta-feira, 4 de março de 2010

Atribuições dos Tecnólogos em Petróleo e Gás na Indústria do Pétroleo - UNINORTE

Prezados Tecnopeguianos! 

Esta noite eu trago um excelente trabalho realizado pelos alunos do 2º período do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás da UNINORTE, do Amazonas. É um tema muito interessante para ser publicado aqui no TECNOPEG, pois uma grande parcela dos leitores do blog são Tecnólogos em Petróleo e Gás. Este material será de grande utilidade ,para aqueles que são Tecnólogos em Petróleo ou que desejam tornar-se, esclarecendo alguns pontos referentes às suas atribuições profissionais. Além de publicar o material, também estarei trazendo alguns comentários meus e matérias que complementam o assunto tratado.


Entre as discussões relacionadas à indústria do Petróleo, creio que essa seja uma das mais confusas e que geram mais dúvidas. Afinal de contas, o que faz um Tecnólogo em Petróleo e Gás? Nas próximas linhas tentarei esclarecer um pouco mais a respeito.

Alguns artigos aqui no TECNOPEG, já falaram a respeito:

Além disso, também fui convidado para falar a respeito dos Tecnólogos na Nicomex Notícias, no Especial Tecnólogos, onde eu falo um pouco da História dos Tecnólogos sobretudo dos Tecnólogos em Petróleo e Gás.

Como vocês viram, existem muitas definições e muita discussão a respeito desse assunto mas analisando este tema, cheguei a uma conclusão pessoal, que acredito ser a mais adequada:

O Tecnólogo em Petróleo e Gás tem um perfil muito parecido com o de Engenheiro de Produção, porém com um foco mais voltado para a indústria do Petróleo, se vocês notarem ambas as grades, podem observar que retirando as matérias específicas do Tecnólogo, as outras são muito parecidas com a da Engenharia de Produção (pela menos a minha grade sim, assim como de outras faculdades que já vi). Portanto, um Tecnólogo em Petróleo e Gás teria plena capacidade para exercer uma função que seria de um Engenheiro de Produção numa empresa da área de Petróleo, com a vantagem de conhecer do negócio da empresa (Petróleo). 

Obviamente não estou querendo dizer que o Tecnólogo em Petróleo tem que tomar o lugar do Engenheiro de Produção e vice-versa e sim tentando fazer uma comparação para que fique mais claro quais seriam as atribuições de um Tecnólogo em Petróleo e Gás.

Lembrando que esta não é uma verdade absoluta e que pode mudar de acordo com o perfil do profissional, de sua experiência de trabalho, se já tem um outro curso, e etc. Nem mesmo um Engenheiro Mecânico, por exemplo, que é um dos profissionais mais demandados na indústria, tem atribuição definida. Quantas vezes já vi vagas para Engenheiros Mecânicos tanto para Supervidor de Manutenção, como para Vendas, áreas completamente diferentes. O que importa, é que ao invés de ficar preso à que atribuições que você irá exercer, procure adequar-se àquela área que é seu foco, se quer trabalhar embarcado, se quer trabalhar com gestão, se quer trabalhar na área ambiental e etc. Procure fazer cursos complementares, conhecer pessoas da área que te interessa e etc, só assim você terá um espaço no mercado. Conheço Tecnólogos que trabalham nas mais variadas áreas, com Perfuração como Técnicos de Pefuração, Ambiental, como Gestores Ambientais e Coordenador de SMS, Gestão de Projetos, como Analistas de Planejamentos, Operações, como Gerente de Operações e etc. 

Essa talvez seja a grande vantagem do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás em relação aos outros cursos , ele é um curso amplo que te dá uma ótima visão sobre a cadeia produtiva do petróleo e capacidade para trabalhar em qualquer área da indústria, basta você ter foco e saber onde quer atuar e correr atrás disso, o que remete ao que já falei aqui , sobre o FIN (Foco, Inglês e Networking)

A meu ver esse é o grande defeito de muitos Tecnólogos, muitos não tem foco definido e ficam colocando a culpa no curso. A grande maioria dos Tecnólogos que conheço, se não todos, conseguiram pois tiveram foco e sabiam exatamente o que queriam e correram atrás.

Para complementar aquilo que disse aqui, o QG do Petróleo trouxe uma entrevista bem bacana, com o Coordenador dos cursos de Engenharia e Tecnólogo em Petróleo e Gás da UNIGRANRIO.

Aproveitem também e comentem a respeito, tanto aqui como no QG do Petróleo!

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre este tema. Para finalizar, o trabalho publicado pelos alunos da UNINORTE.


Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

1 comentários:

Sara Gomes 2 de julho de 2010 às 20:44  

Bom, conheci o site recentimente mais adorei todo o conteudo. Além de esclarecer varias duvidas...também é muito util para nos ajudar na hora de algum trabalho!
Vlw...

Kisses...

by: Sara Gomes (UninNorte)

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.