[Fechar]

banner

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Lula diz que Brasil começa a tirar petróleo do pré-sal em setembro

Fonte: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira que a Petrobras começará a tirar os primeiros barris de petróleo da camada pré-sal na primeira semana de setembro.

Segundo Lula, o poço de Tupi, na bacia de Santos, começará a produzir os primeiros barris, em caráter experimental, em março de 2009, mas a Petrobras adiantou a produção no campo de Jubarte, na bacia de Campos, em frente ao Estado do Espírito Santo.

"Acontece que no Espírito Santo, me parece que no poço Jubarte, numa pesquisa em que a Petrobras perfurou um pouco mais, encontrou petróleo no pré-sal. Na primeira semana de setembro vai tirar os primeiros 10, 15 (mil) barris", disse Lula. Anteriormente, a Petrobras estimava extrair o primeiro petróleo do pré-sal em Jubarte em outubro.

A experiência inicial em Jubarte dará à Petrobras informações importantes para o desenvolvimento do campo gigante de Tupi, na bacia de Santos, onde se concentrará o foco da companhia na exploração da camada pré-sal, uma faixa promissora que se estende por 800 km na costa brasileira do Espírito Santo até Santa Catarina.

O poço que vai atingir a camada ultra-profunda que contém óleo leve, de alto valor comercial, será conectado à plataforma P-34, que já está em operação no campo, havia informado em entrevista recente o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

sugestões, críticas, dúvidas, mande-nos um e-mail
victor.tecnopeg@gmail.com

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.