[Fechar]

banner

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

De olho nos Empregos - Oportunidades e Futuro

Já não é surpresa para ninguém que quando se fala de oportunidadees de empregos , se fala em Petróleo e Gás, não teve crise que fez parar o crescimento de nossa área. E para conhecimento de vocês, mais uma matéria. Essa saiu no Jornal MEIA HORA de hoje. (29/10/2009)

Para visualizar e salvar é só clicar na imagem, clicar com o botão direito e clicar em "Salvar como"


Aproveitando a deixa sobre profissões e perspectivas de emprego, deixo para vocês duas sugestões de leitura para se interarem sobre PROFISSÕES DO FUTURO.


  • Saiu na Revista Superinteressante desse mês uma matéria sobre A PROFISSÃO DO FUTURO, de acordo com ela, esta profissão será a ESTATÍSTICA. A revista aborda o assunto com o seguinte texto de introdução:
O Google guarda cerca de 4petabytes de dados.
A capacidade de um HD dobra a cada dois anos.
U$ 12 bilhões são gastos por ano com pesquisas que geram informações capazes de aumentar em até 100% o lucro de uma empresa.
Dois milhões de pessoas vão ler esta matéria. Menos de 500 virarão estatistico.
O que vc está esperando?

  • Outros abordam a profissão como Cientista de Dados , abaixo uma matéria muito interessante que encontrei no Blog , O Velho abordando sobre essa profissão, suas características e habilidades.


Um conclusão pessoal a respeito do assunto,

Muitos devem estar se perguntando: mas eu quero ser Engenheiro de Petróleo, Técnico Mecânico, e etc, o que isso tem a ver com meu plano de carreira???

Meus amigos, a não ser que você more numa ilha deserta sem contato com o mundo, independente da profissão que você seguir, você terá que lidar com informações O TEMPO TODO, no mundo hoje a cada segundo somos bombardeados com informações e dados, é claro que muitos não valem de nada mas a tendência é isso aumentar exponencialmente a medida que a tecnologia vai evoluindo e o compartilhamento de dados e informações torna-se mais fácil.

Já deu para perceber que o profissional do futuro deve ser alguém capaz de lidar e interpretar melhor as informações facilitando a tomada de decisões. E isso será um diferencial competitivo muito grande daqui para frente.

Então, independente de você tornar-se um Estatístico ou não, saiba que para se destacar você terá que estar por dentro do assunto e se possível dominar essas técnicas, na área de TI, é chamado de Business Inteligence, traduzindo, Inteligência de Negócios.

Em resumo o profissional completo deverá ter seu conhecimento baseado em 3 áreas:
  • Conhecimento Técnico: Ele deverá dominar a parte técnica da sua área de atuação, no nosso caso por exemplo, Perfuração, Produção, Refino, Logística e etc. Não necessariamente ele deverá ser um especialista porém deverá conhecer bem com o que está lidando.
  • Conhecimento de T.I (Tecnologia da Informação): Num mundo informatizado e automzatizado de hoje, o conhecimento das ferramentas e funcionalidades de TI são essenciais para o crescimento do mesmo. Obviamente que você não terá que se tornar um especialista de TI para isso.
  • Conhecimento de Negócios: Essa hoje, poderia dizer que é uma das habilidades mais valorizadas nas empresas. O profissional que tem visão estratégica e sabe alinhar seu conhecimento técnico com o negócio da empresa. Procure ler revistas de administração, cadernos de finanças, negócios, enfim tudo ligado a essa área empresarial que isso irá desenvolver esse seu lado.
Não sei se vocês perceberam, mas o que eu tento colocar no blog é a união dessas 3 esferas. E espero estar conseguindo transmitir esse conhecimento para vocês.

Para finalizar, termino a matéria mudando a frase da Revista,

O que você está esperando para se antecipar ao futuro?


FICA A DICA!



Um abraço especial para o Antonio Carlos, amigo leitor que cedeu a reportagem scaneada do Jornal Meia hora para contribuir com a familia Tecnopeg.


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

2 comentários:

Millor Machado 30 de outubro de 2009 às 10:04  

Oi Victor!

Achei excelente o seu comentário sobre a importância de ser um profissional multidisciplinar.
Hoje em dia não interessa se você é um grande profissional em uma área específica, é preciso ter pelo menos uma boa noção da tecnologia vigente para não ficar pra trás.

Grande abraço!
Millor

Unknown 30 de outubro de 2009 às 11:17  

Opa, Muito obrigado Millor,

Isso ai, hoje o profissional nao pode ser apenas craque na area dele, deve ter uma visão ampla para saber enxergar as oportunides!

Um abraço

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.