[Fechar]

banner

domingo, 5 de setembro de 2010

Coaching TECNOPEG - Entrevista para a TV Futura e Algumas Liçoes de um Jovem Aprendiz.

É com muita felicidade que escrevo esta postagem. Para aqueles que seguem o TECNOPEG no Twitter, devem ter visto o que eu escrevi na segunda-feira passada, dizendo que eu iria fazer uma entrevista na PUC-Rio sobre a área de Petróleo e Gás. 

A Entrevista foi ao ar no dia 02/09 (quinta-feira) e aqui estou para publicar para voces! É uma grande honra, de certa forma estar representando e falando sobre essa indústria que eu sou apaixonado em trabalhar e falar sobre ela. 

Na verdade, a entrevista nao foi para falar do TECNOPEG. Eu fui como profissional do setor, para falar um pouco sobre a área. O Objetivo principal da reportagem foi falar sobre um Projeto bem legal que a PUC-Rio está fazendo com o Colégio Estadual André Maurois, no qual dá aulas de Introduçao a Engenharia de Petróleo para estudantes dos últimos anos do Ensino Médio. 

Foi um grande prazer poder fazer parte da matéria, pois sou um grande incentivador da orientaçao de carreira na indústria do Petróleo e já começar a fazer isso desde o Ensino Médio, faz com que tenhamos pessoas saindo da escola mais preparadas já tendo uma noçao de onde querem atuar. Desta forma, evita o que muitas vezes acontece: milhares de recém formados do Ensino Médio, perdidos, sem saber onde trabalhar.

Esse é um trabalho que deveria ser proliferado e como digo na entrevista, a orientaçao de carreira na indústria de Petróleo é um assunto de suma importancia mas que poucos abordam como tal. Mas esse é um tema que gostaria de falar mais na frente.

A Seguir, estarei publicando o vídeo, e comentando a respeito da entrevista, como cheguei lá e etc.



JORNAL FUTURA - BLOCO 1

A Matéria sobre o Projeto acabou saindo no 1 bloco, por isso, coloquei apenas o 1 bloco aqui no blog, porém se quiserem, no youtube tem as outras partes do Programa. 


IMPRESSOES NA ENTREVISTA
Para mim, como disse, foi uma grande honra pode ser entrevistado para uma emissora como a TV Futura, até mesmo que fosse outra, é muito gratificante ver o reconhecimento de um trabalho. Quando cheguei no local, pude conhecer as pessoas envolvidas, os professores, e a equipe da TV Futura. Até ai estava indo tudo bem, até que a repórter chamou para a entrevista! E logo no meio do Pátio de um dos Prédios da PUC! Imagina como ficou meu coraçao? rs... Confesso que bateu um certo nervosismo, pois nunca tinha dado uma entrevista. Uma coisa é voce escrever num blog, outra é falar para uma camera. Porém, a medida que a repórter ia me perguntando sobre minha formaçao, como é trabalhar embarcado e etc, fui me soltando e quando estava gostando, acabou. rs... Enfim, elas me fez umas 3 ou 4 perguntas, porém acabou editando e colocando apenas este pedaço sobre orientaçao, que é o grande foco do TECNOPEG (logo depois disso que falei no vídeo, eu falei do TECNOPEG, mas infelizmente ela cortou rs).

Enfim, foi uma experiencia maravilhosa, e me deu vontade de começar a postar no TECNOPEG de outras formas: ATRAVÉS DE VÍDEOS. Abordarei temas e responderei algumas perguntas que recebo no Formspring em Vídeo! O que acham? (Respondam nos comentários, ou me mandem um e-mail)


Antes de contar como eu consegui essa entrevista, queria fazer algumas observaçoes: meu nome nao é VITOR Couto Alves, e sim VICTOR Couto Alves, e minha formaçao nao é TÉCNICO em Petróleo e Gás, e sim TECNÓLOGO em Petróleo e Gás. Mesmo tendo conversado com a repórter antes da entrevista, eles acabaram errando rs.

COMO CONSEGUI?
Contarei rapidamente como foi que consegui essa oportunidade. Foi até engraçado a maneira como consegui e até me surpreendeu bastante, o que me fez tirar algumas liçoes, que vou compartilhar com voces.

Tudo começou no curso de Exploraçao e Produçao da Coppe/UFRJ, que sempre quando dá eu divulgo aqui no TECNOPEG. Eu o fiz em Novembro do ano passado, e recomendo para todos, pois além de ter um conteúdo excelente, voce conhece muitas pessoas que já trabalham na área e acaba fazendo um bom networking. E foi ai que a minha entrevista estava surgindo e eu nao sabia.

No curso, ainda nao trabalhava diretamente no setor, estava trabalhando na Quality Assurance, consultoria de QSMS, com alguns clientes do Setor de Petróleo e Gás. Durante o curso, conheci algumas pessoas do setor, trocamos e-mail e etc. Mas o mais interessante foi que após o curso, a Coppe mandou por e-mail um arquivo em excel com o e-mail de todos da turma que eu estava. Tinha diversos tipos de pessoas na turma, desde estudantes até Gerentes em suas empresas, tinham muitos que já trabalhavam no setor, principalmente Engenheiros Mecanicos.

