[Fechar]

banner

domingo, 24 de outubro de 2010

Dica TECNOPEG - Perfuração é com Anderson Cunha! Algumas considerações sobre o curso.

Bom dia Tecnopeguianos!

Semana passada acabei postando pouco pois não estava em casa, estava fazendo o curso de Operador de Sonda Nivel 1 - Plataformista lá no Anderson Cunha! E é justamente sobre o curso que começo a postar essa semana! Acho importante falar agora que passei pelo curso, pois quem viu a 1ª postagem sobre Mitos e Verdades na Indústria do Petróleo, pode ver que indiquei o curso dele, como um dos melhores para quem deseja trabalhar na área de perfuração. Mas antes eu falava pelo que ouvia dizer, agora poderei falar pelo que vi e aprendi. Confiram!


SOBRE O CURSO ANDERSON CUNHA & BARROS.

A primeira vez que ouvi dizer sobre o curso dele, foi quando eu ainda fazia faculdade. Acho que eu estava no 3 período, quando um colega da turma, fez um curso de 1 semana num tal de Anderson Cunha e logo depois foi chamado para Transocean. Aquilo me deixou encucado, afinal, o cara nem era tão interessado nas aulas. Com isso, procurei saber sobre o curso e perguntei para um professor meu, que também não gostava desses cursos de plataformistas que tinham no mercado, e pra minha surpresa, até ele disse que realmente era um bom curso. 

Por causa disso, foi que passei a divulgar o curso aqui no TECNOPEG. Fiz umas 2 divulgações, até que eles entraram em contato querendo me conhecer pois muitas pessoas foram fazer o curso dele por causa das divulgações no TECNOPEG. Foi quando marcamos de nos encontrarmos na Rio Oil and Gas, conforme contei aqui no blog.  Lá na feira que eles me contaram tudo isso, falaram um pouco mais do curso deles e me convidaram para conhecer, pois queriam que eu visse como era antes de poder falar algo. Claro que aceitei e acabei aproveitando meu periodo de folga para fazer essa turma que iniciou dia 18.

FAZENDO O CURSO.
A turma que eu estava tinha 6 alunos, contando comigo (como podem ver na foto), foram 5 colegas muito bacanas e figuraças! Um mais maluco que o outro (me proibiram de contar as maluquices de cada um em "rede nacional" rs, e olha que são muitas). 
O Legal é cada um veio de um lugar mais longe que o outro. Tinha gente de Campos, outro do Espírito Santo, um de Minas, um de Macaé mesmo e outro de Niterói. 
Todos indicados por amigos ou parentes que conhecem o curso e recomendaram. O Rafael por exemplo, que veio do ES, veio indicado pelo sogro dele que trabalha na Petrobras na área de Operações Especiais (Pescaria) para aprender perfuração com Anderson Cunha. 

As instalações do curso são ótimas, com cadeiras confortáveis, quadro e data-show, para apresentações de slides, imagens e vídeos. Mas o melhor do curso não é isso, pois isso hoje a maioria dos cursos tem (isso é o mínimo se quiser fazer algo direito). O grande diferencial do Anderson Cunha é sem dúvida, e eu pude provar isso no curso, a sua GRANDE experiência na área. Ele simplesmente trabalhou na 1ª Plataforma de Perfuração do Brasil, a P-1, começando como Homem de Área e chegou até a Toolpusher, ao longo dos mais de 30 anos de Petrobras. 

Ele nao é como muitos professores que tem nesses cursinhos, que ministram a aula sem nunca ter colocado o pé numa plataforma. Ele sabe do que tá falando e melhor, conhece os bizus e pulos-do-gato, como ele diz, que somente quem trabalhou anos como Driller e Toolpusher, sabem passar! Não tem uma pergunta sobre Perfuraçao que ele deixe passar, ele sabe tudo! O mais legal é que você ve que é uma pessoa que respira Petróleo e é apaixonado pelo que faz. São muitas histórias que fazem dele literalmente uma lenda da Perfuração do Petróleo no Brasil. Tanto que é muito respeitado pelos colegas da Petrobras e já foi inclusive nomeado Funcionário Padrão pela Petrobrás na Década de 90. 

Em relação ao conteúdo ministrado, nem preciso comentar. É uma pena que o curso é de Nível de Plataformista, pois mesmo a nível de Plataformista, ele entrou em detalhes e situações que muitas Universidades não ministram. Ele apresentava situações reais e ensinava cálculos e maneiras de solucioná-las por exemplo. Um dos tópicos abordados por ele, e por sinal, muito bem abordado, foi sobre Well Control, que hoje é tão pedido pelas empresas. Dentro desse curso de Plataformista, ele ministra um módulo Introdutório sobre Controle de Poço, ensina o porque se ocorre um Kick e Blowout, situações para saber se está ocorrendo um kick, como preveni-lo e etc. Tudo isso tanto com a parte teórica, como com situações reais, e fazendo alguns cálculos básicos também. 

Além de todo essa riqueza de conteúdo e situações reais, também tivemos algumas coisas na prática, como a amostra do Cimento que faz a Cimentação de um Poço (a mesma amostra que o Plataformista tira quando está auxiliando o Operador de Cimentação), vimos alguns tipos de Matéria-Prima para Fluido de Perfuração, como Baritina (para dar peso ao Fluido), Bentonita (para dar liga) e outros. Fizemos o cálculo de Viscosidade e Densidade do Fluido na Balança Densimétrica e etc. 

