[Fechar]

banner

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Coaching TECNOPEG - Entenda as Carreiras na Indústria do Petróleo - 1ª parte.

Bom dia Tecnopeguianos!

Como podem perceber, o principal objetivo do TECNOPEG é orientar voces leitores acerca das carreiras existentes na indústria do Petróleo, como é a indústria, e como funciona. 

Inclusive se você tem vontade de trabalhar embarcado e não sabe onde pode trabalhar, eu comecei a série com o título: Quero trabalhar embarcado, mas onde??? Na 1ª eu falei sobre as Drilling Contractors, que são as empresas que fazem a perfuração de um poço, e a 2ª foi sobre as empresas de Well Services, que oferecem serviços de apoio a perfuração e completação. 

Complementando o que eu escrevi, também vou publicar o artigo enviado pelo experiente Eng. de Petróleo Luiz Henrique que já tem anos de experiencia no setor, e fez esse artigo para esclarecer aquelas pessoas que se interessam pela área. 

Como o artigo é bem grande, o dividirei em 3 partes. Sendo a primeira, que postarei hoje, que dará uma visão geral sobre a área e os tipos de empresa. 

Confiram! 
CARREIRAS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
(em âmbito mundial)

ESCRITO EM 2008, A PEDIDO, POR LUIZ HENRIQUE V. SOUZA

“A tecnologia progrediu em voltas durante o par de décadas passadas, fazendo da indústria de óleo e gás, o lugar de incontáveis oportunidades para mais do que, apenas, engenheiros.”

A indústria de óleo e gás tem sustentado a economia mundial e a sociedade por mais de um século, provendo combustível para a expansão industrial em adição a miríade de produtos essenciais, incluindo plásticos, emborrachados, tecidos, fertilizantes, remédios, eletricidade, transportes e muito mais. Contrario a onda negativa, uma carreira em óleo & gás oferece a oportunidade para participar no crescimento continuo e sustentável do bem estar do planeta.

O que é o upstream e o setor de gás?

O upstream e o setor de gás é o segmento da indústria que explora e produz óleo e gás. È uma comunidade, quase fechada, formada por, aproximadamente, 1 milhão de profissionais no mundo todo. A indústria é dividida, geralmente, em 3 segmentos: Exploração, Perfuração e Produção.

- Formações de Óleo e Gás.
Contraria a crendice popular, a ocorrência de óleo não se dá numa piscina gigantesca no interior da Terra. De fato, este fenômeno não ocorre em piscinas! Particularmente, óleo e gás são aprisionados em formações compreendidas de materiais variando de areia não-consolidada (próximo a areia de praia) a rochas semi-sólidas (piçarra, por exemplo). Quando topos e lados impermeáveis estão presentes ao redor da formação, ou parte
desta, um reservatório é criado. Óleo e gás migram para cima e são aprisionados na formação. Encontrar estes reservatórios é trabalho para os exploracionistas.

Profissionais de Exploração, geralmente, pertencem a 2 diferentes disciplinas. Uma é a Geofísica. Geofísicos aplicam as propriedades da física às formações subsuperfície, usando vários meios para gerar pulsos de energia direcionados para baixo através da sub-superficie, eles estudam a natureza e velocidade das ondas de energia enquanto elas viajam para baixo e, então, retornam à superfície após refletirem varias camadas de material subterrâneo. Após analise de bilhões, e bilhões, de pontos de informação, os Geofísicos podem produzir um preciso “corte-em-cruz” da formação e fazer um número de determinações sobre suas características, incluindo estimativas de produção de petróleo e gás. A coleção e analise das informações sub-superficie é chamado de aquisição sísmica e processamento de informações.  Este é o passo inicial em direção a determinar se as indicações das acumulações de óleo e gás merecem continuar a exploração.

O segundo Geocientista é o Geólogo, cujo conhecimento primário é aquele das propriedades e características da formação de sub-superficie. O Geólogo deve ser apto a dizer a idade do material nestas formações de sub-superficie, como foram formadas, de que são feitas, se possuem as características necessárias para ter óleo e gás, como elas se referem a outras camadas geológicas e se, após exame, contém, realmente, óleo e gás. O Geólogo faz estas determinações, no primeiro exemplo, por exame das amostras reais da formação. Estas são obtidas no miolo, como também, cortes carregados á superfície durante a operação de perfuração. Após um numero de poços serem furados, o Geólogo pode explorar as características de sub-superficie e estratigrafar (a camada da formação) através de uma vasta área comparando informações de poços vizinhos.

Perfuração – Após um alvo adequado ser encontrado, e uma locação escolhida pra ser furada, uma sonda de perfuração é movida a esta locação. Quando em terra, envolverá o desmonte parcial da sonda (normalmente, 41 mt de altura ou mais e, até, 93 m², com equipamento de apoio e pesando milhares de toneladas) e seu equipamento associado para transporte por carretas a nova locação de perfuração. Uma vez lá, a sonda é remontada e a operação de perfuração começa. A perfuração é desempenhada por uma broca rotativa roscada no fundo de uma coluna de perfuração (drillpipe), feito de aço especial, altamente reforçado.

Operadores x Serviços e Suprimentos.

A indústria de upstream pode ser dividida em outro leque de atividade – produtores de óleo e gás (operadores) e a indústria de serviços e suprimentos que os apóiam. Não obstantes seus papeis se sobrepõem, cada um tem uma posição na indústria.

OperadoresAs companhias produtoras de óleo e gás têm a propriedade, ou alugam, dos ativos. Seu negócio é maximizar o valor destes ativos, embora eles sejam mais do que tecnologicamente perfeitos, seu trabalho, primariamente, é o de gerenciar ativos. Isto direciona o foco para o reservatório, seu desempenho e o pessoal necessário. Implementação de soluções técnicas em exploração, perfuração e produção são deixadas, a princípio, para a indústria de serviço e suprimentos.

Serviços e Suprimentos – Esta indústria raramente se envolve na obtenção de ativos de produção de óleo e gás. Preferivelmente, eles desenvolvem e estendem a tecnologia requerida para maximizar a produção e recuperação final dos ativos dos operadores, isto requer profundo conhecimento técnico de engenharia de petróleo e gás, também, requer muito mais trabalho de campo do que é normal numa companhia operadora.

Ambos os setores estão pesadamente envolvidos no desenvolvimento de novas tecnologias, apesar de muitas funções de pesquisas e desenvolvimentos, que são feitas pelos operadores, são desempenhadas pela indústria de serviços e suprimentos em, pelos menos, nas duas décadas passadas.

Gostou da 1ª parte?? Então fique ligado na 2ª parte, que eu postarei semana que vem! 

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.