[Fechar]

banner

domingo, 30 de janeiro de 2011

Dica TECNOPEG - Eventos no 1º semestre de 2011 - Indicações e Análises.

Bom dia Tecnopeguianos,

Aqueles que já conhecem a indústria do Petróleo, e aqueles que ainda não conhecem, sabem/precisam saber que os eventos em nosso setor são importantíssimos no decorrer da carreira, seja para estudantes, recém-formados, desempregados, empregados, executivos e etc. 

Isso acontece pois as feiras são o melhor momento para ter contatos profissionais, rever aquele colega de trabalho antigo, falar de novos projetos e etc. Sendo uma ótima oportunidade inclusive para saber do que se passa na indústria.

Para quem deseja ficar por dentro dos eventos que ocorrerão nesse ano de 2011, nao é dificil. As grandes revistas do setor, como TN Petroleo, Brasil Energia, Petro&Química e etc, sempre vem listando os eventos que ocorrerão no ano nas suas primeiras páginas. Já para aqueles que não tem acesso a essas revistas, o  QG do Petróleo fez um post recentemente listando os principais eventos do setor nesse período.

No post de hoje, estarei comentando sobre alguns dos quais acho mais importante, por ordem cronológica. Confira!


Data: 21 a 23 de Fevereiro
Evento: I Escola de Verão de Engenharia de Petróleo UFES 
Local: São Matheus - Espírito Santo.

Para aqueles que são do ES, não podem perder esse evento! Será já no mês que vem, e será uma grande oportunidade de estar por dentro dos acontecimentos da Engenharia do Petróleo. Contará com a participação da Radix, e ótimas palestras. Não podem perder. A seguir a descrição do evento, retirada no site do mesmo.

Sobre o evento: 
A I Escola de Verão de Engenharia de Petróleo acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro no Campus de São Mateus, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Possui como missão promover o conhecimento técnico-científico para os estudantes de engenharia e ser um espaço de discussão de temas atuais, complementando a formação intelectual dos participantes.

O evento será integralmente ministrado por profissionais da empresa Radix (www.radixeng.com.br).

O evento é uma iniciativa da diretoria do capitulo Estudantil SPE/UFES, de Engenharia de Petróleo do Departamento de Engenharias e Computação da Universidade Federal do Espírito Santo. As atividades programadas consistem em oferecer 03 mini-cursos em assuntos relacionados à Engenharia de Petróleo de tal forma a complementar a formação dos alunos. Cada mini-curso está previsto para uma carga horária de 8 h, sendo distribuídos 4 h na parte da manha e 4 h na parte da tarde com intervalos para coffe break e almoço. 
Serão seis  coffe breaks, um na parte da manhã e um na parte da tarde. Durante todo evento serão distribuídos brindes, camisetas, canecas, etc. No último dia de evento ocorrerá uma festa de encerramento para todos participantes.

Para participar, basta clicar no ícone "Inscrições 1EVEP" no site do CEUNES e seguir as orientações.

Data: 23 e 24 de março 
Evento: 2ª Feira de Petróleo e Gás - Campus Estácio de Sá Norte Shopping
Local: Rio de Janeiro - RJ

Aos Estudantes e Profissionais da área de Petróleo e Gás do RJ, dias 23 e 24 de março deverá estar marcado na agenda de compromissos! Aqueles que foram na 1ª edição do evento sabem do que eu estou falando. É um ótimo evento, com ótimas palestras e stands. 

E esse ano a Feira promete estar melhor ainda. O Tecnopeg estará dando apoio ao evento, e segundo informações dos organizadores, para esse ano teremos entre outras coisas: Sorteio de Bolsas de Estudos de ingles, brindes e Programa de Intercâmbio. Além do que pra mim é o mais importante, uma mesa redonda formada com recrutadores de diferentes empresas falando sobre as oportunidades no setor, e tirando as dúvidas dos presentes sobre perfil profissional, entrevistas e etc. 

