[Fechar]

banner

domingo, 12 de setembro de 2010

Rádio TECNOPEG - Convocaçao para a Rio Oil and Gas!

Senhores e Senhoras, Estudantes e Profissionais, leitores do Tecnopeg!

Daqui a algumas horas estará começando a Rio Oil and Gas. Será uma ótima oportunidade para conhecer as novas Tecnologias do setor, saber das novidades, conhecer as empresas, e obviamente, praticar o famoso networking! 
Esse post especialmente é para fazer uma convocaçao para voces! Vamos comparecer ao evento, e mais do que isso, vamos movimentar e comentar sobre ela! Em plena era do Twitter, onde a Copa do Mundo e os eventos mais importantes do mundo sao comentados em tempo real por essa poderosa ferramenta, porque nós da Indústria mais aquecida do mundo, ficariamos para trás? 

Eu infelizmente talvez só possa ir no último dia, pois ainda estou embarcado, mas gostaria de contar com a contribuiçao de voces. Caso voces tenham conta no twitter, e celulares que acessam a internet, nao deixem de usa-lo durante a feira, acho que será sensacional, se todos que tem conta no twitter e estiverem na feira puderem fazer seus comentários a respeito da mesma, sobre cada stand, sobre alguma informaçao valiosa que conseguiram e acham importante compartilhar. Seria um momento único para a indústria, onde todos teriam a capacidade e a oportunidade de compartilhar conhecimento e informaçoes, deixarem de ser simples consumidores de informaçao, e passarem a ser criadores de conteúdo! Incrivel né? Esse é o poder do twitter, e é o que quero tentar conseguir nessa feira. O que acham?

Nas próximas linhas estarei explicando como podemos fazer isso, e também ensinando como tirar o máximo de sua visita na Feira.

EXPLORANDO O CROWDSOURCING NA RIO OIL AND GAS.

Segundo a definiçao da Wikipédia,
O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.
Esse é um termo muito utilizado ultimamente principalmente nos meios ligados a inovaçao e internet e tem muito a ver com  o cenário atual da sociedade, onde as pessoas tem o poder de criar algo em conjunto. Com a proliferaçao das ferramentas de colaboraçao, isso tornou-se realidade e cabe a nós saber explorar isso.

Desta forma, nao poderia deixar de pensar nisso em relaçao a Rio Oil and Gas. Como disse, seria muito legal se conseguissemos reunir o maior número de informaçoes relevantes através do Twitter. As pessoas ficariam mais informadas sobre o que está acontecendo na feira e que novidades estao surgindo, assim como vagas.

MAS DE QUE FORMA FAZER ISSO?

Para fazer isso é extremamente simples. Caso voce tenha uma conta no twitter e um celular com acesso a internet ou Wi-Fi (Caso lá tenha internet sem fio), e esteja afim de contribuir tuiando suas impressoes sobre a feira, me passe seu Twitter, para que dessa forma, eu possa receber as suas mensagens e automaticamente eu ir Retuitando, assim vou compartilhando com meus seguidores tudo que voces vao comentando a respeito da feira. Também estarei divulgando no meu twitter as pessoas que terao essa missao de compartilhar as informaçoes na Feira! Assim, outras pessoas também poderao segui-las e acompanhar os comentários para também retuitarem para seus seguidores.

Já para voce que nao tem Twitter, ou tem mas nao sabe usar muito bem, recomendo que leem esse post que fiz no TECNOPEG, para conhecerem um pouco da ferramenta e saberem usa-la e assim também contribuirem na Rio Oil and Gas. 

Para monitorarmos tudo o que está sendo falado na Rio Oil and Gas e sobre a Rio Oil and Gas, peço que todos que falarem a respeito, usam a hashtag #RioOil2010 (exatamente dessa forma). Para aqueles que nao sabem, hashtag é uma espécie de tag sobre determinado assunto. Quando quiseremos pesquisar sobre Rio Oil and Gas, ou clicarmos nessa tag, aparecerá tudo que está sendo falado sobre a Rio Oil and Gas (caso as pessoas coloquem essa hashtag). Entenderam? Que tal colocarmos a Rio Oil and Gas no Trend Topics? (Ranking dos Assuntos mais comentados no Twitter). Para isso acontecer é necessário usar a hashtag, pois o Trending Topcis monitora pela hashtag. 

Para ficar por dentro da Rio Oil and Gas, recomendo que sigam o Twitter do Comite Jovem do IBP (www.twitter.com/comitejovemibp). Tivemos uma reuniao no Comite, Pré-Evento, e adotamos o Twitter como o principal meio de comunicaçao no Evento, inclusive essa idéia da hashtag saiu de lá, pela Assessora de Comunicaçao Tatiana Campos, que estará moderando o Twitter do Comite na feira. Ela estará retuitando tudo que falarem de relevante sobre a feira, promovendo esse compartilhamento de informacoes. Claro, se quiserem, também podem seguir o TECNOPEG (www.twitter.com/tecnopeg). Nao estarei em todos os dias do evento, só no último, mas estarei retuitando o que falarem a respeito do evento. Na quinta-feira que eu devo ter informacoes quentes, pois irei na Feira! Podem ter certeza que postarei a respeito!

APROVEITE AO MÁXIMO A VISITA NA FEIRA

Que tal já saber que empresas estarao na Rio Oil and Gas e a posiçao exata de cada uma? Seria excelente para que voce possa se planejar nao é? Desta forma, voce poderá traçar uma rota e saber exatamente quais empresas visitar, o que perguntar, que empresas ir no Stand e etc. Assim, voce terá mais foco e evitará o que acontece muito em Feiras: Pessoas dispersas, perdidas no meio de tanta empresa e perdendo tempo para achar determinadas empresas. 

