[Fechar]

banner

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rádio Tecnopeg - O Comperj e o Refino no Brasil ( Parte 1 )

Olá boa tarde queridos Tecnopeguianos!

Ao ver os noticiários, artigos, me atentei por um assunto super interessante que está em alta para abordar aqui com vocês, o refino no Brasil, nos focando no Comperj ( Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ). Sendo assim, estudei as nossas refinarias, capacidades de processamento de cada uma delas, os investimentos feito pela Petrobras no período de 2010-2014.
No seu plano de negócios para o período 2010-2014, a Petrobras prevê investimentos de US$ 73,6 bilhões na área de refino, transporte e comercialização.

Saiba mais sobre este grande projeto e veja no que ele pode influenciar a sua vida no futuro!

A Petrobras possui 11 refinarias, além das outras duas que estão em construção a RNEST ou Abreu e Lima, e o Comperj. Nestas 11 refinarias nós temos: Reman (Refinaria Isac Sabbá), Lubnor (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste), RLAM (Refinaria Landulpho Alves), Regap (Refinaria Gabriel Passos), Reduc (Refinaria Duque de Caxias), Revap (Refinaria Henrique Lage), Recap (Refinaria de Capuava), Replan (Refinaria de Paulínia), Repar (Refinaria Pres. Getúlio Vargas), RPBC (Refinaria Pres. Bernardes), Refap S/A (Ref. Alberto Pasqualini).

Mas por que a mídia tem dado tanta repercussão por mais uma refinaria?!
O  Comperj será o maior investimento individual da história da Petrobrás! Seus investimentos seriam semelhantes a construção de 3 refinarias que nem a REDUC! Além de aumentar a capacidade de refino de 2,260 milhões de barris por dia em 2014, o que representa um aumento de 23,4% em relação à capacidade atual, de 1,831 milhão de barris por dia; o Comperj irá refinar óleo pesado!

Óleo pesado?!   Sim!
A maior parte do óleo de nossas reservas é chamado de óleo pesado! Muitos dizem na auto suficiência do Brasil, sim, nós somos! Mas temos que importar Nafta ou Gás Natural, duas matérias-primas que o Brasil não produz em quantidade suficiente para abastecer o seu mercado. O Comperj terá como objetivo estratégico reduzir as importações de Nafta e proporcionar bases competitivas internacionais para o crescimento da indústria petroquímica brasileira.

Localizado em Itaboraí, o Comperj irá entrar em atividade em 2012, havendo a produção de resinas termoplásticas e combustíveis, estimulando assim a instalação de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas, gerando nada mais nada menos do que 212 mil oportunidades diretas, indiretas e efeito renda em âmbito nacional!
Com o objetivo de tornar o projeto mais competitivo, mudaram os planos no escopo do projeto. E mudaram para melhor! O que inicialmente era previsto para 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional, hoje, o Comperj terá a capacidade de processamento de cerca de 300 mil barris/dia de óleo pesado nacional, além deste aumento da capacidade de processamento, os investimentos sofrem constantes elevações o que pode chegar a R$ 25 bilhões. Se tornando assim, o maior empreendimento isolado da Petrobras no país!
O Comperj contará com altas tecnologias, aumentando assim a produção nacional de produtos petroquímicos, que terá como principais produtos: petroquímicos de 1º geração – propeno, butadieno, benzeno, entre outros, e com uma capacidade de eteno de ordem de 1,3 milhão de toneladas/ano; petroquímicos de 2º geração – estireno, etilenoglicol, polietilenos e polipropileno, entre outros.


Forte abraço Tecnopeguianos e Tecnopeguianas!

Juliana Silveira





Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://draft.blogger.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

Twitter JULIANA SILVEIRA: www.twitter.com/petroleira_tecn
Facebook JULIANA SILVEIRA: www.facebook.com/juliana.tecnopeg

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.