[Fechar]

banner

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Rádio TECNOPEG - Oportunidade para Tecnólogos em Petróleo e Gás e uma análise sobre as Atribuiçoes do mesmo.

Boa Noite Amigos do TECNOPEG,

O que acharam da 2º parte do Informativo TECNOPEG?? A Juliana trouxe excelentes novidades! Espero que gostem! Meu desejo era deixa-lo por mais tempo exposto como primeiro post, porém, nao poderia deixar de postar e comentar 2 ótimas notícias que sairam essa semana. Uma especialmente para os Tecnólogos em Petróleo e Gás e outra para Tecnólogos mas também para Engenheiros.

OBS 1: Ao publicar a postagem, percebi que a formataçao ficou um pouco ruim, embaraçosa. Por isso, caso tenham dificuldades de ler a postagem ou acharem muito grande, podem baixar AQUI. É bom até mesmo, para aqueles que desejarem guardar para ler depois.

OBS 2: Se voce é Tecnólogo em Petróleo e Gás, ou conhece algum Tecnólogo em Petróleo e Gás que já esteja trabalhando na índústria, em qualquer funçao, mande o seu contato ou da pessoa que voce conhece, para victor.tecnopeg@gmail.com , especificando se possível a funçao e a empresa no qual trabalha. O objetivo é ter uma pesquisa para fazer um levantamento de quais empresas os Tecnólogos tem trabalhado e quais funçoes tem atuado. Se puderem colaborar será muito importante para a categoria!


VAGA PARA TECNÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS.


Essa com certeza deve ser de interesse de muitos Tecnólogos! Recebi pelo Leonardo Dias, autor do Eco Oil, ótimo blog especializado na área ambiental do setor de Petróleo e Gás. Foi através de um tweet que ele enviou no dia 2/11, como podem ver no print abaixo:

Se voce está no perfil, nao perca tempo, mande seu Curriculo! Obrigado ao Leonardo pela dica!
PROFISSOES EM ALTA - ENGENHEIRO DE OPERAÇOES

Essa postagem quem trouxe foi o Rhamany, no QG do Petróleo, no qual saiu originalmente no site Exame. É uma ótima oportunidade para Engenheiros, como podem ver na reportagem. Mas também gostaria de trazer uma análise que talvez nem todos perceberam: Os Tecnólogos em Petróleo e Gás, também tem capacidade e formaçao para exercer essa funçao. Lembrando que, Engenheiro de Operaçoes é o nome da funçao, e nao da formaçao, entao acredito que Tecnólogos em Petróleo e Gás com essa experiencia descrita, tem capacidade e background suficiente para exercerem essa funçao com louvor. Como assim???

Nas próximas linhas estarei explicando quais razoes para acreditar que é possível. Serve tanto para voce que é estudante ou formado em Tecnólogo, como para alguém de RH de alguma empresa e nao que conhecia os Tecnólogos. Todas as explicaçoes, sao baseadas em fontes confiáveis e nao sou eu que estou "inventando", além de dar minha opiniao pessoal, por ser um Tecnólogo que trabalha embarcado.


Para começar a explicar, vamos voltar ao passado dos Tecnólogos. Para aqueles que nao sabem, os antigos Cursos Superiores de Tecnologia, ou seja, os Tecnólogos, quando foram criados, inicialmente tinham o seguinte Título: ENGENHARIA DE OPERAÇOES, como voces mesmo podem ver na Cartilha sobre a Evoluçao História da Eduçao Tecnólogica no Brasil.  Sabendo disso, nao tem como nao se perguntar porque os Tecnólogos em Petróleo e Gás nao poderiam exercer? Afinal, podemos dizer que seriamos os Engenheiros de Operaçoes da área Petrolífera.

