[Fechar]

banner

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Coaching TECNOPEG - As mulheres e a Indústria do Petróleo.

Boa Noite Tecnopeguianos e especialmente as Tecnopeguianas, leitoras do TECNOPEG,

Hoje o Coaching TECNOPEG é especial, é dedicado especialmente as Mulheres leitoras do nosso blog. Uma grande parcela de leitores é mulher, e fico muito feliz em saber que muitas sao determinadas e estao em busca do seu lugar na indústria, e algumas já até estao inseridas no mercado, mesmo as vezes sob preconceitos e restriçoes. 

O Post de hoje, já venho pensando em escrever faz tempo, pois recebo muitas perguntas a respeito desse tema, e acredito que agora consiga responde-las com mais propriedade. Tentarei esclarecer o máximo que puder, dentro de minhas limitaçoes sobre a atuaçao da mulher dentro da Indústria, principalmente offshore, que muitas tem interesse. 

Farei um panorama baseado no que vejo aqui na Plataforma, onde existem mais mulheres trabalhando, quais preconceitos existem, em que áreas elas tem mais espaço, quais nao e etc.

Na medida do possível, espero estar tirando algumas dúvidas de voces mulheres que querem tanto entrar na área. Caso persista alguma ou deseje conversar mais a respeito, podem me adicionar no msn (victoralves-2009@hotmail.com) ou fazer alguma pergunta no Formspring, ou mandar um e-mail (victor.tecnopeg@gmail.com)


MULHERES X ESPAÇO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

INTRODUÇAO
Quando se fala em indústria do Petróleo, talvez muitos logo associam a imagem de um cara trabalhando com perfuraçao, carregando peso e fazendo esforço. Nao é? Logo, pensar numa mulher trabalhando num ambiente deste tipo é praticamente impossivel. Mas será que isso acontece na realidade? Ou será que é um mito? 

Esse é um pensamento muito pequeno, daquelas pessoas que acham que Indústria do Petróleo é só Perfuraçao, e nao é isso. A Cadeia Produtiva do Petróleo é imensa, e vai do Poço ao Posto, como costuma-se dizer. Ou seja, tem desde o trabalho de Exploraçao e Prospecçao de Petróleo, que compreende de maneira resumida, a Geologia e Geofísica, passando pela Explotaçao do Petróleo (Produçao/Extraçao), que compreende os projetos de Desenvolvimento da Produçao dos Poços já perfurados, o Refino, que é a fase pós-produçao, no qual o Petróleo é Processado e "Tratado" até terminar na Distribuiçao, através dos Postos por exemplo. Sem contar que cada fase desta tem as atividades diretamente relacionadas, que sao essas descritas, além de toda uma infra-estrutura de suporte a essas atividades, como Construçao e Montagem Industrial, Planejamento, área Financeira, Atividades Administrativas, Recursos Humanos, Hotelaria, e etc. O que aumenta e muito o mercado e as possibilidades de inserçao na indústria.

EMPREGABILIDADE DA MULHER NA INDÚSTRIA.

Uma coisa é certa, se voce é mulher e quer trabalhar com perfuraçao, é melhor rever seus conceitos. Nao existe a menor possibilidade de uma mulher trabalhar como Homem de Área por exemplo, ou seja, trabalhando diretamente na Perfuraçao (pois começa-se como Homem de Área). Nao conheço, nem nunca ouvi falar de mulheres que trabalham com isso. É uma atividade extremamente hostil, e que exige um esforço físico grande para uma mulher, o que torna praticamente impossível uma mulher conseguir uma oportunidade nessa área. 

A atividades relacionadas a perfuraçao talvez sejam as mais difíceis de ver mulheres envolvidas, pois é uma atividade predominantemente de campo, como dizem. É muito mais comum ver homens desempenhando atividades de campo do que mulheres, isso é uma verdade. Quando digo aqui atividades de campo, estou me referindo a atividades diretamente relacionadas a atividade industrial, como a atividade de Perfuraçao,  Manutençao, Construçao e Montagem, que é desempenhada por Engenheiros e Técnicos de Campo, que operam e fazem manutençao de equipamentos. 

A Construçao e Montagem Industrial Offshore, é outro ramo da Indústria onde a presença de mulheres é muito reduzida, por ser uma atividade já tradicionalmente masculina. Nestas atividades voce encontra Soldadores, Montadores de Andaime, Eletricistas, Pintores, Escaladores Industriais, ou seja, atividades que muitas mulheres poderiam nao aguentar. Embora reduzido o numero de mulheres nesse segmento, isso nao quer dizer que nao existam. Na UTC mesmo, no Projeto que estou, trabalham 4 mulheres, 2 Inspetoras, uma de Ultrasom e outra de Solda. 1 Auxiliar Administrativa, 1 Técnica de Segurança. Da mesma forma acontece na Construçao e Montagem Onshore, embora a presença de mulheres seja um pouco maior nas atividades de campo. 

