Bate-Bapo Tecnopeg n° 2
Boa Tarde Amigos Leitores,
Conforme havia anunciado no Petróleo e Gás Networking e no Twitter, dando prosseguimento a nossa série Bate Papo Tecnopeg, no qual entrevisto profissionais experientes e recrutadores da área de Petróleo e Gás.
A primeira entrevista foi com a Roberta da Matta, supervisora da área de Recursos Humanos da UTC Engenharia, e hoje posto a entrevista com a Ana Braga, Gerente de RH da Baker Hughes que mesmo numa semana agitada , me deu atenção e respondeu às perguntas.
Tecnopeg: Oi Ana, para começar, nos fale um pouco da sua formação, colocação e experiência no mercado de Petróleo e gás.
Ana Braga: Tenho 13 anos de experiência em recursos humanos, sou formada em administração, com pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial pela UFMG e FGV respectivamente. Tenho experiência de 5,5 anos no mercado de óleo e gás.
Tecnopeg: Entrar no mercado de petróleo não é nada fácil e muitos se iludem pela promessa de muitas oportunidades. Que conselho vc daria para essas pessoas? Existe alguma formação que seja melhor absorvida se que é se pode falar assim?
Ana Braga:Existem várias oportunidades mas, como em toda profissão, a busca pelos melhores é contínua. Acredito que, a formação técnica de boa qualidade e o domínio da língua inglesa sejam fundamentais. Estes dois pontos, na minha opinião, são vitais para conseguir as melhores oportunidades.
Tenopeg: Muito tem se falado de oportunidades no setor de petróleo e gás, porém o que vemos é que a maioria das vagas exige experiência. Por que isso acontece? Tem alguma forma de superar isso?
Ana Braga: Não estou de acordo que a maioria necessita experiência. Na Baker, contratamos um número de recém fomados considerável. Para nós, está claro a importância de formar pessoas. Estas pessoas têm a oportunidade de receber um treinamento de ponta e desenvolvimento de carreira.
Tecnopeg: Atualmente o trabalho nas empresas é quase todo informatizado e diversas ferramentas são utilizadas para a realização das atividades. É claro que cada área tem a sua, mas a nivel de engenharia, tecnologia , quais seriam essas?
Ana Braga: As ferramentas requerem um treinamento extenso e específico. Necessitamos de engenheiros bem formados que suportem este nível de treinamento.
Tecnopeg: A mídia e a própria Petrobrás já publicaram diversas vezes que o gargalo de mão-de-obra na área de Petróleo e Gás é gigantesco , na casa dos milhares, toda vida observamos milhares de Tecnólogos formados e em final de curso que sequer são chamados para entrevista. Não é um tanto irônico? Por que isso acontece?
Ana Braga: Acredito que já comentei um pouco sobre esta pergunta. Infelizmente, nossos tecnólogos formados não tem inglês, e, grande parte dos treinamentos, requer um nível mínimo de inglês. Lembre-se que estou falando de uma multi-nacional.
Tecnopeg: Vocês contratam/estão contratando Tecnólogos em Petróleo e Gás?
Ana Braga: Temos várias vagas abertas no site da empresa. Elas podem ser para tecnólogos ou não. A definição da posição leva em consideração a necessidade do negócio e as atividades que serão realizadas.
Tecnopeg: Para finalizar, a Baker Hughes é uma empresa que todo estudante/profissional sonha em atuar. Na sua empresa, que valores/características vocês mais admiram? Como é feito o processo seletivo na sua empresa? Quais as etapas? O que é mais valorizado pelo recrutador na hora da escolha dos candidatos?
Ana Braga: Nossos valores fundamentais são integridade, performance, trabalho em equipe e aprendizado. Vou descrever o processo seletivo de trainees da Baker. A primeira etapa é uma avaliação de currículo, em seguida, testes de inglês e entrevistas presenciais. Para finalizar, realizamos um processo de, aproximadamente, 2 dias onde os candidatos tem a oportunidade de conhecer a realidade do nosso trabalho e, nós, a oportunidade, de conhecê-los mais de perto. O que valorizamos, como recrutadores, é a aderência deste candidato em nossos valores essenciais.
Amigos leitores, essa foi mais uma entrevista, e fiquem ligados que nas próximas semanas virão mais ainda. Sempre procurando trazer a experiência de quem está do lado de lá, ou seja, o que eles pensam na hora de contratar. Espero ter tirado um pouco das dúvidas de vocês.
Quer perguntar para eles também? Mande sua dúvida para victor.tecnopeg@gmail.com, para que eu possa identificar as maiores dúvidas da galera e levar a eles.
2 comentários:
Você está de parabéns por ter criado essas entrevistas. Eu e um amigo tivemos essa ideia, mas vc foi mais rápido no gatilho hehehe.
Abraço cara.
uhahuaahuhuahuauha
Vi a necessidade da galera!
Mas vc tbm tá de parabéns pelos seus materiais, só material top!
Postar um comentário