[Fechar]

banner

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Coaching TECNOPEG - 8 Liçoes aprendidas ao entrar no Comite Jovem do IBP.

Bom dia Amigos Tecnopeguianos,

Aproveitando o anúncio oficial do 2 Encontro de Jovens Lideres da Indústria do Petróleo, realizado pelo Comite Jovem, gostaria de compartilhar com voces a forma na qual consegui entrar no Comite e algumas liçoes que tirei desse acontecimento. Quando eu disse na postagem anterior, sobre o   que era com grande prazer que estava divulgando o evento, é porque foi graças a ele que hoje sou membro do Comite Jovem do IBP!

Ficou curioso pelo motivo??? Entrar no Comite Jovem foi uma grande conquista na minha vida que exigiu de mim algumas posturas e atitudes que olhando hoje, me faz tirar algumas liçoes que gostaria de falar pra voces!

No começo, estarei contando um pouco de como consegui, e ao final destacarei as licoes aprendidas.

INGRESSO NO COMITE JOVEM DO IBP
Aqueles que já visitam o TECNOPEG a mais de 1 ano, devem ter visto a postagem que fiz sobre o 1º Encontro de Jovens Lideranças da Indústria do Petróleo, realizado no dia 3 de dezembro do ano passado. Na ocasiao, já conhecia um pouco o Comite Jovem, devido a apresentaçoes que encontrei sobre o mesmo. Assim que conheci, fiquei logo "apaixonado" pela proposta do Grupo, pois estava muito ligado a tudo que vinha fazendo no TECNOPEG. Mas como conseguir?

Essa foi a primeira pergunta que me fiz, afinal, todos os membros trabalhavam em grandes empresas do setor, e eu, era um "simples" Tecnólogo, cuja formaçao sofria certos preconceitos e muito menos trabalhava na área ainda. Mesmo assim, fazer parte deste grupo era um objetivo a alcançar. Foi quando através de um amigo meu, pude conhecer uma membra do Comite Jovem, em um Evento. Ela já conhecia meu trabalho no TECNOPEG e por isso me falou sobre este 1º Encontro que iria se realizar. Logo pensei: "Será a oportunidade de me aproximar do Grupo e assim quem sabe conseguir uma oportunidade!" Através de um ajuda dela, consegui fazer minha inscriçao e garantir minha presença no evento.

1º Etapa para chegar ao objetivo concluida: Consegui me aproximar do Grupo. Para quem 2 meses atrás via longe esse objetivo, participar de um evento do próprio Comite Jovem seria uma grande oportunidade!

Até ai tudo bem, seria fácil conhecer as pessoas e quem sabe tentar uma vaga, afinal, estaria na companhia de uma outra membra. Mas como na vida, nem tudo é fácil, essa minha colega nao pode comparecer e eu fiquei sozinho no evento, nao conhecia absolutamente ninguém. E agora? Meu objetivo estaria escapando, logo agora que cheguei tao perto?

A resposta seria sim, se eu nao tivesse certeza do que eu queria. Simplesmente iria me envergonhar, ficar no meu cantinho, assistir a palestra e ir embora. Mas eu tinha uma meta, e essa meta era pelo menos conhecer o Coordenador do Comite Jovem, afinal, ele era a "autoridade" máxima do mesmo. Desta forma, ao invés de jogar tudo a perder por um acaso, resolvi enfrentar a dificuldade e vencer essa barreira.

2º Etapa para chegar ao objetivo: Assistindo a Palestra do entao Coordenador na epoca, o Rodrigo Saavedra, ele dizia na mesma, que um dos projetos do Comite Jovem para o ano seguinte era criar um espaço de E-Mentoring para jovens estudantes e profissionais da Indústria visando suprir a carencia de informaçao e orientaçao no setor, logo pensei: "BINGO! Essa é a deixa que eu precisava para criar coragam e falar com ele! É Justamente isso que o TECNOPEG já faz!"

Logo após terminar o evento, veio a parte mais difícil: conseguir ter acesso ao Rodrigo, afinal, como Coordenador do Comite, era a pessoal mais rodeada no coffee-break. Munido com meu simples cartao de visita do TECNOPEG, no qual tinha eu mesmo tinha preparado dias antes (sem saber do evento), fui chegando de fininho próximo a ele. Na primeira oportunidade que ele ficou sozinho eu pensei: "É agora!". Com um certo nervosismo, me apresentei a ele, disse que estava no evento por indicaçao da minha amiga que era membra, e assim fomos desenvolvendo nossa conversa, até que entrei no assunto do Projeto que eles tinham de E-Mentoring e do que eu já vinha fazendo no TECNOPEG. Ele achou muito bacana a idéia e a expressao que o blog já tinha na epoca, disse que seria algo para conversar depois que o Comite voltasse de férias, e trocamos cartoes. Logo depois ele foi me apresentando a outros membros e assim pude falar um pouco mais do TECNOPEG e quais era meus objetivos com ele.

