Resenha do Livro - Vá Direto ao Assunto - 100 regras para se tornar mais produtivo e recuperar o tempo perdido - 1ª Parte
Boa Noite Amigos Leitores do Tecnopeg,
A cada dia que passa a vontade em ajudar os leitores cresce. Recebo inúmeros e-mails pedindo conselhos e dicas e procuro respondê-los sempre. Peço até perdão porque essa semana estou demorando um pouco mais.
Buscando ajudar mais você querido leitor, resolvi criar mais uma coluna: Livros.
Nela eu trarei alguns resumos e comentários sobre determinados livros que eu particularmente achei muito bom e que acho interessante compartilhar com vocês. Confesso que leitura não era minha praia, mas devido a necessidade de me atualizar e querer aprender sempre mais, adquiri essse hábito e hoje não consigo ficar 1 semana sem ler um livro. Aconselho a todos aqueles que querem aprender a falar , escrever e expressar-se melhor que leiam bastante, mas leiam de tudo. Não fiquem lendo apenas determinado livros de determinada área, procure diversificar sua leitura pois isso abrirá sua mente e você terá muito mais argumentos e base para discutir qualquer assunto, facilitando até mesmo no seu Networking.
Para estreiar nossa coluna, trago um livro que aborda de um assunto extressamente útil e importante e que gosto muito de ler. APRENDER A TER FOCO. Quem é que nunca teve problema com isso? Num mundo corrido como o de hoje aquele que tem foco no que faz está a um passo a frente do concorrente e está no caminho do sucesso. Eu mesmo comprei esse livro pois estava passando por um momento de muita falta de foco e o livro me ajudou muito. É rápido, e de fácil leitura, com capítulos curtos que não deixam você cansar.
Essa é uma resenha do Livro “Vá direto ao assunto – 100 regras para se tornar mais produtivo e recuperar o tempo perdido.” Já li o livro uma vez estou lendo pela 2º vez e separei algumas regrinhas muito interessantes e meus respectivos comentários para você começar a aplicar no seu dia-a-dia. Neste primeira parte selecionei 15 regras.
1 - Vá direto ao assunto.
3 – Chegue mais cedo e saia do trabalho na hora certa.
4 – O.K. Entendi.
7 – Não esconda sua paixão.
15 – Analise as razões de seu sucesso.
A cada dia que passa a vontade em ajudar os leitores cresce. Recebo inúmeros e-mails pedindo conselhos e dicas e procuro respondê-los sempre. Peço até perdão porque essa semana estou demorando um pouco mais.
Buscando ajudar mais você querido leitor, resolvi criar mais uma coluna: Livros.
Nela eu trarei alguns resumos e comentários sobre determinados livros que eu particularmente achei muito bom e que acho interessante compartilhar com vocês. Confesso que leitura não era minha praia, mas devido a necessidade de me atualizar e querer aprender sempre mais, adquiri essse hábito e hoje não consigo ficar 1 semana sem ler um livro. Aconselho a todos aqueles que querem aprender a falar , escrever e expressar-se melhor que leiam bastante, mas leiam de tudo. Não fiquem lendo apenas determinado livros de determinada área, procure diversificar sua leitura pois isso abrirá sua mente e você terá muito mais argumentos e base para discutir qualquer assunto, facilitando até mesmo no seu Networking.
Para estreiar nossa coluna, trago um livro que aborda de um assunto extressamente útil e importante e que gosto muito de ler. APRENDER A TER FOCO. Quem é que nunca teve problema com isso? Num mundo corrido como o de hoje aquele que tem foco no que faz está a um passo a frente do concorrente e está no caminho do sucesso. Eu mesmo comprei esse livro pois estava passando por um momento de muita falta de foco e o livro me ajudou muito. É rápido, e de fácil leitura, com capítulos curtos que não deixam você cansar.
Essa é uma resenha do Livro “Vá direto ao assunto – 100 regras para se tornar mais produtivo e recuperar o tempo perdido.” Já li o livro uma vez estou lendo pela 2º vez e separei algumas regrinhas muito interessantes e meus respectivos comentários para você começar a aplicar no seu dia-a-dia. Neste primeira parte selecionei 15 regras.
1 - Vá direto ao assunto.
- Defina um objetivo (trace um objetivo claro)
- Conheça o seu mundo (saber o que acontece a sua volta)
- Mantenha o foco (não dar idéia para distrações)
- • Quanto mais você protelar o início de algumas coisa, mais obstáculos surgirão.
- “Se há algo que você pode fazer, ou sonha que pode fazer comece a fazê-lo agora. A ousadia traz em si a genialidade, poder e magia."
3 – Chegue mais cedo e saia do trabalho na hora certa.
- Os executivos e aspirantes a executivos e gerentes mais eficientes chegam cedo ao trabalho e mantêm o foco o dia inteiro.