Em resumo, as atividades de campo onde tem uma boa absorçao de mulheres, é na área Química, Geologia, Segurança, Medicina do Trabalho e  Área de Pesquisa,  trabalhando em escritórios, desenvolvendo Projetos por exemplo. A verdade é que em atividades onde exige-se um determinado esforço, contato com áreas hostis, e onde a indústria é predominantemente masculina, a presença de mulheres é menor, devido a própria natureza da mulher, assim como infelizmente, o preconceito, que muitas vezes existe.  

Já as outras áreas, mais de suporte, a presença de mulheres é grande. Trabalhando na área de Planejamento, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Área Financeira, Direito, em terra. Já embarcado, tem a muitas trabalham na área de Hotelaria, como Taifeiras, Comissárias, Recepcionistas. Tem também a possibilidade de trabalhar como Rádio Operadora, que também nao tem barreira nenhuma. 

COMPARANDO COM A REALIDADE.
Nada melhor do que falar mostrando a realidade. Por isso, estarei dizendo com que as mulheres aqui na Plataforma trabalham. Dessa forma, podem ter uma noçao melhor. 

Como disse, na UTC, neste contrato, tem 2 Inspetoras, uma de Ultrasom e outra de Solda, 1 Técnica de Segurança (eu nao a conheci, mas soube que já embarcou aqui) e 1 Auxiliar Administrativa (essa inclusive é minha back rs). Tem muitas que trabalham como Taifeiras, Algumas Comissárias (Comissária é a chefe da Hotelaria numa embarcaçao), algumas recepcionistas, Médicas/Enfermeiras do Trabalho, uma HLO (que controlo os Pousos e Decolagens dos Helicópteros), uma Bombav (da Brigada de Incendio do Helicrew), Rádio Operadora, Oficial de Máquinas (Cuida de toda parte de Máquina do Navio Dan Swift).

Já das mulheres que trabalham mais diretamente no campo, além das que trabalham na UTC que já mencionei, tem 4 que conheci que fazem parte da Equipe do Comissionamento, que é a equipe que está preparando a Plataforma para entrar em Operaçao. As atividades mais desempenhadas por elas sao a parte de Elétrica/Instrumentaçao/Automaçao que é a maior parte do Comissionamento. 

CONCLUSAO

Concluindo o artigo desta noite, o que eu quis mostrar é que existe sim espaço para mulheres na indústria, embora existam alguns setores onde a predominancia é masculina e a entrar de mulheres é reduzida, mas isso nao quer dizer que seja impossivel. Busque ver as áreas que mais gosta e tente adequa-las com o mercado. Se voce gosta da Área Técnica da Perfuraçao/Produçao e ve que nao vai encontrar oportunidade no Campo, trabalhe com Pesquisa, desenvolvendo estudos e projetos no escritório mesmo, para dar suporte a essas operaçoes. Com certeza nao ficará só no escritório, de vez em quando terá que embarcar para conhecer a área. Já se voce gosta mais dessas áreas de suporte, como Planejamento, Segurança no Trabalho e Administrativo, RH e etc, fique tranquila, é bem mais fácil de entrar. 

Esse é um tema muito legal de se explorar, e com certeza outras pessoas podem contribuir também, até melhor do que eu, pois nao sou tao experiente. Caso voce queira contribuir, utilize os comentários, ou mande um e-mail.

Desejo sucesso a todas as mulheres dessa indústria, e nao desistam!

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

13 comentários:

Anônimo,  13 de setembro de 2010 às 21:47  

Achei muito interessante a materia...
Abrio meus olhos e eu já tenho essa duvida, de assistir os videos, na hora das aulas...
nunca vi uma mulher em perfuração~completação~extração...
sempre homens... adoro perfilagem e gerenciamento de projetos, mas como tecnologa é limitado achar essas vagas...
Tenho duvidas em relação a empregos na area, como tecnologa, mas é um curso rápido e vou terminar, de inicio ajuda bastante... gosto da area petrolifera e não pretendo sair... daqui pra frente, investir em mais cursos...
e pra quem quiser algo mais leve, a sala de aula tbm é uma opção...
;D

Anônimo,  14 de setembro de 2010 às 10:02  

Conheço mulheres tanto em Completação quanto em Perfuração. A proporção sem dúvida é mais homens que mulheres, mas pelo menos onde trabalho (SLB), tem um número significativo de mulheres, tanto técnicas quanto engenheiras. Já como operador(a) de equipamento realmente nunca vi, mas isso é compreensível, porque fisicamente é muito mais desgastante o trabalho (sem preconceitos aqui, apenas respeitando os limites de cada corpo). Mas nas atividades mais intelectuais do que físicas, acho uma boa ter equilíbri h/m.

