[Fechar]

banner

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Preço do petróleo continuará a subir, diz o presidente da Opep



Fonte: InvestNews

Os preços do petróleo continuarão a apresentar aumento em razão da queda do dólar, afirmou Chakib Khelil, presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), neste domingo, em entrevista ao jornal independente Argélia News.

"Os preços do petróleo vão subir mais nas próximas semanas. Temos que seguir a evolução do dólar, porque uma baixa de 1% do dólar significa US$ 4 a mais nos preços do petróleo", disse Khelil. De acordo com Kelil, a oferta do petróleo é suficiente atualmente e é do interesse de todos o equilíbrio entre a oferta e demanda.

Khelil destacou os efeitos geopolíticos sobre os preços do petróleo, através principalmente da crise entre o Irã e os países ocidentais sobre o programa nuclear iraniano, e rebateu a tese segundo a qual os países do quartel não incentivam a pesquisa para aumentar sua produção e assim fazer os preços caírem.

O presidente da Opep acredita que 60% da alta dos preços do petróleo se devem à queda do dólar e aos problemas geopolíticos e que 40% se devem à introdução do bioetanol no mercado. Khelil também afirmou que os Estados Unidos ameaçam com sanções econômicas severas todos os que se atreverem a investir no Irã. Além disso, a guerra no Iraque faz com que o investimento seja fraco.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.