Se voce nao tem muito tempo e talvez só vá na Feira apenas um dia, voce quer é aproveitar ao máximo o tempo que voce tem, para ir nas empresas certas e que voce gostaria de conhecer. Acredito que poucos sabem disso, mais o IBP, disponibiliza em seu site, o Mapa dos Pavilhoes já divididos com o espaço de cada empresa, assim como a relaçao completa em ordem alfabética, as 1300 empresas que estarao lá marcando presença. Selecionei os Mapas e agrupei-os para disponibiliza-los para download. Já podem baixa-los no link abaixo:


Já a Relaçao de Expositores da Feira, voce confere diretamente no site da Rio Oil and Gas

A idéia é de otimizar a visita de cada um de voces que pretendem ir a feira, evitando que percam tempo e aproveitem ao máximo a experiencia de estar na maior feira da Indústria de Petróleo da América Latina. 

DICAS DE COMO ANDAR NA FEIRA

Aproveitando o tema, também gostaria de falar um pouco sobre a maneira de se comportar numa feira do tipo. A seguir listarei alguns pontos importantes para se levar em consideraçao durante a feira.

1. Passe uma boa imagem
Como aquele velho ditado, a Primeira Impressao é a que fica. Por isso, numa feira desse nível é importante que voce vá com uma roupa alinhada, bem apresentada. Nao estou dizendo que passar uma boa imagem é ser bonito fisicamente, e sim, saber vestir-se. Isso é muito notado, e a forma como se veste pode dizer muito sobre voce. Preste atençao nisso! Também nao é pra ir de Smoking para o evento. Pelo menos uma camisa social é o mínimo. Se possivel, uma roupa social completa é o ideal. 

2. Tenha um cartao de visita
Depois da sua imagem, esse é o item mais importante para quem comparece em feiras do tipo, assim como qualquer outro evento onde há contatos profissionais. Principalmente, se voce já trabalha, é essencial te-los em maos. Dessa forma, voce terá um artificio para também pegar um cartao de visita de um contato, assim como, dar seu contato para alguém. É importante dizer que dar cartoes de visita nao é como panfletar! Muitas pessoas acabam confundindo e saem distribuindo cartoes pelos eventos como panfletos. Comece um assunto, converse e depois que já tiver um contato com a pessoa, troque cartoes, assim é mais profissional e admirável. 

3. Saiba conversar/ Tenha conteúdo.
Eu diria que esse é um pré-requisito e ajuda na troca de cartoes. Nao adianta nada voce ter cartoes de visita, se quando voce entra numa roda de conversa, nao sabe o que falar, e só ficar olhando para os outros conversando, balançando a cabeça como se tivesse entendendo. É importante voce ter argumentos, ter assuntos para se conversar nessa feira. Assim quando parar para conversar com alguém, sempre terao um assunto, e isso pode ser bom para voce, mostra que domina determinados conhecimentos e conhece do seu setor por exemplo. 
Para aqueles que sao estudantes por exemplo, é ideal que dominem as disciplinas que estao estudando para mostrar conhecimento sobre o assunto, para quando forem conversar com especialistas da área. Já se voce já está inserido no setor, as conversas mais frequentes sao sobre o mercado. Novidades no mercado, Investimentos e etc, fique por dentro desses assuntos, que com certeza terá argumentos para conversar numa rodinha do tipo. 

4. Nao leve/Distribua Curriculo
Nao recomendo que levem curriculo em papel para a feira. Só vai ocupar espaço e amassar. A Rio Oil and Gas nao é uma feira de recrutamento, e sim de negócios. Embora tenha stands de Consultorias de RH e empresas da área, é muito difícil que elas aceitem o CV na mao. Provalmente, elas pedirao que voce envie seu CV pelo site delas. No máximo, leve seu CV num pen-drive. Muitos levam notebook para o evento, assim já pode deixar no note deles. 

5. Seja carismático/ bem-relacionado
O Carisma é uma grande porta de entrada. Pessoas carismáticas, que sabem se relacionar, tem mais facilidades em conseguir determinadas coisas. Elas conseguem persuadir melhor as pessoas, convence-las, e envolve-las, o que pode ser um grande trunfo para conseguir uma oportunidade através de uma indicaçao. Quantas pessoas voce nao deve conhecer que as vezes nem sao tao boas tecnicamente, mas se dá bem com todos e sao carismáticas, conseguindo assim uma oportunidade/promoçao? 

6. Seja curisoso, pergunte!
Essa é principalmente para voce que é estudante, ou recém-formado. Nao tenha medo de perguntar e tirar suas dúvidas na feira. Principalmente em stands de empresas que vendem Tecnologias, as pessoas que estao lá, estao justamente para tirar essas dúvidas, apresentar o produto! Tenha sorte de conversar com algum Especilista de Campo, pois as vezes quem apresenta os produto é alguém do comercial, o que impede que possamos entrar em assuntos mais técnicos da aplicaçao daquela ferramenta, o que pode chamar a atençao de quem está apresentando, caso voce demonstre um grande dominio do assunto.

CONCLUSAO
Espero que com essa postagem, pelo menos algumas pessoas se mobilizem e passam a contribuir, nao com o Tecnopeg, mas sim com a indústria em geral, pois suas impressoes estarao ajudando e informando outros milhares de leitores. Se cada um puder fazer sua parte, com certeza será uma experiencia incrivel! 

Conto com a ajuda de voces em relaçao a isso! Espalhem essa idéia!!

Um abraço e que Deus abençoe a todos!

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.