[Fechar]

banner

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Coaching TECNOPEG - Conheça os Softwares que fazem a diferença para conseguir uma vaga na indústria.

Boa Noite Tecnopeguianos!

Continuando a série sobre O que fazer depois de formado, onde comecei falando sobre as Estratégias de Qualificaçao, hoje falarei sobre um assunto que com certeza agregará ao tema e que é dúvida de muitas pessoas: Que cursos/Ferramentas fazer para melhorar o currículo?

Nao fiz essa postagem com o título de O que fazer depois de formado, pois esses cursos nao necessariamente voce precisa fazer depois de formado. Aliás, de preferencia, deve ser feito juntamente com sua formaçao (técnica ou superior) de modo a concluir junto e assim ter mais chances na hora de conseguir um emprego.

Esse artigo também servirá para voce que já trabalha na área, porém deseja conhecer algumas ferramentas utilizadas em determinadas áreas.

Vou tentar mostrar algumas nos quais minha experiencia e conhecimento permite chegar. Caso voce conheça outro tipo de ferramenta/software que possa agregar ao artigo, nao hesite em contribuir com a discussao e coloque nos comentários!


Ferramentas que fazem a diferença para conseguir uma vaga na indústria.

Principalmente para voce que está buscando seu primeiro emprego na área, dependendo de qual seja, o domínio de determinadas ferramentas é um diferencial para o candidato, facilitando na sua contrataçao. O objetivo de estar escrevendo esse artigo, é justamente para ajuda-los a conhece-los, pois tenho conversado com muitas pessoas que desejam trabalhar na área, porém nao tem conhecimento de determinados tipos de ferramentas que sao essenciais para trabalhar em algumas áreas, muitas nunca ouviram falar delas. Nem sempre é culpa dessas pessoas, pois algumas sao de conhecimento apenas de quem já trabalha na área.

A seguir estarei listando algumas por área:

PROJETOS
Na área de Projetos, seja ele de qualquer tipo (Mecanico, Instrumentaçao, Elétrica, Tubulaçao, de Engenharia e etc), as ferramentas mais utilizadas sao as chamadas CAD, CAE e CAM. Se voce deseja trabalhar nessa área, saber pelo menos 1 delas é imprescindível. A seguir algumas das mais utilizadas e conhecidas:

CAD (Computer Aided Design)
Consistem no uso da tecnologia computacional para o desenho de objetos, sejam eles reais ou virtuais. Ferramentas CAD podem ser usadas para desenhos em duas ou três dimensões, e são muito utilizadas pela indústria, engenharia e arquitetura.

Algumas ferramentas famosas: AutoCAD, SolidWorks, SolidEdge, Catia, Unigraphics NX, Pro-Engineer, Inventor ,Microstation, Rhinoceros, Autodesk 3D Studio e Blender.
CAE (Computed Aided Engineering)
É uma ferramenta que analisa e processa cálculo de forma a minimizar esforços braçais do engenheiro, se preocupando menos com a parte operacional e mais com a questão estratégica, fazendo do CAE uma ferramenta poderosa para redução de custos de um projeto e minimização de tempo para o lançamento de um produto. O CAE pode ser utilizado no processo de projeto, analise e níveis de avaliação do produto, ele verifica o produto referente a sua funcionalidade, encaixes e design, podendo reavaliá-las; Checa se as necessidades são compatíveis com a capacidade de produção; e reduz drasticamente o tempo gasto com cálculos operacionais.

Algumas ferramentas famosas: COSMOS.  Outros tipos de Softwares do tipo CAE sao da multinacional ANSYS, que aqui no Brasil sao representados pela ESSS. Sao softwares de alta complexidade para Engenharia.
CAM (Computer Aided Manufacturing)
Podemos definir CAM como auxílio via computador da preparação da manufatura, representando as tecnologias usadas no chão de fábrica, dizendo não só a respeito da automação da manufatura, como: CNC (Comando Numérico Computadorizado), CLP (Controle Lógico Programável), coletores de dados (DNC), como também a tomada de decisão, plano operacional, etc.

Apesar de toda esta abrangência, o termo CAM , as vezes, ainda é sinônimo da programação CN, conceito que ficou muito difundido com a sigla CAD/CAM, que representa módulos de programação CN em sistemas CAM.

OUTROS SOFTWARES DE PROJETO

Estava lendo num Fórum de Discussao da área, que o SmartPlant da Sisgraph também tem sido bastante utilizado, principalmente pela PETROBRAS. Nao o conheço, porém fica a dica.

Material para referencia:
  Pesquisando para fazer esse artigo pude encontrar alguns links e arquivos que explicam bem o uso desses softwares e suas vantagens. Confira:

