[Fechar]

banner

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Rádio TECNOPEG - Empresas que estao contratando - Statoil e Aker Solutions

Boa Tarde Tecnopeguianos,


Hoje saiu uma ótima notícia na coluna Boa Chance, do site do Jornal O Globo. Visando atender a demanda do mercado brasileiro, mais 2 grandes empresas da área, vao aumentar seu efetivo: A STATOIL, que está com o seu Projeto Peregrino a todo vapor, e a Aker Solutions.




De acordo com a reportagem, ambas as empresas pretendem contratar bastante. Segundo o Líder de RH da Statoil Brasil, Fernando de Carvalho explica que, este ano, serão preenchidas 21 vagas e as 22 restantes ficarão para 2011. Entre os profissionais buscados estão geólogos, geofísicos, engenheiros (de completação de poços, de manutenção, de produção, de perfuração e de operações) e especialistas de contratos e compras, além de supervisores e especialistas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS). A empresa pretende lançar, ainda, programas de estágio e trainee a partir do ano que vem. Num primeiro momento, devem ser oferecidas 11 vagas para estagiários. Não há um período fixo para os candidatos se inscreverem. Segundo Carvalho, as vagas serão trabalhadas à medida que surgirem internamente. Para concorrer é necessário ter conhecimentos de ingles.

Já a Aker Solutions, com cerca de mil funcionários trabalhando na sede da empresa, em Curitiba, e nas filiais do Rio de Janeiro e Rio das Ostras, a companhia tem previsão de contratar, até o final do ano, 150 novos colaboradores, além de outros 150 em 2011.

Ambas as empresas também tem ótimos Programas de Trainee. A Aker lançou recentemente seu Programa Internacional de Talentos, como bem indicado pelo Rhamany do QG do Petróleo. O Programa é um grande programa de estágio intensivo remunerado com duraçao de 2 anos, no qual o candidato trabalha em 3 sedes mundiais da empresa: Kuala Lumpur, Houston e Oslo.

Para mais informaçoes, visitem o site das empresas, que serao divulgadas as vagas.


Abaixo a reportagem na íntegra.


RIO - As perspectivas de expansão do segmento de petróleo, gás e energia no Brasil têm estimulado a busca por mão de obra qualificada e equipamentos específicos. Empresas do setor estão investindo em tecnologia e na contratação de profissionais de diferentes áreas para atender a demanda do mercado, como a Statoil e a Aker Solutions, multinacionais norueguesas que aportaram por aqui.

A Statoil está desenvolvendo o seu primeiro campo de petróleo no Brasil, o de Peregrino, na Bacia de Campos (RJ). As plataformas estão praticamente montadas: a previsão é começar o trabalho de perfuração em outubro e iniciar a produção no começo do ano que vem. Para acompanhar este crescimento, que inclui também atividades de exploração de petróleo em outras áreas do país, a filial brasileira da estatal norueguesa prevê a contratação de 43 novos funcionários até 2011.

Líder de RH da Statoil Brasil, Fernando de Carvalho explica que, este ano, serão preenchidas 21 vagas e as 22 restantes ficarão para 2011. Entre os profissionais buscados estão geólogos, geofísicos, engenheiros (de completação de poços, de manutenção, de produção, de perfuração e de operações) e especialistas de contratos e compras, além de supervisores e especialistas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS).

A empresa pretende lançar, ainda, programas de estágio e trainee a partir do ano que vem. Num primeiro momento, devem ser oferecidas 11 vagas para estagiários:

- Nosso processo seletivo é amplo e inclusivo. Estamos em busca de profissionais com visão de longo prazo e que queiram trilhar uma carreira internacional - diz Carvalho.

Não há um período fixo para os candidatos se inscreverem. Segundo Carvalho, as vagas serão trabalhadas à medida que surgirem internamente. O executivo alerta, no entanto, que ter conhecimentos em inglês é fundamental. Os postos oferecidos já estão anunciados na mídia impressa e no site da empresa .

A Aker Solutions, por sua vez, vem se preparando há mais de três anos para atender à demanda do mercado de petróleo e gás brasileiro. Foram feitos investimentos em equipamentos, infraestrutura e pessoal, o que fez dobrar a capacidade de produção da empresa em 2010. Além disso, a organização diversificou sua oferta de produtos e serviços no mercado local e, hoje, conta com 13 unidades de negócios diferentes no Brasil, que vão desde a produção de equipamentos submarinos, serviços de perfuração e até embarcações que fazem a instalação desses equipamentos. Com cerca de mil funcionários trabalhando na sede da empresa, em Curitiba, e nas filiais do Rio de Janeiro e Rio das Ostras, a companhia tem previsão de contratar, até o final do ano, 150 novos colaboradores, além de outros 150 em 2011. As vagas ficam disponíveis no site da companhia .

A empresa busca profissionais de todas as áreas, mas seu foco são técnicos e engenheiros especializados.

- Além de buscar talentos no mercado de óleo e gás, buscamos profissionais em outros segmentos para completar nossas competências, como da indústria automobilística - afirma Markus Busch, vice-presidente de RH da empresa.

Preocupada com a qualificação de mão de obra, a Aker investe o equivalente a 4% da folha de pagamento no treinamento de profissionais, que inclui qualificações técnicas e específicas em cada área, bem como cursos internos e externos. A empresa também aposta na formação de jovens talentos, através de três diferentes programas de trainees: o programa "Trainee Técnico Offshore", em parceria com a Petrobrás/Cefet de Campos, no qual 30 profissionais são qualificados por ano; o programa "Engenheiro Trainee", com 10 a 15 vagas por ano para contratação de recém-formados; e o programa "Trainee Internacional", para contratação de profissionais com experiência anterior no mercado, com MBA ou mestrado.

A multinacional promove, ainda, outros programas voltados ao desenvolvimento dos funcionários, como o de complemento educacional, que oferece bolsas de estudos para qualificação técnica, graduação e pós-graduação; a academia Aker Solutions, com foco em gerenciamento de projetos e desenvolvimento de líderes; e programas de auto-aprendizagem (e-learnings).

Busch acrescenta que o intercâmbio tecnológico é outra prioridade da Aker, aproveitando o contato com a matriz e outras empresas norueguesas.

- Trazer inovações para o Brasil e aplicá-las no mercado interno é um dos focos da companhia.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://draft.blogger.com/

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas 

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.