Graças a Deus, a idéia teve uma ótima receptividade e logo depois que as atividades do Comite voltaram, por volta de Março deste ano, fui convidado para participar de uma reuniao do Comite. Lá pude me apresentar, falar mais da minha formaçao, falar do Tecnopeg e conhecer outros profisisonais da indústria. Inclusive já tinha uma Tecnóloga que fazia parte do Comite, que é a Marcelli Tavares, que trabalha na ONIP. A Partir da segunda reuniao, já recebi o convite formal para participar do Comite Jovem, e desde entao venho realizando esse prazeroso trabalho, conhecendo excelentes pessoas e profissionais e fazendo aquilo que eu mais gosto, que é ajudar na orientaçao e desenvolvimento de pessoas.

CONCLUSAO

Para finalizar esse meu texto narrativo de como foi consegui uma oportunidade no Comite, gostaria de destacar algumas liçoes que aprendi e que acredito que possa contribuir também com o crescimento de voces, como contribuiu comigo.

1º LIÇAO: Esteja sempre antenado com o mercado que voce atua.

Eu diria que este é o primeiro mandamento para quem deseja ser um bom profissional e se destacar na sua área. Estando sempre antenado com informaçoes e orientaçoes sobre seu setor, voce sempre terá mais informaçoes para decidir e guiar seu futuro, assim como ter assunto para conversar numa roda de amigos num evento por exemplo. Afinal, se eu nao estivesse antenado com o que acontecia na indústria naquela ocasiao, nunca conheceria o Comite.

Atualmente, nao estar ligado no que acontece na indústria nao é mais desculpa. Existem diversos sites, blogs e fontes na internet que trazem ótimas informaçoes diariamente. O objetivo do TECNOPEG é justamente esse.

2º LIÇAO: Tenha uma meta, um objetivo.

Nao é a primeira vez que toco nesse assunto, mas é impossível de falar sobre conquistas, seja profissional ou pessoal, sem falar em METAS! Sem elas suas chances de consegui-las sao reduzidas a questoes de sorte, com elas suas chances de ser um profissional de destaque aumentam consideravelmente. Eu sempre tive uma meta: ser um profissional de destaque na indústria e mostrar a categoria dos Tecnólogos como uma categoria qualificada. Isso nos remete a terceira liçao.

3º LIÇAO: METAS nao sao eficazes sem estratégias.
Nao adianta nada eu ter essa meta e guardar comigo, mante-la apenas em meus sonhos e imaginaçoes. Preciso coloca-las em prática, ou seja, para isso acontecer, preciso de estratégias para chegar lá! E fazer parte do Comite Jovem seria uma etapa chave nessa minha conquista, afinal, estaria participando de um grupo com diversos profissionais da indústria, "patrocidado" por uma das maiores instituiçoes do setor: o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Um ponto importante para destacar é que METAS devem ser subdivididas em sub-metas e por assim sucessivamente dependendo do que voce deseja, pois metas muito generalistas e abstratas acabam deixando a pessoa confusa e perdida, sem saber para onde ir, fazendo o efeito contrário: ao invés de impulsioná-las para a açao, as deixarao paralisadas. Um exemplo claro disso é o que mais acontece hoje, a maioria das pessoas tem o seguinte objetivo: TRABALHAR NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO. Nossa, tem meta mais generalista que essa? Onde trabalhar? Em que tipo de empresa? Com que tipo de atividade? Esse é o grande vilao da maioria das pessoas que tentam entrar e nao conseguem: falta de foco. Desta forma, acabam atirando para todos os lados e nao se qualificam adequadamente para o mercado.

4º LIÇAO: A importancia da sua rede de contatos para potencializar suas estratégias.

Hoje em dia, talvez, a maioria das pessoas já tenham lido ou ouvido falar dessa palavrinha mágica no mundo dos Negócios: NETWORKING. Para muitos uma barreira, para outros, uma soluçao. Na atual sociedade, nao há como nao contar com esse importante alidado para suas estratégias de carreira ou pessoal. No meu caso, o fato de já conhecer um membro do Comite, foi um grande facilitador para começar uma conversa e me inserir no assunto. Nao sei se felizmente, ou infelizmente, hoje esse é o um fator importantissimo para quem deseja uma oportunidade.

5º LIÇAO: Nunca desista dos seus objetivos, nem quando tudo vai contra.

O fato de ter conseguido uma vaguinha nos inscritos no evento, poderia achar que já estava tudo garantido, é só pedir para minha amiga me apresentar o Coordenador, falar do blog que eu consigo. Mas nao foi isso que aconteceu. Eu estava sozinho, e dependia somente de mim dali pra frente. Desistir e colocar a culpa na vergonha, que seria mais fácil e confortável? Ou tomar coragem e superar toda vergonha e barreira, que seria bem mais difícil e desconfortável? Eu optei pela mais difícil, porém mais sensata decisao, e estou no Comite hoje. Por isso, se voce hoje nao ve esperança em conseguir aquela oportunidade, nao desanime, confie no seu potencial e vai buscar o que é seu!