Sei que muitos podem dizer: "Mas isso era o Tecnólogo no passado, hoje os Tecnólogos nao teriam capacidade para isso". Será mesmo? Para responder a essa questao, vamos analisar essa questao baseado naquele que é a referencia sobre as Ocupaçoes e Atividades que existem no Brasil: O CATÁLOGO BRASILEIRO DE OCUPAÇOES OU CBO. Vejam as atribuiçoes dos Tecnólogos em Petróleo e Gás segundo o CBO:
Prestaram bastante atençao nas atribuiçoes que um Tecnólogo tem capacidade para exercer? Prestaram atençao mesmo? Pois essa sao as atribuiçoes definidas nao pelo TECNOPEG, Universidade ou um orgao qualquer, sao definidas pela referencia nessa assunto.

Agora que já gravaram e entenderam que atividades um Tecnólogo em Petróleo e Gás pode exercer, voltem a ler o que o especialista em recrutamento da Robert Half disse na reportagem que saiu na Exame:

"É ele quem vai garantir que os equipamentos, as pessoas e o suprimento estejam em dia para que a unidade não pare".
Obviamente estas nao sao as únicas atribuiçoes de um Engenheiro de Operaçao, mas, em suma, é isso. Ou seja, como o próprio especialista diz:
"O engenheiro de operações sabe muito da técnica, mas também tem um perfil de administrador"
Agora que já viram as atividades que um Tecnólogo em Petróleo e Gás pode fazer, e o que um Engenheiro de Operaçoes faz, me diga: Podem ou nao exercer essa funçao? Existe muitas similaridades, citarei algumas atribuiçoes contidas neste documento que postei que se adequam as atribuiçoes que um Engenheiro de Operaçoes exerce, confiram:
  • Gerenciar Itens de Controle
  • Avaliar riscos operacionais de Produçao e Embarque
  • Verificar plano de Produçao e Embarque
  • Coordenar Projetos
  • Controlar Logística
  • Elaborar planos sequenciais de produçao e embarque
  • Definir perfil de pessoal
  • Coordenar Implantaçao do Projeto
  • Coordenador Treinamento da Equipe
  • Providenciar Instalaçoes e Equipamentos de Prospecçao, Extraçao e Beneficiamento
  • Identificar parametros Técnicos e Economicos
  • Especificar Instalaçoes e Equipamentos de Prospecçao, Extraçao e Beneficiamento
  • Elaborar Relatórios Técnicos

Mais uma vez eu digo, isso nao sou eu que estou inventando. É o CBO que definiu de acordo a Grade Curricular dos cursos de Tecnologo em Petróleo e Gás e essas sao só algumas atividades que estao ligadas com as atribuiçoes ditas pelo especialista, se voce continuar lendo, verá que tem muitas outras.

Outra vantagem que o formado em Tecnólogo em Petróleo e Gás tem em relaçao a outras formaçoes, é que ele tem justamente aquilo que é necessário para exercer a funçao de Engenheiro de Operaçao: Saber da Técnica e também ter um perfil Administrador! Exatamente como é formada a maioria das grades dos Tecnólogos, onde voce ve uma mescla entre as disciplinas técnicas/específicas, como Prospecçao, Perfuraçao e Produçao, Reservatórios, e etc. com disciplinas de "gestao", como muitos falam, como: Gerencia de Projetos, Logística/Logistica Offshore, Empreendedorismo, Comercializaçao e Distribuiçao, Contabilidade, Analise Financeira de Projetos, e etc.