Anônimo,  14 de setembro de 2010 às 10:50  

Tenho 26 anos de experiência na área petrolífera, embarco em todas as plataformas de perfuração e completação, exerço docência na área de petróleo há 10, sou palestrante e conheço muitas mulheres atuando nas áreas de perfuração e completação. Sem sombra de dúvida proporcionalmente a predomînância é masculina, mas conheço: Pintoras,Soldadoras, DPO (Operadora de Posicionamento Dinâmico),Engenheiras,Químicas (técnicas de Fluidos), almoxarife, inclusive uma torrista da petrobras na P-10. Nas equipes de serviços técnicos existem mulheres atuando em: Well testing, Instalação de Equipamentos Submarinos,Instalação de PDG ,Instalação de Registradores Eletrônicos, Perfuração direcional, Operadora de Cimentação, Instalação de coluna de produção, Instalação de Gravel Pack, etc...

Unknown 14 de setembro de 2010 às 15:14  

Obrigado Pessoal!
É muito bom ver a participaçao de outras pessoas mais experientes nessa questao! Me surpreendeu mesmo!
Seria legal se alguma mulher que trabalha na área pudesse comentar!

Abraços a todos!

Tati da Hora 14 de setembro de 2010 às 18:03  

Oi Victor,

Gostei muito do post. Comecei à pouco tempo o curso técnico em Petróleo e Gás e estava com muitas dúvidas.Ainda não sei em que área vou seguir, mas esse post me proporcionou um leque de opções.Valeu!!!

taty 17 de setembro de 2010 às 09:28  
Este comentário foi removido pelo autor.
tatiane 17 de setembro de 2010 às 09:34  

eu to fazendo o cursso de perfuração de petróleo e to com duvidas ,porque eu sou mulher,quero muito trabalhar com perfuração e to com medo de fazer o cursso e não poder trabalhar na aréa

Anônimo,  20 de setembro de 2010 às 11:02  

olá ! vitor eu gostei muito por ter publicado sobre a mulher na petrolifera ainda mais em perfuração de peltoeo bom eu tenho um curso de operadora de petroléo e gás agora estou com medo de não conseguir um lugar no mercado de trabalho mas como vc disse quer existe outras funções vou mim aperfeicoar mais e tentar em outra função valeu .

Anônimo,  27 de setembro de 2010 às 16:29  

A verdade que a mulher vem ocupando espaço nas áreas que antes só homem trabalhava, e acho a sua matéria uma babaquice total, principalmente no ponto que vc fala q não tem possibilidade da mulher trabalhar como homem, se vc não sabe hj existe muitas mulheres fazendo trabalhos que eram destinado ao homem, as mulheres são mais dedicadas estudiosas hj as mulheres estudam mais que os homens e os homens vêm ficando para traz enquanto nos mulheres ocupamos o espaço que antes era do homem.
A única realidade que eu vejo e que o homem vem ficando para traz enquanto a mulher domina vários cargos como motorista de caminhão jogadora de futebol e até presidente e outros cargos q exijam esforços.
Enquanto vc fica aq escrevendo babaquices preconceituosas de homens machista uma mulher esta lá no seu trabalho bem pertinho de vc doida para roubar seu posto de trabalho, e se hj algumas empresas não contrata uma mulher para fazer serviços que antes era de homem é por que tem um homem machista e preconceituoso igual à vc por traz.

Unknown 11 de novembro de 2010 às 06:54  

Boa Tarde!
Obrigado pelo seu comentario, mas meu objetivo nao foi ser machista e sim apresentar a realidade.
Nao estou dizendo aqui que mulheres nao trabalham nessa área, e sim que a proporção é menor. Afinal, para serviços pesados, realmente fica dificil colocar uma mulher. Isso é o que eu vejo, e nao estou falando pela minha opiniao.

De qualquer forma, obrigado pela educação!

Abraços

Anônimo,  27 de novembro de 2010 às 04:20  

Parabéns pela redação, foi muito informativa e útil para quem sonha em ingressar nesse mercado tão cheio de possibilidades!

Abços,
Mônica Medeiros

Unknown 6 de dezembro de 2010 às 12:55  

Obrigado Monica, fico feliz em saber que tenha gostado! Sempre estaremos de "olhos" atentos a sugestoes!!

Um abraço

Anônimo,  12 de setembro de 2013 às 18:59  

não Gostei Muito.. Sou nova estou fazendo curso técnico em petróleo e gás e vejo que tem muitas coisas na sua matéria que me deixo muito confusa.. Mas vou continuar.. pq sei que vou terminar meu técnico.. vou começar minha faculdade e vou ser muito melhor que muito homem por ai.. bjs ;)

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.