[Fechar]

banner

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tira-Dúvidas da área de Petróleo e Gás


O Tecnopeg tem feito muito esse papel de tirar dúvidas pra galera que visita e manda e-mails, respondo a todos na medida do possível, por isso peço desculpa caso demore. Mas respondo todos um a um, analisando cada pergunta.

Mas além da minha humilde pessoa, existe uma outra forma de tirar dúvidas da área. Para aqueles que não conhecem ainda ou não viram o meu post falando sobre isso, trago novamente aqui. Trata-se de uma coluna do Professor Arlindo Charbel no qual ele procura responder qualquer tipo de dúvida sobre o setor.

Acredito que seja bem interessante, seja você Engenheiro, Tecnólogo, Técnico ou simpatizante da área pois ele já tem toda uma bagagem, coisa que eu ainda não tenho.

Abaixo seguem 2 perguntas muito interessantes que são dúvidas de muitos leitores que visitam o blog, respondidas por ele:

"Tenho um filho que fez Politécnico na área de petróleo e gás, achei que estava investindo nele e hoje vejo que fez a Facukdadee de Meio Ambiente é quem se deu bem. Porque essa discriminação com os tecnólogos? "
Angela dos Santos Corrêa - Rio de Janeiro

Resposta: Ângela, As empresas de petróleo, ou seus fornecedores de bens e serviços, são exigentes porque o risco de suas operações é muito grande. Não se trata de discriminação e sim uma necessidade do setor. Infelizmente, o curso de tecnólogo, apesar de uma boa idéia, não foi absorvido pelo mercado na mesma proporção que as universidades formavam os profisssionais. Problema adicional foi o fato de muitas universidades o oferecerem, aumentando muito a oferta deste tipo de profissionais. Ainda acredito que o setor de bens e serviços pode melhor aproveitar os tecnólogos, nas muitas etapas do processo de produção. No caso das empresas operadoras, sujeitas a desastres (plataformas e refinarias tem grandes riscos), as exigências não admitem formação menos específica. Sem dúvida, houve falha das entidades formadoras, pois deveriam fazer maior esforço junto às industrias para criar oportunidades de mostrar as situações em que este novo tipo de formação era adequado. Quanto aos formados em Maio Ambiente, não tenho informações suficientes para avaliar ou comparar com os tecnólogos. Lembro que o setor petróleo é muito exigente e que é necessário o melhor curso, as melhores notas e cursos complementares. Se você usar o sistema de busca com a palavra "tecnólogo" verá algumas das orientações que eu já dei para alguns deles.

Boa Tarde, Arlindo, Gostaria de trabalhar no ramo de petróleo, mas sei que além dos concursos, hão outras formas de se trabalhar no ramo, como por exemplo em empresas terceirizadas. Como posso proceder para ter acesso ás vagas disponiveis no setor? Qual é o melhor curso atualmente voltado para a área de gás e petróleo? Fico no aguardo de seu retorno.
Grato Joaquim Pinheiro JOAQUIM LUZ PINHEIRO - Rio de Janeiro

Resposta: Joaquim, Para conhecer as empresas que servem ao setor petróleo, sugiro que você use o cadastro da ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo. Ele está em www.onip.org.br. Nele, vá ao Cadastro de Bens e Serviços. Se você não for cadastrado, verá uma frase: "Se você não é um usuário registrado neste site, faça [aqui] o seu registro.". Depois de cadastrado, terá acesso a uma tela em que há a palavra Estatísticas. Clique nela e constatará que existem várias opções. Por exemplo, se escolher a opção Total de Fornecedores por Estado e Município, verá que são quase 700 empresas no estado do Rio de Janeiro. Se clicar no RJ, aparece uma tela com os vários municípios. Por exemplo, o de Campos tem 23 empresas cadastradas. Alerto que não são empresas grandes mas fornecem para o setor petróleo. Escolha as empresas a quem você quer enviar uma mensagem, o currículo ou mesmo visitar. Quanto ao melhor curso, não tenho ou conheço meios de avaliar os vários cursos de petróleo e gas que estão sendo oferecidos. Mas posso indicar fontes de informação sobre cursos reconhecidos. No caso do ensino médio e profissional existe o Senai que em vários estados apoia fortemente o petróleo, oferecendo vários cursos voltados para o setor. No caso do ensino superior, veja o site do MEC - Ministério da Educação e Cultura, no endereço http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/cur_municipio.asp. Basta colocar o nome de seu município e a palavra petróleo em nome do curso/habilitação, para saber as várias entidades que oferecem cursos. Existe ainda o PROMINP, um programa nacional de qualificação para o setor, abrangendo níveis básico, técnico e superior, como se pode ver em http://www.prominp.com.br/paginadinamica.asp?grupo=245. Nele você poderá encontrar as carências atuais do setor, objeto dos treinamentos oferecidos.



Como vocês podem ver é bem esclarecedor, para acessar clique no link abaixo:

http://oglobo.globo.com/economia/tireduvidas/default.asp?tema_id=2

Para acessar é necessário fazer um cadastro que é rápido e fácil, não demora nem 5 minutos.





Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.