Aquela lista era quase um bem valioso, afinal de contas, hoje, se networking nao é tudo, é quase tudo. Entao eu tinha que explorar isso de alguma forma. Como já estava no final do ano, resolvi unir o útil ao agradável. Mandei um e-mail desejando feliz natal e ano novo, com mensagens bonitas, ao mesmo tempo que divulguei o TECNOPEG, apresentando o blog, afinal de contas, como estavam fazendo um curso de Exploraçao e Produçao de Petróleo, com certeza, poderiam se interessar pelo blog. Mas infelizmente, nao obtive resposta alguma.

Passou meses, acabei trabalhando embarcado, e com isso o blog de certa forma, acabou ganhando um pouco mais de credibilidade, afinal de contas, estou trabalhando mais diretamente agora e com isso, aprendo um pouco mais sobre o mercado e suas necessidades falando com mais propriedade sobre o assunto. Até que no começo de Agosto, recebo um e-mail da Maria Estrela, assessora de imprensa da Approach, que presta serviços para a PUC, falando sobre o Projeto e que havia recebido uma indicaçao do meu nome para ser o Profissional a falar na Matéria. E quem me indicou? Uma colega de turma desse curso que nem conheci, que na epoca do curso já conhecia o TECNOPEG, e o meu e-mail fez com que ela ligasse o nome a pessoa. Como ela é uma das Professoras do Projeto, pediram para que ela indicasse alguém, e ela lembrou de mim. Com isso, acabamos nos conhecendo, e eu pude agradece-la imensamente pela oportunidade e assim manter contato para futuros projetos e palestras, ampliando assim nossa rede de contatos. 


Bom galera, o objetivo dessa história é mostrar algumas liçoes que podemos tirar, e que vai muito além do fato de ter criado um blog. Muitos podem pensar que talvez tenham que criar um blog, mas nao é necessário, sao liçoes para a vida profissional. Segue abaixo:

  • A importancia de investir em cursos/eventos que valham a pena. 
Muitos que estao começando a conhecer o setor de Petróleo e Gás, e estao estudando para isso, acabam reclamando sobre o preço de determinados cursos e eventos em nossa área. Infelizmente, se voce quer ingressar nessa indústria, tem que aprender a lidar com isso. A maior parte dos bons cursos e eventos, realmente tem um preço um tanto salgado (Esse da Coppe sao R$ 700,00 e sao só 4 sábados) , e que muitos nao podem pagar. Porém, muitas das vezes, nao devemos olhar um curso ou um evento só pelo lado financeiro. Procure enxergar os benefícios intangíveis que terá com esse investimento, quantos contatos importantes poderei fazer? o que o peso da instituiçao representará no meu currículo? quem eu posso conhecer? Essas sao algumas indagaçoes que voce deve fazer antes de escolher um curso, principalmente extra-curricular ou um evento. As vezes é necessário se apertar um pouquinho aqui, para lá na frente ficar folgado pois talvez uma pessoa que voce conheceu nesse curso/evento pode conseguir uma grande oportunidade para voce. Imagina se eu nao tivesse feito o curso? Tudo bem que os R$ 700,00 foram chorados na época, pois ajudo em casa, mas olha a exposiçao que acabei tendo depois? Pensem nisso!
  • Pense estrategicamente, pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.  
Imagine se eu nao pensasse estrategicamente e nao tivesse foco nos meus objetivos? (que era de divulgar e expandir o TECNOPEG) Com certeza aquela lista de e-mails seria só mais um anexo em meu e-mail que eu arquivaria e nunca mais iria ver. Além disso, vale ressaltar a importancia de voce saber gerir o seus contatos. Hoje, isso é de vital importancia para quem deseja crescer profissionalmente: Saber aproveitar ao máximo a sua rede de relacionamentos. Nao estou dizendo aqui para puxar saco dos contatos que voce tem que podem te ajudar em algo, ou muito menos pedir emprego, mas sim começar a ter açoes estratégicas, aproximaçoes estratégicas e etc. Enfim, pense de maneira estratégica, quem pode me ajudar a chegar onde eu quero? O Céu é o limite para quem sabe se relacinar e tem carisma. Pensem nisso!

  • Confie nas suas açoes e sobretudo em Deus.
Se eu tivesse pensado que ninguém responderia meu e-mail, com certeza me desanimaria e nao teria o mandado e desta forma, nao teria recebido este convite. Da mesma forma, quando conheci a Roberta, recrutadora da UTC, na Brasil Offshore em Junho de 2009 depois de tomar a díficil decisao de ficar na feira andando sozinho para poder conversar com algum recrutador, e por isso, meses depois a mesma Roberta me chamou para trabalhar na UTC, onde estou até hoje. Em ambos os casos, se eu nao confiasse no que eu estava fazendo e no meu potencial, certamente nao teria conseguido nenhuma das 2 coisas, pois na primeira barreira iria desanimar e desistir. Outro ponto importante além de confiar no seu potencial é também aprender a ter fé. Nem sempre os resultados aparecem de imediato: Eu mandei o e-mail do final de Dezembro de 2009 e só fui colher o fruto em Agosto deste ano ( 8 meses). Conheci a Roberta na Feira, em Junho de 2009 e só consegui a Vaga Offshore no final de Março (9 meses). Muitos podem achar que isso é sorte, mas eu Confio muito no Cara lá de Cima, meu Deus, que sabe de todas as coisas, e tenho certeza que ele já tinha isso planejado na minha vida, e esse era o tempo certo dEle. Adiantaria alguma coisa eu ficar ansioso esperando por alguma coisa? Pelo contrário, entreguei meus desejos e planos nas maos de Deus e pedi para que Ele fizesse a vontade dEle. Deste entao, nunca mais tive problemas de preocupaçao com futuro e carreira, pois sei que está sob o controle dEle. 

