[Fechar]

banner

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Petrobrás bate recorde de produção em junho



Fonte: Agência Petrobrás

Foi de 1 milhão 867 mil barris por dia (bpd) o recorde de produção mensal de petróleo da Petrobras registrado em junho no Brasil. Essa marca superou em 12,6 mil bpd o recorde anterior ocorrido em dezembro de 2007, que foi de 1 milhão 855 mil bpd. A nova marca equivale a um aumento de 4,2 % em relação à média de produção registrada no ano passado (1 milhão 792 mil bpd) e de 0,7% sobre à média de maio deste ano (1 milhão 854 mil bpd).

Esse desempenho resultou, principalmente, da entrada em operação de novos poços interligados às plataformas P-52 e P-54 – instaladas no campo de Roncador, na Bacia de Campos – e à plataforma de Piranema, localizada no mar de Sergipe. Também contribuiu para o recorde o inicio de produção de novos poços nos campos de Albacora, Albacora Leste e Marlim, na Bacia de Campos.

Esse resultado se deve, ainda, ao bom desempenho dos campos localizados em áreas maduras das regiões Norte, Nordeste e do Estado do Espírito Santo. Esses campos, que apresentavam no passado uma produção declinante, têm alcançado resultados operacionais expressivos, graças ao esforço de revitalização realizado pela Petrobras.

Aumento da oferta de gás

Além do bom desempenho da produção de petróleo a Petrobras registrou, no segundo trimestre deste ano, um aumento de 8,6 milhões de m3/dia na oferta de gás ao mercado, comparado com o mesmo período do ano passado. Foram ofertados 32,4 milhões de m3/dia, contra 23,8 milhões de m³/dia do mesmo período de 2007, o que representa um aumento de 36%.

Esse volume é resultado do bom desempenho da produção de gás no campo de Manati (BA) e do início de operação dos projetos previstos no Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangás), como Peroá Fase II, no Espírito Santo. Outro destaque foi a antecipação do aproveitamento de gás nas plataformas P-52 e P-54, localizadas no campo de Roncador, na Bacia de Campos.

Rio de Janeiro foi disparado,através da bacia de campos, o maior contribuinte desse número, com o número 1.511.312 bpd.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.