[Fechar]

banner

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dica TECNOPEG - Turbine seu Currículo - Invista no Inglês.

Boa Tarde Amigos Tecnopeguianos!

Continuando nossa série sobre Dicas para Turbinar o Currículo, onde comecei falando sobre a Importância do Excel, hoje falarei, sem dúvida, da melhor dica que poderia dar para quem quer trabalhar na Indústria do Petróleo: O DOMÍNIO DO INGLÊS.

O Objetivo desta postagem é esclarecer sobre a importância do conhecimento do inglês no ambiente de trabalho da indústria, como ele é usado numa plataforma por exemplo e os tipos de cursos que existem no mercado. 


A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

Falar do inglês quando se fala em trabalhar na área de Petróleo já tornou-se quase um clichê, isso é fato. Mas muitos ainda não se convencem que é muito importante ter o domínio da língua inglesa na indústria, pois você ter no currículo que tem um nível avançado-fluente é um grande diferencial. Posso dizer até, que se você não tem nenhuma experiência relevante e não tem inglês fluente, seu currículo será descartado (no caso de empresas multinacionais). Já no caso de empresas brasileiras, já é um pouco diferente, onde explicarei a seguir.

Onde o Inglês Fluente é exigido? 

Para determinadas empresas e posições, não tem outro jeito, o inglês fluente é exigido, por isso, muitos acabam encontrando dificuldades de conseguir uma oportunidade. Em Empresas Multinacionais ,por exemplo, a exigência do inglês é mandatória, principalmente para cargos mais altos, que exijam nível superior (Engenheiros por exemplo). Isso acontece pois neste nível o contato com funcionários estrangeiros é frequente, além de que, em muitas dessas empresas, a sua Intranet (Comunicação Interna) é feita em inglês, ou seja, saber ler inglês é o mínimo. 

Como uma indústria globalizada, trabalhando numa empresa multinacional da área, você tem a possibilidade, muitas vezes, de fazer cursos e intercâmbios pela empresa em outros países que ela atua. E isso só é possível se o profissional tiver um nível de inglês que permita isso, pois o curso é em inglês. 

Onde o inglês fluente não é tão exigido? 

Para aqueles que não possuem o inglês fluente e acham que estão perdidos, existe ainda uma esperança. Em algumas empresas brasileiras não é tão exigido o inglês, o que pode ser uma boa oportunidade de conseguir entrar na indústria e começar um curso de inglês. Aqueles que tem bastante experiência em sua área de atuação, muitas vezes também podem se dar ao luxo de não ter um inglês fluente. Geralmente são profissionais mais velhos, com muito tempo de empresa, que conhece como ninguém aquela atividade. Não vão deixar de aproveitá-lo por não saber o inglês, cabe a ele pelo menos se fazer entender. 

Já em Multinacionais, as posições que não exigem um nível de inglês fluente, são as de nível mais básico e técnico. É possível conseguir uma oportunidade como Técnico em uma Multinacional tendo pelo menos um inglês intermediário. Mas mesmo assim, é preferível que o profissional tenha um bom nível de inglês para que possa se destacar. 

Para esses casos, algumas empresas, até bancam um curso de inglês para o funcionário, para que ele desenvolva melhor o idioma. 

Como funciona a comunicação em uma plataforma? 

Saindo da Teoria, agora vamos para a prática. Contarei como é a comunicação numa Plataforma operado por uma multinacional, para que vocês tenham uma noção de que desafios encontrão pela frente caso trabalhem embarcado. Não sei dizer se numa plataforma da Petrobrás, funciona da mesma forma, pois ainda não tive experiência na mesma. 

Trabalhar numa Plataforma de Estrangeiros é um grande desafio. A lingua padrão, claro, é o inglês. No caso da plataforma onde eu trabalho, tem pessoas de todas as partes do mundo, desde Noruegueses, Americanos, Irlandeses até Filipinos. Isso de certa forma é bom, pois o nível de inglês acaba sendo de um nível internacional, afinal, o inglês também não é a lingua nativa deles, o que pode tornar mais fácil para compreender. Ao mesmo tempo, pode ser ruim, pois são diversos sotaques diferentes de inglês. O Noruegues tem um inglês mais pesado, o que num primeiro momento dificulta na compreensão. O Americano fala com muitas gírias e bem rápido.

As Reuniões são todas em inglês. Eu tive a oportunidade de acompanhar algumas e é uma grande oportunidade para praticar e aprimorar seu inglês. Porém, é necessário ter um nível de inglês muito bom, pois no caso da UTC, precisamos traduzir para o Gerente/Engenheiro que estiver conosco na Reunião, nem sempre eles tem um inglês fluente. Se não conseguir traduzir bem, pode gerar falhas de comunicação, o que prejudica o andamento dos serviços.

Já no ambiente de trabalho, vale tudo. Lá na área, as pessoas se viram como podem, desde mímicas, a desenhos, desde que consiga se comunicar! Alias é isso que importa no ambiente de trabalho, que consiga se comunicar, e para isso não necessariamente precisa de um inglês fluente. Porém, mais uma vez eu digo, ter um bom nível é importante para que você possa argumentar melhor, e se fazer entender, fazendo um bom serviço. Nem sempre você encontrará um "gringo" que tenha paciência para tentar entende-lo, muitos perdem a paciência quando falam com pessoas que não sabem falar inglês, o que pode ser prejudicial à imagem. 

Tipos de Cursos de Inglês e algumas indicações. 

Agora que já mostrei mais ou menos a realidade do inglês em nossa indústria, vamos à parte que interessa. Onde possa aprimorar meu inglês? Qual o melhor curso? Existem opções gratuitas? 