Para finalizar o curso, no ultimo dia, tivemos uma aula na Mini-plataforma e mini-cabeça de poço que o Anderson Cunha tem em sua casa, mostrando na prática mais ou menos como é na plataforma. Fiz uma rápida filmagem de como é a mini-plataforma operando. 

Enfim, foi um curso muito rico em informação e qualidade, e quem mesmo para um nível básico como de Plataformista, teve uma grande riqueza de detalhes que valeram muito a pena. Como se não bastasse isso, para provar o quanto o curso é bom, no decorrer da semana, 2 ex-alunos foram fazer uma visita ao Anderson: um está empregado na Brasdril, como Plataformista e outro está na BJ Services como Técnico de Coluna, para ambos o curso do Anderson Cunha foi um diferencial. O Gilenio que está Brasdril, por exemplo, para muitos já estava com a idade avançada, ele já tinha 46 anos quando fez o curso. E mesmo assim conseguiu lá, e também foi chamado pela Transocean, quando já estava na Brasdril. E olha que nenhum dos 2 tem ingles avançado e nem tinham experiencia anterior. Isso mostra que realmente é um curso que traz retorno!

CONCLUSÃO.

Meu objetivo aqui amigos leitores, não é puxar saco do Anderson Cunha ou fazer uma propaganda em troca de dinheiro por exemplo. Não gosto disso, e nem estou ganhando pra isso. Eu faço isso pois o Anderson tem um objetivo que me admira muito: Como ele mesmo diz, a missão dele é capacitar as pessoas a trabalharem na área de Perfuração para garantir a empregabilidade do povo brasileiro, tirando os inúmeros estrangeiros que trabalham nessa área, por falta de mao-de-obra brasileira qualificada. Para ele nao tem motivo de maior orgulho do que ver um ex-aluno chegando a Assistente de Sondador e Sondador, pois viu que o trabalho deu resultado. Eu tive a oportunidade de ver a emoção do Anderson ao ver o Gileno dizer que estava empregado na Brasdril, mesmo depois de todo preconceito e luta que passou para chegar lá.

É muito legal ver histórias assim, e é justamente esse o objetivo do TECNOPEG, vencer as barreiras da falta de oportunidades, compartilhando informações e conhecimento importantes, pois só assim conseguiremos ter pessoas mais qualificadas e antenadas no que o mercado quer. Além disso, é uma forma de divulgar um curso tão bom mas que infelizmente, quase não se tem divulgação como outros cursos que nem são tão bons mas que por estarem pensando no dinheiro, investem rios de dinheiro em propagandas.

Espero que tenham gostado, e se você deseja trabalhar na área de Perfuração, é essa dica que dou para voces! Se eu já gostava da área de perfuração, depois do curso só me fez ter mais certeza de que é com isso que quero trabalhar. Agora é aguardar, e caso surja alguma oportunidade, com certeza lhes deixarei informados.

MAIS INFORMAÇÕES:
http://andersoncunha.com.br/

Telefones para contato: (22) 2762-3208/ (22) 9824-5384
Rua Casimiro de Abreu – 37 - Costa do Sol - Macaé - RJ
(Em frente a AUTOMAC)


Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

6 comentários:

Ronnisv 25 de outubro de 2010 às 05:02  

Ola amigão acompanho o seu Blog a bastante tempo atualmente curso Inspetor de Eletrica e gostei dessa materia , pois sempre estou procurando qualquer materia sobre perfuração.E qual seria a media salarial de um Profissional citado nesse comentario que fez? .Aguardo.

Unknown 25 de outubro de 2010 às 07:47  

A média salarial de um homem de área é na faixa dos 2 mil reais! Depende muito da empresa tbm.

Mas o mais importante nessa área, é que se voce for um cara esperto que faz seu trabalho bem, vc cresce rápido, podendo chegar menos de 5 anos a Driller, que ganha 15.000

Espero ter esclarecido!

Fabio Buriti,  25 de outubro de 2010 às 09:31  

Grande post... Muito bom saber que existe a possibilidade de estudar em um curso que o objetivo seja ensinar os alunos e não enriquecer as custas deles. Já trabalhei na área de perfuração mas tenho objetivo agora de chegar a Toolpusher. Espero logo, logo poder fazer o curso!

Abraços a todos!

Kleverton 25 de outubro de 2010 às 09:47  

Meu caro,

como seria possível ter mais detalhes sobre o curso?

Existe algum site? algum e-mail de contato?

Estou em Aracaju e tenho muito interesse em fazer esse curso.

Estou indo agora em Novembro a Salvador fazer o curso de Perfuração direcional indicado aqui por vocês.

Grato

Anônimo,  25 de outubro de 2010 às 16:16  

Boa noite, meu nome é Adeilton Primo sou de Natal RN estou terminado Curso téc. em Petróleo e Gás agora em novembro e como você também tenho um blog sobre Petróleo e Gás e tenho o link do seu no meu; mas o motivo da postagem é saber qual é o periodo do Curso de Perfuração do Anderson Cunha.

Abrs!!!

Ronnisv 26 de outubro de 2010 às 03:36  

Voce sabe me dizer como esta o mercado para inspetor de eletrica ? estou com o curso marcado para iniciar em novembro agora. e não vejo ninguem interessado no curso.voce tem algo a dizer , qualquer coisa é de grande valia para mim. obrigado

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.