Se voce quer chegar lá, e nao tem nenhuma experiencia, comece de baixo, pegue experiencia na área, realize sua funçao, mas procure entender o processo da operaçao, para que tenha uma visao do todo, de "como funciona as coisas". Hoje em dia, as empresas estao em busca desse tipo de profissional: o especialista com visao generalista, ou seja, que um profissional que detém o conhecimento Técnico sobre determinado assunto (por isso a importancia de se ter um curso técnico nessa área industrial) mas que ao menos tempo tem uma visao de todo processo, de toda operaçao onde está envolvido.
Eu posso dizer isso por experiencia própria, pois aqui na plataforma, apesar de nao estar atuando diretamente na operaçao, seja de perfuraçao ou produçao, a base técnica que adquiri em minha graduaçao, juntamente com a de outros cursos que fiz, me ajudam muito a entender os processos que ocorrem na mesma. Diferente de muitos (a maioria) dos Engenheiros, Operadores, Técnicos que nao estudaram sobre Petróleo e que atuam diretamente nas atividades de operaçao (geralmente os com menos experiencia é claro). Eles sao especialistas naquilo que fazem, porém nao entendem os processos, o funcionamento de uma plataforma de petroleo, reduzindo a efiencia do trabalho, em comparaçao a um profissional que já tem uma base técnica sobre o assunto.
O OUTRO LADO DA MOEDA.

Isso quer dizer entao, que posso começar a mandar meu curriculo para concorrer a vaga de Engenheiro de Operaçao??? Obviamente que nao! Para chegar lá, é necessário ter 2 pré-requisitos que o especialista também fala:

"Neste ponto, a experiência em campo e nível de inglês fluente é fundamental"
Nao é porque voce se formou em Tecnólogo em Petróleo e Gás que significa que exercerá a funçao de Engenheiro de Operaçoes. Como em qualquer área, seja de Petróleo ou nao, tudo tem suas etapas e caminhos a seguir. Nao estou falando isso para desanimar aqueles que estao avídos por uma vaga. Essa é a realidade, e nao tem como ser diferente, afinal, o Engenheiro de Operaçoes tem uma grande responsabilidade, e colocar profissionais sem experiencia nenhuma profissional que acabou de sair da faculdade, é uma decisao muito arriscada, voce estará arriscando o andamento de uma operaçao inteira.

CONCLUSAO
O Objetivo desta postagem foi esclarecer um pouco das atribuiçoes de um Tecnólogo em Petróleo e Gás. Agradeço até ao Carlos Eduardo, que mandou a seguinte mensagem no Twitter, quando eu retuitei a postagem do QG do Petróleo sobre essa matéria da Exame. Através dela que me veio a inspiraçao para escrever esse artigo. Vejam abaixo:

Infelizmente, o Carlos Eduardo nao está sozinho nestas indagaçoes e atitudes, porém, é uma atitude erronea. Mas nao é por culpa dele, e sim, culpa das Universidades e Centros de formaçao que nao orientam os estudantes quanto a isso. Desta forma, os Tecnólogos em Petróleo e Gás saem da faculdade achando que vao encontrar um anuncio assim: VAGA PARA TECNÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS. Esse tipo de anúncio será muito difícil de se ver, pois sao poucas as empresas nos quais existem funçoes/cargos que sao chamados de Tecnólogos. Geralmente o que voce vai encontrar sao vagas nos quais os Tecnólogos podem concorrer, como já vi em muitas por ai. Nao fiquem cegos procurando só por vagas com esse título, procurem por vagas nos quais o Tecnólogo poderia atuar, e se lá nao está especificado que aceita Tecnólogo em Petróleo, apresente a formaçao para o recrutador/pessoa que te mostrou a vaga, ou seja, mostre para ela que voce pode exercer aquela funçao com excelencia! Só assim essa formaçao será reconhecida.


