[Fechar]

banner

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

10.000 vagas do Promimp no Rio

Inscrições abrem em novembro e provas devem acontecer em janeiro. Até 2013, estado vai ganhar outras 43.764 oportunidades. Parceria da Petrobras com poder público amplia participação de beneficiários de programas sociais

Rio - A próxima edição do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás Natural), que seleciona e qualifica trabalhadores para atuarem no setor vai abrir inscrições em novembro. A aplicação da prova de seleção está prevista para janeiro de 2010. O 5º ciclo dará, no Rio, oportunidades de qualificação para pelo menos 10.235 participantes. De 2009 a 2013, serão 207 mil chances para a formação que emprega 100% dos alunos. No período, o Rio abrirá, ao todo, 43.764 vagas. O anúncio foi feito ontem pelo diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, na agenda de comemorações dos 56 anos da estatal. “A experiência mostra que o aproveitamento do pessoal selecionado pelo Prominp é de 100%”, comentou o diretor.

O programa é dividido em ciclos. Desde 2006, nos quatro primeiros, já foram qualificados 17.250 no estado, entre os 40 mil já formados e 38 mil a caminho. Para ampliar o acesso de potenciais candidatos nas áreas de atuação da indústria do petróleo e fornecedores, a parceria entre a Petrobras, Ministério de Desenvolvimento Social, Governo do Estado e municípios ministrará aulas de reforço para as provas. “A Petrobras vai gerar 1,044 milhão de empregos, segundo o Plano Estratégico 2009-2013”, reafirmou o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.

“A Petrobras tem uma lacuna em seu quadro funcional. Pelo menos 40% dos funcionários da empresa têm menos de oito anos de casa. O restante tem mais de 19 anos. Vamos crescer, construir cinco refinarias, ampliar atuação na área de biocombustíveis e produção. Treinaremos 243 mil pessoas em cinco anos”, acrescentou.

Entre as oportunidades imediatas, o setor naval é o que mais oferece chances. Na semana que vem, a Petrobras vai lançar a licitação de 28 sondas para as atividades do pré-sal. Empresas estrangeiras poderão participar, mas elas serão construídas no Brasil. “Serão três pacotes. O primeiro será de sete unidades e permitirá a instalação de um novo estaleiro”, explica Renato Duque. O projeto vai abrir 40 mil empregos diretos e indiretos no País.

Reforço dá direito a apostila e lanche

As aulas de reforço para o Prominp serão de Português, Matemática e Raciocínio Lógico. Izabel Godinho, superintendente da Proteção Social Básica do Governo do Estado, explica que o Ministério do Desenvolvimento Social fornecerá apostila e lanche, enquanto os municípios cedem professores e a área física para as aulas. “Beneficiários do Bolsa Família e jovens em situação de risco social serão convidados. É para quem quer agarrar a oportunidade. Esse pessoal vai virar o ano estudando”, disse.

Segundo o assessor da Qualificação Profissional da Petrobras, Guilber Tumans, a Seção de Reforço Escolar é uma parceria do Prominp com o poder público. “A Petrobras orienta onde estão as oportunidades de emprego e do Prominp”, diz.

Cidade da Solda amplia os convênios

Paulo Henrique Casaes, 23 anos, é um soldador. Recebeu o certificado no dia 27 de setembro. “Fiz um curso de 240 horas na Cidade da Solda. Estou muito otimista para conseguir um emprego”, diz ele, orgulhoso. Como Paulo, mais 80 jovens jovens vão dar o primeiro passo este ano nas turmas do projeto Cidade da Solda Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, por meio do Prominp. Em agosto, White Martins e Esab assinaram convênios de adesão ao projeto, com o objetivo de contratar recém-formados. “O Prominp é um programa de sucesso que já contempla 78 mil pessoas qualificadas. Onde houver uma obra da Petrobras no Brasil estará o currículo dos formados”, afirma o gerente geral da Refinaria de Duque de Caxias, João Ricardo Lafraia.

Fonte:http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2009/10/prominp_para_mais_10_mil_no_rio_39472.html


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.