[Fechar]

banner

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Engenharia Ambiental: A profissão do Momento

O mercado de trabalho é cada vez mais promissor para o profissional de Engenharia Ambiental. O curso surgiu para corresponder à grande demanda na área de meio ambiente que começou com a ameaça do aquecimento global, mudanças do clima, e o surgimento de instituições cada vez mais vigilantes da natureza e da correta exploração dos recursos naturais. Portanto, uma carreira nova, com grande possibilidade de colocação no mercado, antes mesmo do término da faculdade. O Bacharel em Engenharia Ambiental pode encontrar ocupação em empresas dos mais diferentes setores, interessadas no controle da poluição, gestão de resíduos e planejamento ambiental.

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC, Francisco Moura, ressaltou em entrevista para a Nicomex Notícias, que os órgãos ambientais começaram a exigir do governo e das empresas soluções para os impactos no meio ambiente. “Assim se iniciou a ênfase do tema nas outras engenharias, quando vimos à necessidade de a PUC criar um curso específico, o que aconteceu em 2001”, lembra o coordenador. Já na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, a primeira turma foi criada em 2004. “ Porém, o curso é regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC, desde 1994”, explica a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UFRJ, Iene Figueiredo, em depoimento a revista NN.

Na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enad) de 2008, a UFRJ ficou em primeiro lugar na comparação dos resultados nacionais do curso de Engenharia Ambiental. O que distingue esse curso de engenharia dos demais é uma sólida base em tecnologia ambiental. O período médio de duração é de quatro anos e meio e o exercício profissional do engenheiro ambiental encontra-se regulamentado pelo Sistema CONFEA/CREA.

Mercado de trabalho

Atualmente, diversos segmentos produtivos procuram profissionais graduados. “As empresas estão entrando em contato a procura de profissionais que possamos indicar, assim, os alunos já saem do curso encaminhados, com a vinda das grandes empresas para o Brasil, como algumas refinarias que estão chegando ao Rio de Janeiro, vai ser um boom para os profissionais de engenharia” enfatiza o coordenado da PUC. A coordenadora da UFRJ destacou que “da primeira turma da universidade, formada em fevereiro de 2009, todos os profissionais estão colocados no mercado, e os que estagiam, já tem o contrato pronto só estão aguardado a conclusão do curso”. “Algumas empresas públicas têm adequado os seus editais de concurso para inclusão desse profissional, é o caso da Petrobras e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que antes colocavam em outros cargos o perfil exato desses profissionais”, afirma a coordenadora, Iene.

Além disso, os profissionais dedicados a área de saneamento e gestão de recursos hídricos terão mercado aberto com Rio de Janeiro sediando as Olimpíadas de 2016, na avaliação do coordenador Moura, “serão necessários profissionais para fazer a gestão da qualidade da água na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Baía da Guanabara e na Barra da Tijuca onde será baseada grande parte dos jogos”.

O engenheiro ambiental é um profissional capaz de projetar, avaliar e gerir sistemas ambientais em empreendimentos de engenharia e sistemas urbanos e industriais. Sua função principal é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. O engenheiro faz estudos de impacto ambiental, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas. Também, desenvolve trabalhos sobre fontes de energia e faz avaliações sobre o potencial energético de determinada região.

Patrícia Nascimento
patricia.n@nicomexnoticias.com.br


Quer saber mais sobre cursos e carreira na área de Petróleo e Energia?

O Site Nicomex Notícias está com um Especial Cursos muito interessante, vale a pena conferir!



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.