GESTAO DE PROJETOS/PLANEJAMENTO
Outra categoria de Ferramentas bastante demandadas sao aquelas para Suporte a Gerenciamento, Planejamento e Controle de Projetos em geral.  Se voce deseja trabalhar nessa área, seja qual for a empresa, ter o domínio desses softwares sao essenciais.
Esse conhecimento é muito utilizado por exemplo em empresas de Construçao e Montagem, nas quais, possuem uma equipe de Planejamento bem grande. Mas isso nao quer dizer que em outras empresas da área nao exista essa mao-de-obra. Existe, e sao chamados de Planners, e dao apoio a operaçao e o conhecimento desses softwares também sao imprescindíveis.
Principais ferramentas:
    • Um dos softwares mais conhecidos para Gestao de Projetos. Diversas instituiçoes ministram esse curso.
    • Outro software bem conhecido para Gestao de Projetos, principalmente para grandes empreendimentos. Nao é tao fácil de encontrar treinamentos como o MS Project, mas existem.
    • Também para gerenciamento de Projetos.
    • O Famoso SAP já é bastante pedido, principalmente para pessoal que trabalha com Materiais (Almoxarifado) assim como na Gestao de Operaçoes. Muitas grandes empresas utilizam esse software. Encontrar treinamentos dessa ferramenta nao é dificil porém sao caros. Seus treinamentos sao divididos por módulo, e cada um representa um setor da Organizaçao: Financeiro, RH, Operaçoes, Suprimento e etc.
    • Software nao tao conhecido pelo publico em geral, porém, para quem trabalha com Gestao de Projetos e principalmente Gestao sabe da importancia dessa ferramenta. Excelente para fazer fluxogramas, organogramas, mapas de risco e etc. Seus treinamentos sao dificies de encontrar, porém nao é dificil de aprender "catucando".
    • Assim como o Visio, o Sharepoint também nao é uma ferramenta conhecida pelo grande público, porém tem uma grande utilidade para trabalhar com Gerenciamento de Informaçoes de Projeto e Gestao do Conhecimento. A maioria das grandes empresas o utiliza. Também já escrevi um artigo sobre ele.
    • Software de Gerenciamento de Informaçoes de Projeto.
Mais informaçoes:
Para ficar por dentro da área de Gerenciamento de Projetos, com recomendaçoes de cursos, dia-a-dia do profissional e etc, existe um excelente grupo de e-mail que aborda sobre esse assunto: E-PLAN. Para entrar, é só acessar esse link: http://br.groups.yahoo.com/group/planejamento/

SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA OPERAÇAO NA ÁREA DE PETROLEO.

Diante dessas ferramentas que acabei de citar, muitos podem se perguntar: Mas e Ferramentas específicas para trabalhar na operaçao na área de Petróleo?

Para trabalhar com a Engenharia dos elementos de uma operaçao, como por exemplo, Mecanica e Dinamica dos Fluidos de um Reservatório, Resistencia de uma Coluna de Revestimento, enfim, qualquer cálculo e trabalho nesse sentido, os softwares CAE, que citei acima, fazem esse trabalho, ou seja, fazendo um curso de uma ferramenta desse tipo, voce pode também trabalhar envolvido num Projeto Offshore por exemplo. A ESSS tem softwares específicos para Geologia/Engenharia de Reservatório.

PERFURAÇAO
Já se voce deseja softwares específicos para Perfuraçao por exemplo, eu particularmente nao tenho conhecimento de Ferramentas abertas ao público. Geralmente as próprias empresas treinam o funcionário na ferramenta.  As 3 grandes desse segmento possuem divisoes de Softwares específicos para a área de Perfuraçao, no site delas voce consegue ver: Schlumberger, Halliburton e Baker Hughes. No site da Schlumberger por exemplo, tem uma página para treinamentos que sao abertos ao "público" (coloco entre aspas pois acredito que seja necessário alguma experiencia para faze-los pelo que pude ler). Tem uma outra área do site da SLB que é interessante pois ela mostra os tipos de Softwares utilizados por tipo de Profissional. É excelente para voce que quer trabalhar com Engenharia de Petróleo e deseja saber que tipos de software existem para:
PRODUÇAO

No segmento da Produçao, tudo ou quase tudo é gerenciado pelos famosos CLPs (PLCs) - Controladores Lógico Programáveis - que sao os softwares que fazem o Controle da Operaçao de Produçao e dos equipamentos da Plataforma em geral. Existem no mercado alguns cursos de CLPs, mas é importante tomar cuidado com a qualidade dos mesmos. No mercado, os mais valorizados sao os CLPs da Siemens, Allen-Bradley (Rockwell Automation) e ABB . Para operá-los tem que ter uma base técnica em Automaçao, Eletrotécnica, Elétrica, Instrumentaçao, Eletromecanica e cursos afins.

CONCLUSAO

Como falei no começo do artigo, meu objetivo foi tentar esclarecer uma dúvida que muitos tinham e que nao tinham a menor noçao de que ferramentas eram essas É importante ressaltar, que muitos desses treinamentos nao sao baratos e vai exigir de voce um certo foco do que quer, pois já pensou gastar rios de dinheiro e depois ver que nao é aquilo que voce quer? 

Também é necessário ter consciencia da importancia dos mesmos e que com certeza farao uma diferença para seu currículo, aumentando suas chances de conseguir uma boa oportunidade. Ao invés de gastar dinheiro com coisas superfluas, economize para investir no seu futuro!

 Lembrando mais uma vez, que eu passei aqui um pouco do que eu sei, mas claro que existem outros softwares que podem ser tao importantes quanto esses que eu nao conheço. Se voce conhece, contribua para o desenvolvimento dos seus pares, comente e ajude no artigo!

Um abraço a todos, e boa sorte! 

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://www.petroleovagas.blogspot.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
http://www.petroleonet.ning.com/

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

3 comentários:

Rodrigo Pinheiro 19 de janeiro de 2011 às 17:57  

Em automação, é importante falar da fluencia em Ladder, com o RSLogis. Na faculdade ensinaram com o 500, mas atualemnte, é melhor se dedicar ao 5000.
Além disso, ainda tem o InTouch, da WonderWare, para criação de telas de supervisórios!

Abs!!!

Luiz Henrique,  24 de janeiro de 2011 às 14:09  

Tem ainda os de simulacão de processos que são se suma importancia. Não os domino, dependo de outros companheiros para simular meus devaneios e idéias.

Eles são:
O HYSYS (http://www.aspentech.com/hysys/) e o Matlab (http://www.mathworks.com/products/matlab/)

Abracos,

Unknown 24 de janeiro de 2011 às 15:38  

Obrigado pelos comentários! Enriqueceu bastante o artigo!!

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.