- Saia do trabalho nem que seja 5 ou 10 minutos – isso vai clarear sua mente e torná-lo mais produtivo à tarde.
4 – O.K. Entendi.
- Assim que você compreender o que alguém está lhe explicando, diga-lhe: “Ok,Entendi”. Assim a pessoa fica sabendo que pode seguir em frente. Da mesma forma, se alguém lhe disser “OK entendi” quando você estiver esclarecendo algo, pare de falar.
- Assim que chegar ao trabalho, use 20 minutos para se planejar.
- Defina sua prioridade do dia, aquela pela qual você sacrificaria todas as outras tarefas. Isso o ajudará a direcionar suas energias.
- Atualize a lista de coisas a fazer
- Verifique sua agenda. Estabeleça um objetivo para cada compromisso.
- Pense em quem você vai encontrar durante o dia, anote quaisquer questões que precise discutir com essas pessoas.
- Reveja seu planejamento para o restante da semana e mês e certifique-se de concentrar suas energias nos pontos certos.
- Preste atenção em suas maiores preocupações e transforme-as em soluções. Deixe papel e caneta em sua mesa em sua mesa-de-cabeceira na hora de dormir. Quando os problemas daquele dia começarem a martelar sua cabeça, faça anotações. A recompensa será imediata: ao transferir suas aflições para o papel, você irá se desligar delas e vai conseguir o trabalho, analise-as e reflita sobre a melhor maneira de resolver o que o perturba.
7 – Não esconda sua paixão.
- Não tenha receio de mostrar paixão pelo que faz: Se você quer motivar outra pessoa a agir, faça com quem ela se entusiasme pelo que está fazendo. Os resultados serão surpreendentes.
- Antes de iniciar qualquer tarefa, saiba o quer alcançar. Defina de antemão o objetivo das reuniões, projetos e conversas, além de manter você no rumo certo, também lhe dá mais agilidade para lidar com pedras no caminho. Nada o ajudará mais do que ter uma visão clara do que você quer conseguir no final.
- Quando você divide seus esforços entre vários projetos fica impossível se concentrar totalmente em cada um deles. Toda vez que você passa de uma tarefa a outra perde tempo e energia. Para aumentar o foco siga as dicas a seguir.
- Verifique sua caixa de entrada quando for conveniente para você e não quando o alerta de mensagem o interromper.
- Organize seu trabalho de maneira que consiga fazer uma coisa de cada vez e com capricho. As recompensas serão inestimáveis.
- Antes de começar qualquer tarefa, organize-se. Guarde tudo onde sabe que encontrará facilmente. Crie um sistema para ordenar o seu dia, sua equipe, seus equipamentos e materiais, suas informações e também suas idéias. Quando cada coisa tiver seu lugar certo, mantenha-se firme em seu sistema. Se tornará tão natural que você jamais perderá tempo procurando um arquivo, um e-mail ou um documento.
- Se algo é importante o bastante para ser feito, então dedique o tempo necessário para se certificar de que seja bem-feito e não suponha que pode dar certo ou que outro possa fazer.
- Toda interação profissional requer uma comunicação sucinta e focada. Antes de falar, pense no que dizer realmente e expresse suas idéias em blocos breves e claros.
- Você não pode controlar o tempo, mas pode planejar como irá usá-lo ao estimar quanto tempo vai precisar para cada compromisso. Saber quanto tempo cada tarefa vai levar poderá ajudá-lo a controlar melhor o seu dia e sua vida. Além disso, as pessoas que trabalham com você irão admirar sua capacidade não só de estabelecer metas realistas, como também de cumpri-las.
- Quem são os destinatários?
- O que eles esperam?
- Qual é o nível de detalhe que eles querem ou precisam?
- Como a informação que possuo pode ajudá-los a ir em frente?
- Quanto precisam saber a respeito do histórico da situação?
- Alguém pode se opor ao que tenho a dizer?
- Eles conhecem o jargão técnico?
- Quais exemplos e analogias podem ser úteis?
- Você não conseguirá ir direto ao ponto se não souber a quem está dirigindo a sua mensagem.
15 – Analise as razões de seu sucesso.
- Em geral, as pessoas param para analisar os próprios erros no intuito de evitá-los no futuro. Mas também é importante compreender a razão de suas vitórias para poder repeti-las sem perder tempo relembrando como foi que as conquistou. Ao estudar como obteve seus sucessos, você terá mais chances de vê-las se repetirem.
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Lembrando que o que vai fazer essas regras derem certo é sua disciplina e o hábito em realizar essas tarefas. No começo pode até ser difícil mas quando menos perceber estará fazendo automaticamente.
Lembrando que o que vai fazer essas regras derem certo é sua disciplina e o hábito em realizar essas tarefas. No começo pode até ser difícil mas quando menos perceber estará fazendo automaticamente.
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