[Fechar]

banner

sábado, 27 de novembro de 2010

Coaching TECNOPEG - Concurso da Petrobras e Mercado de Trabalho para Engenheiros x Tecnólogos.

Boa Tarde Amigos Tecnopeguianos,

Essa semana saiu mais uma notícia de concurso público da Petrobras, como podem ver no G1: Petrobras prevê concurso para o ano que vem e 6 mil vagas até 2013. Sem dúvida nenhuma é uma excelente notícia, os Salários variam de R$ 1.647,19 a R$ 5.685,07. Além do salário-base, a empresa oferece participação nos lucros, previdência complementar, benefícios educacionais para filhos de empregados (da creche ao ensino médio) e plano de saúde (médico, odontológico, psicoterápico e benefício farmácia).

Mas como todo concurso da Petrobras, juntamente vem aquela questão: PETROBRAS NÃO ACEITA TECNÓLOGOS. E nessa notícia, eles deixaram claro, alegando que o tempo de treinamento será maior caso contrate Tecnólogos. Não vou entrar no mérito se eles estão certos ou não, pois já falei sobre isso no artigo: "Porque a Petrobras recusa egressos dos cursos Tecnológicos". Hoje vou deixar para compartilhar a opinião de um colega, Vivaldo Souza, expressa numa discussão por e-mail que achei bem interessante, e olha que nem Tecnólogo ele é. 

Também publicarei um estudo muito interessante do CONFEA, fazendo uma Análise do mercado de trabalho, para Engenheiros e Tecnólogos, abordando desde empregabilidade, melhores áreas, opinião das empresas sobre as formações e etc. Vale a pena dar uma olhada. 


Autor: Vivaldo Souza
E-mail: vivaldoms@gmail.com

SOBRE A NOTÍCIA
Infelizmente essa afirmação denigre a imagem de todos os tecnólogos, e sendo uma empresa de economia mista com presença do governo, deveria ser a primeira a respeitar as legislações em vigor de todas as áreas, e a legislação do MEC está sendo desrespeitada.

Alem de engenheiro, também sou bacharelado em administração de empresas e bacharelado em ciências econômicas, e a frase “Quando o plano de cargos da Petrobras foi desenvolvido, com consultas a todas as áreas e atividades, o requisito tecnólogo não apareceu em nenhum dos estudos que foram feitos”, e através dessa afirmação da frase se pode concluir de que deve ter sido um trabalho de consulta tendencioso ou mal elaborado, pois os tecnólogos são profissionais formados para o mercado de trabalho em consonância com o que há de mais atualizado em termos de realidade de mercado de trabalho e ensino, e por isso os tecnólogos são uma realidade nos paises desenvolvidos (somente aqui no nosso país é que existe esse preconceito). Na área de cargos e salários não existe nada que fundamente uma conclusão tão equivocada como essa dita nessa frase preconceituosa e bombástica.

Com relação a outra informação através da frase “A exigência é de formação plena, aquele bacharelado que dá à pessoa a condição de um conhecimento maior. Se com a formação plena nós precisamos complementar a educação dentro da companhia, imagina se fosse para um tecnólogo, esse tempo de formação seria muito maior”, é outro absurdo, pois em qualquer profissão sempre teremos os profissionais juniores (recém formados), os profissionais plenos (com mais de 5 anos de formados) e os profissionais seniores (com mais de 10 anos de formados), e caso a Petrobras queira profissionais sem necessidade de complementar seus conhecimentos, que contrate profissionais seniores pagando o que esses profissionais merecem e recebem no mercado de trabalho da iniciativa privada (o mercado está cheio de bons profissionais). Para se ter a idéia de que essa afirmação da frase dita não tem cabimento, os cursos de bacharelados têm uma formação generalista e a criação dos cursos superiores de tecnologia foi exatamente para se ter formação de profissionais de níveis universitários com formação profissional focado especificamente na realidade de cada atividade especializada do mercado de trabalho, exatamente o oposto do que foi dito na frase.

Acho que a empresa foco dessa discussão está precisando contratar tecnólogos de RH seniores de grandes empresas privadas para que os mesmos façam um bom trabalho de cargos e salários, pois os bacharelados em Administração da empresa ou erraram ou se equivocaram (eu conheço muitos tecnólogos de RH que podem fazer um trabalho maravilhoso e é só pagarem o que eles merecem), pois cargos e salários dessa empresa deixa muito a desejar para quem é sênior. 

Sem querer ser preconceituoso, geralmente todo bacharelado que é um brilhante profissional na sua área de trabalho, antes esse profissional exerceu a profissão como técnico da área. Vejam geralmente os engenheiros da minha área com experiência profissional principalmente de campo, são aqueles profissionais que antes foram técnicos da área. Claro que existem exceções, mas são exceções.

SOBRE A PETROBRAS
A empresa mencionada é de uma das áreas que mais afeta o meio ambiente com combustíveis fosseis (já temos na matriz energéticas outras fontes de energia renováveis), e para piorar tem uma das gasolinas das mais caras do mundo, dinheiro esse que entra fácil e sai fácil, financiando qualquer pessoa formadora de opinião que poderia reclamar da empresa, lembrando que ainda temos um óleo diesel dos mais poluentes e maléficos do mundo.

Com relação à baía da Guanabara, as suas atividades contribuíram muito para que a mesma virasse um esgoto (já tomei banho na praia de ramos e na praia do galeão e a água era límpida e hoje até a praia de botafogo está poluída). Fora a P36 aonde informações são censuradas e só temos acesso e aos casos externos (Piper Alfa), e vejam o caso das plataformas interditadas na bacia de campos por serem velhas e mal conservadas.

Imagine se a empresa não fosse exemplo de empresa modelo. Essa empresa é o sonho de +/- 75% da juventude que quer emprego, mas os salários são bons para quem está iniciando e para quem já é veterano so é atrativo a estabilidade de emprego. Tem muita gente competente nessa empresa, mas também tem muita gente incopentente e preguiçosa (perguntes aos terceirizados).

Com relação a tecnólogos, a graduação universitária tipo bacharelado tem uma formação generalista principalmente para pesquisa, e a formação universitária modalidade curso superior de tecnologia (tecnólogo) tem uma formação especialista em consonância com o mercado de trabalho.

Na área de engenharia temos as seqüentes funções: engenharia aplicada (engenharia de campo, engenharia de projeto) e engenharia de pesquisa. A engenharia aplicada temos a engenharia de manutenção, de operação, de instalação, de montagem, de teste de fabrica, de teste de campo, de comissionamento, de projeto. Na engenharia de pesquisa temos até tecnólogos com mestrado e doutorado. O tecnólogo competente pode atuar em qualquer dessas áreas sem problema nenhum.

O problema é o preconceito de uma minoria preconceituosa dessa empresa que discrimina os tecnólogos por causa do conflito de interesses Engenheiros X Tecnólogos, o resto é acreditar em Papai Noel. Desculpem-me o excesso de fraqueza, mas é que estou de saco cheio dessa discriminação que se arrasta desde a época dos engenheiros operacionais. Mas concordo com você, tem muitos tecnólogos ótimos, mas também tem muitos na sombra do boi.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM

Amigos leitores, se você também tem alguma opinião seja sobre os Tecnólogos, Mercado de Trabalho ou algum material que queira compartilhar, fique a vontade para entrar em contato conosco e contribuir ainda mais com o TECNOPEG. Contamos com sua ajuda para fazer daqui um espaço cada vez melhor de orientação na indústria do Petróleo! 

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.