6º LIÇAO: Esteja sempre preparado para as oportunidades, elas nao esperam por voce.

Nao foi o fato de estar na palestra que me garantiu a oportunidade. Pois se eu nao tivesse todo um trabalho bem realizado no TECNOPEG, ou melhor, se eu nao tivesse o TECNOPEG com certeza, nao teria como aproveitar a "deixa" dada por ele sobre o Projeto de E-Mentoring, algo que eu já fazia. Logo, mesmo sem saber, eu já estava preparado para o que eles estavam propondo. Outro ponto importante, é o fato de ter um cartao de visita e as estatísticas do blog na cabeça. Digamos que na ocasiao, eu tivesse o Tecnopeg, que estaria de acordo com o Projeto deles, porém nao tivesse nada que passasse credibilidade naquele momento (o cartao de visita), com certeza ele nao daria atençao para o que eu falasse, da mesma forma, se ele me perguntasse sobre as estatísticas do TECNOPEG e eu dissesse: olha, nao sei , mas eu vou ver e depois te falo ok? Nao tenho dúvidas que nao daria a menor atençao para mim.

Voce que deve estar preparado para as oportunidades, seja ela profissional, pessoal, e etc. Nao conte com a sorte, elas com certeza nao esperarao por voce, e aquele que estiver melhor preparado conseguirá e voce nao.

7º LIÇAO: Nao peça algo sem antes mostrar seu valor.
Tenho certeza que se eu pedisse para entrar no Comite Jovem na primeira conversa que tivemos, no minimo ele ia perguntar: Quem é voce? Afinal, ele nem me conhece, nao sabe o que eu faço, nao teria porque me colocar lá, só porque teve pena da minha história. Contar história triste todo mundo sabe, principalmente quando está querendo muito alguma coisa. Mas ai eu te pergunto: Quem é voce? O que voce tem feito, E o que voce tem a oferecer? Gostaria de deixar essa reflexao para voces, pois pedir é muito fácil, mas antes disso, mostre seu valor. Com certeza será reconhecido.

8º LIÇAO: Valorize o que voce é e o que voce tem.
Lembra que eu disse que uma das coisas que me desanimavam em conseguir uma oportunidade no Comite, era o fato de ser Tecnólogo? Afinal, era uma formaçao pouco reconhecida e que sofria alguns preconceitos. Pois entao, ao entrar no Comite Jovem, já tinha uma Tecnóloga em seu quadro, e isso me deixou muito feliz! Para quem achava que Tecnólogos nao tinham tanta aceitaçao do mercado, acabei me surpreendendo e aprendendo ainda mais com essa experiencia, e pude ver que o que vale é o profissional que voce é, e nao simplesmente o título que voce tem. Se eu e a Marcelli conseguimos, assim como muitos outros, porque voce nao conseguirá?

Além disso, nao importa se voce é Pedreiro, Técnico, Tecnólogo ou Engenheiro; Advogado, Contador, Cozinheiro, o que importa é que voce sempre deve estar buscando ser o MELHOR Pedreiro, o MELHOR Técnico, o MELHOR Tecnólogo ou o MELHOR Engenheiro.

Independente da profissao, da formaçao, ou se voce é estudante, profissional ou nenhum dos 2. O que eu quero trazer para voces hoje é uma reflexao , principalmente, sobre a importancia em confiar no seu potencial e ter sempre uma meta, um objetivo, uma missao. E minha missao de vida é: Nao vim ao mundo apenas para passar por ele, vim para transformá-lo num lugar melhor, fazendo a diferença na minha vida e na vida das pessoas que me cercam, para ser lembrado lá na frente, como uma pessoa que deixou sua marca para fazer do mundo um lugar melhor.

Deus abençoe a todos.


Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://www.petroleovagas.blogspot.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

3 comentários:

Carolina Rodrigues 4 de novembro de 2010 às 05:32  

Parceiro, só tenho um comentário a fazer...meus PARABÉNS!!!

Fico muito feliz por existir profissionais como você, que não desistem de suas metas e as planejam para conseguí-las.

Falo isso pois, nós sabemos quantas dificuldades e barreiras enfrentamos para inovar, buscar maneiras que acrescentem na formaçãos do próximo e consequentemente para a nossa.

Um fator também que é muito importante, é a força que os Tecnopeguianos nos dão. Fico muito feliz por esse apoio e interesse que eles possuem no Tecnopeg, e você plantou esta semente, que a cada dia germina mais!


Parabéns!

Luan Moraes 4 de novembro de 2010 às 06:39  

Parabéns Victor! Ótima matéria.

Diego Costa 4 de novembro de 2010 às 16:00  

Grande lição de vida!

Já faz algum tempo que não reflito sobre minhas metas.

Obrigado Victor, pelos conselhos no início do meu projeto ;)

Quando for a hora, também farei parte desta equipe.

Diego Costa - Universo do Petróleo

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.