Outro ponto importante que gostaria de alertar para voces que estao fazendo ou já sao formados em Tecnólogo em Petroleo e Gás: QUALIFIQUEM-SE! Quantos de voces tem um bom nível de ingles? Voces sabem o que é Gerenciamento de Projetos? Já ouviram falar em MS Project? Primavera? PDMS? Sabem utilizar o excel? Já ouviram falar em Mapa de Risco? e etc. Enfim, tudo isso que eu falei, sao ferramentos e conceitos importantes que um bom Tecnólogo deveria pelo menos conhecer, afinal, ele nao realiza todas aquelas atribuiçoes mencionadas acima? Como voce vai Controlar um Projeto sem conhecimento pelo menos de Excel e/ou MS Project? Como voce vai avaliar os riscos de uma operaçao sem nunca ter ouvido falar em Mapa de Riscos?
Nao dizendo aqui para voces serem especialistas em tudo isso que eu falei, mas que pelo menos, procurem ficar antenados nesses conceitos, pois mesmo que voce nao tenha experiencia, pelo menos voce está bem qualificado na teoria, faltando apenas da oportunidade na prática, que é um pulo, se voce mostrar que sabe na teoria. Agora, se voce nao sabe nem na teoria, como voce vai passar credibilidade que sabe??? Ninguém vai colocar um carro na sua mao, se voce nunca ouviu falar sobre carros.
O grande mal de muitos Tecnólogos, mais uma vez, nao sendo culpa deles, é querer fazer Tecnólogo porque quer trabalhar como Homem de Área ou algo do tipo. O Tecnólogo nao se restringe a isso, e o profissional acaba se qualificando só nisso, esquecendo as outras áreas, e infelizmente fica a ver navios, pois acabam preferindo um profissional de nível técnico ou outro que as vezes nem curso técnico tem, ao inves de escolher o Tecnólogo, pois é muito qualificado para ser Homem de Área, achando que vao ficar de muito nariz em pé ou ficar de corpo mole por ter nível superior (isso realmente acontece muitas vezes).
Para finalizar, as mensagens que gostaria de deixar para voces sao:
  • Procure saber quais sao as atribuiçoes de um Tecnólogo em P&G, se nao gostou, saia e vai fazer um outro curso. Pois profissionais mal qualificados e que nao vestem a camisa da formaçao, só fazem a imagem do Tecnólogo fica pior.
  • Nao se restrinja a esperar por vagas para Tecnólogos, venda-se para as empresas! Mostre que é formado em um curso que te dá qualificaçao para exercer determinadas funçoes.
  • Qualifique-se! Qualifique-se! Qualifique-se! Esteja preparado para o que o mercado pede.
  • Ser formado em Tecnólogo em Petroleo nao serve apenas para trabalhar como Homem de Área, ou em áreas diretamente envolvidas com a operaçao, pelo contrário, seu perfil encaixa-se melhor com Funçoes de Apoio a Operaçao, trabalhando com Logistica, Gestao de Projetos, Planejamento, área de Materiais, Gestao de Operacoes e etc.
  • Fique sempre ligado nas atividades do setor, nada melhor do que isso, para ser estar esclarecido e por dentro do que o mercado pede. 
Um abraço a todos!


 Visite também: 
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://www.petroleovagas.blogspot.com/


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

3 comentários:

Leonardo 5 de novembro de 2010 às 20:28  

Fala Victor!

Ainda não tive a oportunidade de ler este post (farei em breve). No entanto, queria aproveitar a oportunidade e divulgar mais uma oportunidade que encontrei para os tecnólogos:
http://www.ciadetalentos.com.br/pgsup/

Um grande abraço!

Rafael 6 de novembro de 2010 às 07:16  

Tem um ponto muito importante que esquecem de tocar. O registro no CREA é fundamental para exercer estas atividades. Infelizmente a maioria dos tecnólogos não conseguem registro nesta instituição que ainda nos discrimina. Temos que brigar para conseguirmos o CREA. Que é de direito segundo nossa classificação na CBO e no Confea.
E vocês, dos blogs de petróleo e gás, podem nos ajudar a mudar isso.
Abç.
Rafael Machado Prado
rafamachadoprado@yahoo.com.br

Unknown 6 de novembro de 2010 às 09:12  

Ótimo ponto Rafael!
Acabei esquecendo de tocar nesse ponto e que é de suma importancia! Muitos Tecnólogos em Petroleo e Gás nao tem tirado seus CREAs, mesmo as vezes dando para tirar!

É essencial ter o CREA!

Ótima contribuiçao!
Obrigado!

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.