É importante ressaltar que para melhor concorrer à esse sorteio, e ficar por dentro das novidades para a Feira, você deve cadastrar-se no site do evento: http://www.feiradepetroleoegas.com.br/ no link "CADASTRAR-SE" . Para mais informações, siga-os no twitter: @feirapetroleoegas

Data: 06, 07 e 08 de abril
Evento: 2º Workshop em Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural (2WEPPG) - UFES 
Local: São Matheus - ES

Particularmente, não tenho muitas informações sobre o evento, apenas o que foi divulgado no site, no qual diz que terão Sessões de RH (o que é muito bom!), mini-cursos, palestras e exposição de livros. O objetivo de postar esse evento é porque trata-se de um evento organizado pelo Capítulo Estudantil da SPE da UFES, que sempre é sinônimo de qualidade. 

É mais uma ótima oportunidade para aqueles que moram neste grande polo da indústria do Petróleo, que é o Espírito Santo.

Para mais informações, é só acessar: http://www.ufespetro.com.br/index.php

Data: 16 e 17 de maio
Evento: VI Congresso Rio Automação - IBP
Local:  Windsor Guanabara Hotel - Rio de Janeiro.

Os eventos realizados pelo Instituto Brasileiro de Petróleo dispensam comentários. São sempre excelentes eventos, com grandes empresas e profissionais envolvidos. Certeza de qualidade técnica e networking refinado. Para aqueles que são profissionais de Instrumentação e Automação, sua presença deveria ser obrigatória, haja visto o peso do mesmo. Já para você que ainda é estudante dessa área ou deseja ficar antenado, sugiro que pense em participar do evento, será uma grande oportunidade de conhecer profissionais da área, e o mais recentes descobertas e tendências para o setor. 

Para mais informações e inscrição, é só conferir na página do Congresso no site do IBP. Podem CLICAR AQUI

Sobre o evento:  
Em face ao cenário da descoberta do pré-sal, onde o setor de instrumentação e automação industrial é desafiado a desenvolver tecnologias que viabilizem a produção nestes campos petrolíferos, a sexta edição do Congresso Rio Automação terá como tema central “Desafios da Instrumentação e Automação no Pré-Sal e na cadeia do Petróleo e Gás”.

Focando as tecnologias envolvidas neste setor e ao atendimento das demandas que serão criadas neste novo cenário, os trabalhos técnicos a serem apresentados no Congresso devem ser enquadrados no temário sugerido e serão selecionados pelo Comitê Técnico:

Temas:
. Eficiência Energética
. Conectividade de sistemas
. Instrumentação wireless
. Redes de Campo
. Arquiteturas de Automação: PLC+ Supervisório x SDCD.
. Ferramentas de simulação
. Ferramentas de treinamento
. Ferramentas para gestão de conhecimento
. Instrumentação analítica para gases e líquidos
. Instrumentação e controle em sistemas de segurança - SIL/SIS
. Instrumentação subsea
. Instrumentação para águas ultra profundas
. Sistemas de Medição Fiscal e Alocação.
. Operações e gestão de ativos remotos.
. Normatização, Regulamentação e Certificação
. Otimização e controle avançado de processos
. Monitoramento de emissões e controle ambiental
. Sistemas de gerenciamento de alarmes
. Sistemas e técnicas de reconciliação de dados
. Sistemas para eficiência energética e conservação de energia
. Sistemas PIMS, MES, ERP e aplicações integradas
. Índices de produtividade na automação
. Ferramentas de calibração
. Diagnósticos
. Gerenciamento de ativos
. Salas de colaboração
. Automação de Campos inteligentes
. Contratações MAC/MIC
. Impacto do conteúdo local na automação
. Automação de separação subsea 
. Outros temas pertinentes a área

Data: 18 a 20 de Maio
Evento: I IIW European-South American School of Welding and Correlated Processes
Local: Ouro Preto - Minas Gerais


Para os profissionais que trabalham com Inspeção e Soldagem, bem como os estudantes, também esse também é um grande evento para vocês. Aqueles que puderem ir, com certeza é uma ótima oportunidade. Se você é dessa área ou quer ser, e quer ficar por dentro dos eventos para essa área, o Site da Soldagem disponibiliza em seu site: http://sitedasoldagem.com.br/eventos/.  A seguir uma breve descrição sobre o evento.