Sei que muitos podem nao crer em Deus, ou que o meu Deus nao seja o mesmo que o seu. O meu objetivo nao é discutir religiao e sim compartilhar um pouco do meu testemunho e experiencia com Deus, pois me faz muito bem.
  • "O único lugar onde Sucesso vem antes de Trabalho é no Dicionário"
É com esta célebre frase do Genio Albert Einstein que termino as liçoes aprendidas com esse episódio. NADA, eu disse NADA que eu disse anteriormente irá funcionar ou dar certo se antes de tudo voce nao for bom /competente no que faz, ou que pelo menos esteja trabalhando e lutando pra isso, pois as pessoas valorizam aquelas que correm atrás dos seus objetivos. Nao existe Sucesso, seja Profissional ou Pessoal sem que haja esforço da pessoa que conseguiu. Se voce pegar a história das pessoas mais bem sucedidas, tirando raríssimas exceçoes, voce verá que todas elas batalharam muito, trabalharam muito para chegar onde chegaram, e por que isso nao será igual conosco? Ledo engano acharmos que aquele emprego vai aparecer pois espalhamos alguns currículos na internet (Como está seu CR na faculdade?, que outros cursos voce tem feito? Faz algum trabalho voluntário? Participa dos Eventos?), ou que voce será promovido por ser um profissional que faz seu trabalho e nao prejudica ninguém (Voce entrega resultados? Como é sua relaçao com seus pares, subordinados e chefes diretos? Afinal, esses sao exemplos comuns para mostra-los que existem muitas coisas por trás, que voce deve prestar atençao e fazer antes de almejar algo. 

Tenho certeza, que nada disso eu conseguiria, se eu nao tivesse um compromisso e paixao pelo TECNOPEG. Se eu nao buscasse conhecer sobre HTML, para melhorar o Layout do blog, ou para ler e pesquisar muito para poder ter conteúdo para postar no blog, dicas de Marketing, para poder divulgar o blog , Tempo para postar diariamente, dentre milhares de outras coisas que implicam manter um blog e faze-lo ganhar credibilidade e repercussao entre seu público-alvo. Sao noites de sono perdidas, finais de semana na frente do computador, Habilidade e Jogo de Cintura para poder ligar com pessoas e por ai vai. De alguma forma, busco sempre estar melhorando para que possa manter essa imagem.

Como disse, voce nao precisa ter um blog para conseguir uma vaga, ou crescer profissionalmente. O Blog, graças a Deus, foi a forma que eu encontrei para mostrar meu valor e onde eu pude explorar meu potencial. De repente, sua habilidade é o Carisma, entao aproveite isso e vá a muitos eventos, cursos e etc, pois dessa forma, com certeza com seu carisma voce irá convencer alguém a ter dar uma oportunidade ou uma promoçao caso já esteja empregado. As vezes voce é bom naquela sua atividade profissional, seja Técnico, Administrador, Engenheiro, Soldador, Geólogo e etc. Procure mostrar isso quando tiver realizando essa atividade, compartilhe esse seu conhecimento tambem, isso chama a atençao de outras pessoas. 

Enfim.... o que quero dizer com isso tudo, é que todos temos potencial, só basta nos conhecermos para sabermos explora-los. O Autoconhecimento é a chave para um Desenvolvimento Pessoal e Profissional eficaz. Essas sao só algumas liçoes aprendidas de um Jovem e Eterno Aprendiz que procura tirar Liçoes de tudo que acontece, seja boa ou ruim, afinal, tudo que fazemos gera uma conseqüência e cabe a nós sabermos  absorvermos e aprendermos com cada uma delas.

Para finalizar uma frase muito marcante do Peter Drucker, considerados por muitos, o Pai da Gestao, e que exemplifica muito bem o que acabei de dizer:
“Nunca tivemos tantas opções para decidir nosso destino.Nenhuma escolha será boa, porém, se não soubermos quem somos”
Espero te-los feito refletir um pouco mais sobre o assunto. Lembre-se que o move o mundo nao sao as respostas e sim as perguntas! 

Deus abençoe a todos e uma excelente semana a cada um!


Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

1 comentários:

Priscila,  11 de setembro de 2010 às 16:48  

Acho uma ótima idéia vc responder nossas perguntas através de vídeos. Também seria interessante a postagem de vídeos com outros profissionais da área de PeG.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.