[Fechar]

banner

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Estratégias para se capacitar no mercado de Petróleo e Gás

Um dos objetivos do blog, e que eu tenho buscado sempre informações é justamente auxiliar o leitor nessa gestão de sua carreira, é muito difícil você encontrar hoje algo voltado só para o mercado de Petróleo e Gás, e sim algo muito generalista. Porém o mercado de Óleo e Gás deve ser olhado mais atentamente por se tratar de um setor diferenciado, concorrido e que demanda alta qualificação.

Uma oportunidade para se inserir no mercado de Petróleo e Gás é a meta de grande parte das pessoas que visitam o blog, e para aqueles que já estão, é sempre crescer e se manter no mercado. Mas como conseguir isso?

O Brasileiro em geral não leva em consideração um item muito importante para uma melhor gestão da sua carreira, o PLANEJAMENTO, quantas vezes por semana, ou por mês, ou até mesmo por ano, você é capaz de parar para avaliar/reavaliar suas estratégias de carreira? O Brasileiro infelizmente não tem esse hábito tão importante não só para a carreira, mas sim para toda vida, como planejamento familiar, planejamento financeiro, planejamento pessoal e etc.

Esse é um conceito que todos estão cansados de saber mas que quase nunca colocam em prática. Então se você não tinha esse hábito, a partir de hoje comece a reservar algumas horinhas na semana para planejar sua carreira, seus objetivos e como conseguir chegar a eles. Faça da seguinte forma:
  • Que cargo ou qual empresa eu quero atuar?
  • Que tipo de comportamento preciso ter para chegar a esse objetivo?
  • Quais qualificações preciso para conseguir?
  • Estou no caminho?
Tenha como base essas 4 perguntas, faça uma reavaliação das suas estratégias, assim você saberá se está ou não no caminho e assim saberá o que é e o que não é importante, descartando aquilo que não faz você chegar nesse objetivo. Isso evita que você perca o foco e fique patinando sem sair do lugar.

Estarei trazendo para vocês diversos artigos para auxiliá-los nessa estratégias, trazendo opiniões de profissionais, entrevistas e artigos sobre gestão de carreira. Hoje já começo disponibilizando essa excelente apresentação do Professor Luiz Chaves no qual ele justamente da importância de ter uma estratégia para se conseguir um lugar no mercado e traz estratégias para os estudantes e profissionais que desejam aproveitar a oportunidade com a implantação do COMPERJ.
Ele traz um gráfico muito interessante mostrando quais são os cursos e conhecimentos que o profissional deve ter para agregar valor ao seu currículo, ele mostra como exemplo diferentes formações. Vide a figura abaixo:

Enfim, o que eu quero alertar a vocês é para a importância do planejamento para não perder o foco e saber justamente o que você quer e assim evitar que atividades que não agreguem valor te tirem do seu objetivo!

Um agradecimento especial ao Professor Chaves, o melhor professor da área de Petróleo e Gás da UNESA de São Gonçalo, e que gentilmente cedeu sua apresentação.

Sucesso a todos, e bom planejamento!

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.