[Fechar]

banner

domingo, 18 de outubro de 2009

Inovar (se) é preciso !


Inovação, de acordo com o dicionário da massa, Wikipédia:

Inovação significa novidade ou renovação.[1] A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de idéias e invenções assim como a exploração económica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.[2]

[...]Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um factor fundamental no crescimento económico de uma sociedade. [...]

Inovação é a palavra de ordem hoje nas empresas, faz um tempo que ela está na pauta de todas as empresas competitivas e que desejam crescer, seja ela pequena, média ou grande. E ela ganhou mais força ainda com a crise internacional que pegou todos de surpresa, pois como está escrito no Wikipédia, "[...]Inovar é fazer mais com menos recursos [...]" Que é justamente o que as empresas mais querem pós-crise: reduzir custos. Agora entenderam porque tanto se fala nela? A inovação é o grande motor da economia e da sociedade. O que seria do mundo de hoje se não fosse a inovação? Não existiria telefone, avião, televisão, carros e etc.

Eu particularmente adoro ler sobre o tema, e procuro sempre estar por dentro das maiores inovações, seja ela do mundo tecnológico ou não, pois como está na definição do Wikipédia, é "[...] permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços [...]" Então não necessariamente inovar é inventar algo revolucionário e sim fazer melhor algo que é feito, de maneira mais produtiva. E isso é extremamente valorizado hoje nas empresas.

Mas por que você está falando disso Victor?

A 2 semanas atrás tive uma gratificante surpresa ao receber um e-mail do Projeto CNI Inovação, projeto realizado pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com o SESI, SENAI, SEBRAE e IEL que visa o fomento e o estímulo da iniciativa inovadora nas empresas brasileiras em busca do maior desenvolvimento do nosso país, Como marco dessa iniciativa, foi realizado o 3º Congresso de Inovação e de lá foi feito o Manifesto pela Inovação nas Empresas, formalizando as metas e desafios para a inovação do Brasil. E neste e-mail, foi pedido para que eu comentasse a respeito, e eu como um entusiata do tema não poderia deixar de comentar e mostrar a importância do tema para os grandes leitores do Tecnopeg.

Para aqueles que desejam conhecer melhor essa iniciativa, eles estão presente em toda web:
O Tecnopeg não é apenas um blog que fala de petróleo e disponibiliza materiais para o seu leitor, ele é mais que isso. Minha missão com ele é fazer o leitor crescer, tanto pessoalmente como profissionalmente, e todos que desejam isso, devem prestar atenção nesta palavrinha tão importante no mundo atual: INOVAÇÃO.

E é com o titulo dessa postagem que estimulo a vocês a pensar no tema: INOVAR (SE) É PRECISO. Porque antes mesmo que você possa inovar em seu trabalho, ou seja ela onde for, é preciso SE inovar, ou seja, sair da sua linha de conforto, como se fala muito hoje em dia, pensar fora da caixa, mudar a forma como você ve o mundo e suas atividades, porque só assim você vai conseguir inovar na sua vida e em seu trabalho.

Por isso, a partir de hoje, convido todos vocês que estão lendo esse post a refletirem como vocês podem estar fazendo melhor aquilo que já fazem, de que forma eu posso melhorar meu trabalho?, de que forma eu posso ser um aluno melhor? de que forma eu posso ser uma pai/filho melhor?

Porque no mundo, não são os acomodados que se destacam, e sim os INOVADORES. Tenho certeza que os leitores do Tecnopeg são a segunda alternativa.

Seja você também um inovador. Você só colherá bons frutos pois se destacará no seu emprego, além de se tornar uma pessoa melhor. PENSE NISSO!


Um abraço especial a você leitor do Tecnopeg e a todos aqueles que me mandam e-mails dando força e dizendo que o blog tem os ajudado, vocês me estimulam a inovar.


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.