Sobre o Evento: 
A I IIW European-South American School of Welding and Correlated Processes (1ª edição da Escola Européia-Sulamericana de Soldagem e Processos Correlatos do IIW), promovida pela UFU e UFOP, em parceria com o IIW e a ABS, objetiva dispor um ambiente favorável para a troca de experiências e, ao mesmo tempo, estimular a cooperação entre os pesquisadores de ambos os continentes. Assim, alcançar maior eficiência na transferência de conhecimento científico entre linhas de pesquisa afins no campo da soldagem e permitir o nivelamento entre as instituições com diferentes níveis de avanço tecnológico e foco nas pesquisas desenvolvidas (na América do Sul as pesquisas têm caráter acadêmico e, por sua vez, na Europa a ênfase das investigações se dá na aplicação do conhecimento gerado).

Os trabalhos contarão com a divisão dos participantes em grupos temáticos, nos quais serão expostos trabalhos, previamente selecionados pela organização do evento, de acordo com a afinidade. Nas diferentes sessões, as apresentações serão seguidas de discussões em grupo. Ao término dessa etapa, cada grupo terá reuniões para definir o desfecho e posterior apresentação dos dados na assembléia geral.Saiba mais sobre o evento AQUI


Data: 14 a 17 de Junho
Evento: Brasil Offshore 2011
Local: Macaé Centro - Macaé - RJ

Para finalizar, não poderia deixar de falar do evento mais esperado do 1º semestre:  A Brasil Offshore. Também é outro evento que dispensa comentários, afinal, as maiores empresas do setor estarão expondo seus produtos e tecnologia na feira. Para este ano, o site está reformulado e com um visual bem legal e interativo. Para aqueles que gostam de se planejar, já é possível baixar a PLANTA da feira, com o local onde cada uma das empresas ficarão. 


View more presentations from Tecnopeg.

Já para aqueles que ainda não conhecem o evento, a seguir uma breve descrição sobre a mesma.

Sobre o evento: 
Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, é  realizada a cada dois anos em Macaé, base das operações e responsável por mais de 80% da exploração Offshore do Brasil. O evento atraiu em 2009, uma visitação superior de 49.000 profissionais e 636 expositores.

Consolidado no mercado com mais de 10 anos de existência, o evento é organizado e promovido em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP- Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e SPE - Sociedade de Engenheiros de Petróleo.

O evento permite que profissionais de E&P  busquem e discutam novas tecnologias de exploração e produção, debatam novas ideias e descubram as soluções que os permitam observar o potencial do mercado Offshore brasileiro.

A diversidade de expositores combinada à visitação especializada e ao alto poder de decisão resume a receita do sucesso da terceira maior feira da indústria offshore do mundo. Quem faz a afirmação são os 636 expositores nacionais e estrangeiros e os 49.224 visitan­tes que participaram do evento em 2009.

CONCLUSÃO
Esses são alguns dos mais importantes eventos deste ano. Mas os eventos desse 1º semestre não se limitam a eles. Procure ver nas revistas especializadas do setor, na faculdade da sua região, sempre tem alguns eventos menores, mas que também são muito bons, ou até eventos maiores, que posso ter esquecido de destacar aqui.

O objetivo foi de mostra-los aqueles de destaque, e também para lembra-los da importância de comparecer neles. Eventos sempre são uma ótima oportunidade, e eu fui uma prova viva disso, como falei no artigo de como consegui minha oportunidade offshore. Desejo a mesma sorte que eu tive a todos vocês amigos do Tecnopeg, e espero encontrá-los em algum evento desse.

Deus abençoe a todos!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.