Para começar a explicar, primeiramente, é importante esclarecer que existem 2 tipos de cursos. O Inglês Técnico e o Inglês Regular. A seguir as vantagens e desvantagens de cada um. 

Inglês Técnico para Petróleo e Gás -  foca em vocabulários e situações de diálogo voltados para a indústria. Você aprende a estrutura do inglês porém num contexto da área.

Vantagens:
  • Familiarização com o vocabulário usado na Indústria, principalmente offshore.
  • Ênfase na conversação. São aprendidos muitos diálogos.
  • É muito bom para quem deseja ter um retorno rápido, pois foca no que realmente é falado no ambiente de trabalho.
  • Motivação para estudar, pois você está lidando com situação e vocabulário da indústria que você trabalhar ou deseja trabalhar.
  • Você lida com pessoas que já trabalham na área ou desejam, o que fortalece o networking e interação entre os alunos. 
Desvantagens
  • Vocabulário Restrito. Por se tratar do Inglês Técnico, acaba ensinando o que é mais usado na área, o que pode prejudicar na formação de um vocabulário mais extenso.


Inglês "Regular" - O inglês regular é aqueles que as pessoas já estão acostumadas, ensinando toda a estrutura do inglês, sem um foco específico.

Vantagens
  • Aprendizagem dos fundamentos da Lingua Inglesa, aprofundando mais na parte gramatical, ortografia e etc. Dando uma base melhor.
  • Aprende um vocabulário usado mais no dia-a-dia, importantes para conversas fora do ambiente de trabalho.
Desvantagens
  • Desmotivação para aprender o idioma. Muitos reclamam que não gostam de estudar inglês, muitas vezes por não verem um próposito para isso.
  • Deficiência no aprendizado de palavras mais técnicas, muito importante no ambiente de trabalho.
  • Turmas heterogeneas, com pessoas muitas vezes com focos diferentes do seu.
Qual escolher? 

Particularmente, eu diria que o melhor seria conseguir conciliar os 2 cursos. Caso tenham condições de pagar pelos 2, seria o ideal, pois teria a base de um curso regular, com o foco de um inglês Técnico. Porém, sei que nem todos tem condições para isso, por isso, o que eu recomendaria, é que façam o Inglês Técnico para que possam ter uma base boa do inglês que é usado no ambiente de trabalho, e estudem em casa o inglês regular, para que não possa perder essa base. Lembrando que, num curso de Inglês Técnico, você aprende o inglês normal, todas as suas estruturas (passado, futuro, presente e etc) porém num contexto da indústria. 

MINHA SUGESTÃO

Caso optem por começar um curso de Inglês Técnico, recomendo a Optimum Technical, pioneira no ensino do Inglês Técnico Offshore no Brasil. O Curso tem 18 meses, e vai do Básico ao Avançado, abordando situações realmente vividas numa plataforma. Eu digo isso pois quando comecei o curso, eu ainda não trabalhava embarcado, e quando comecei, tudo que havia aprendido até então, me ajudou e muito para conseguir me comunicar , e até hoje tem sido importante! O Rhamany do QG do Petróleo , também está fazendo lá, e tem gostado muito! Além disso, conta com um corpo docente qualificado e com pessoas com experiência na indústria, ou seja, sabem do que estão falando.

E o mais legal é que além do curso presencial, a Optimum tem opções de Ensino a Distância, ideiais para pessoas que desejam fazer um ótimo curso de inglês porém não tem nenhum perto. 

Você que também já tem um bom nível de inglês, não deixe de fazer, pois estará aprimorando seu vocabulário com situação reais numa plataforma e na indústria, aprendendo aquelas palavras e expressões que não ensina em cursos normais de inglês. 

E o melhor de tudo! Você que é leitor do TECNOPEG, ainda tem descontos especiais. Segue abaixo o banner do curso.




Copyright © 2010 Optimum technical language®. Todos os direitos reservados.

Você recebeu esta mensagem porque se cadastrou no sistema e-learning.
Promoção válida até 26/09/2010. Somente para pessoas sorteadas. Guarde este Cupom.



Optimum technical language® - Rua Buenos Aires 90, 2o. andar - Centro– Rio de Janeiro - RJ Tel (21) 3521-6995

Sobre nós | Entre em contato | Política de Privacidade
Em relação aos cursos regulares, eu recomendo o Minds, e o Meuingles.com, este pela web. Ambos são cursos rápidos, voltados para conversação e que não são tão caros como muitos que tem por aí. Eu ainda não faço nenhum destes, porém amigos meus estão fazendo e recomendam. Espero até o final do ano estar conseguindo conciliar com o meu curso na Optimum. 

Opções Gratuitas

Para aqueles que preferem não gastar dinheiro, existem algumas boas opções para aprender inglês na Internet. Para adiantar, trago uma lista que o Marlon publicou no Blog-Oil, muito boa com dicas de sites para quem deseja impulsionar o inglês


CONCLUSÃO

Para finalizar o post de hoje, gostaria de dizer que ter o inglês fluente é uma grande oportunidade para abrir portas. Tanto para conseguir a primeira oportunidade como para subir de nível mais rapidamente. Por mais que seja exigido inglês na maioria das oportunidades, em muitas plataformas, muitos ainda não tem um inglês fluente, o que pode ser uma grande oportunidade para quem tenha!

Lembrando que Inglês exige dedicação. Não adianta ir ao curso 1 ou 2 vezes por semana, e ficar só por isso mesmo. É extremamente importante que crie um plano de estudo diário, e também procure estar sempre lendo e ouvindo coisas, músicas em inglês para que possa sempre manter um contato diário com a lingua. 

Desejo sucesso a todos, e um bom estudo! 

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.