[Fechar]

banner

terça-feira, 13 de julho de 2010

Coaching TECNOPEG - Uma reflexão sobre a capacidade de Motivar-se.

Boa Noite Profissionais e Futuros Profissionais da Indústria do Petróleo!

Hoje escrevo com uma grande empolgação e muito grato pois o TECNOPEG voltou a atingir níveis de audiência muito bons, como no começo do ano, chegando a mais de 900 visitas no dia. Agradeço a cada um que visita o TECNOPEG, e contribui com e-mails, sugestões e indicações. Sempre que puderem, comentem para saber a opinião de vocês sobre as postagens e assim poder melhor e trazer cada vez mais conteúdo relevante para vocês!

Amanhã estarei indo pra Macaé, pois embarcarei na Quinta-Feira. Voltarei dia 29/07. Mais uma vez, recomendo a vocês que sigam o TECNOPEG no Twitter (www.twitter.com/tecnopeg) pois como é uma ferramenta rápida para postar e compartilhar informações, uso bastante na plataforma. O número de seguidores também estão aumentando, chegamos à 422! Rumo aos 500! Obrigado!

Aproveitando a deixa, hoje começarei mais uma série no TECNOPEG, é o COACHING TECNOPEG. Para aqueles que não sabem, Coaching é uma expressão muito utilizada no meio corporativo que deriva da palavra Coach = Treinador. Ele consiste num processo de aconselhamento e orientação de carreira buscando aprimorar o autoconhecimento do profissional visando o aprimoramento do desempenho profissional. Ele é muito utilizado por executivos. Você pode conhecer mais esse processo AQUI.

E é justamente o que eu já faço em algumas postagens do TECNOPEG, nos e-mails que respondo e nas dúvidas tiradas no Formspring. Mas agora estarei concentrando todos esses artigos e orientações nessa nova coluna. Nessa coluna você verá orientações de carreira, e artigos sobre desenvolvimento pessoal e profissional. Serão artigos escritos por mim ou bons artigos que encontrar na internet, sempre colocando a fonte.

O Objetivo desta coluna é pela importância que as empresas atualmente estão dando para as habilidades pessoais dos colaboradores. Já não se contrata uma pessoa só pelas suas habilidades técnicas, hoje leva-se em consideração vários aspectos psicológicos e comportamentais dos mesmos. Pensando em contribuir ainda mais com o crescimento pessoal e profissional dos nossos leitores, o TECNOPEG trará para vocês o que de mais relevante tem na internet sobre o tema e também experiências próprias minhas que poderá ser importante para outras pessoas.

Nas próximas linhas, estarei trazendo uma introdução sobre a importância da motivação em nossa trajetória profissional e um ótimo artigo da Simone Castillo, do site http://www.simonecastillo.com.br/, com o Título: Aprenda a motivar-se, falando da importância da auto-motivação.

Motivação, segundo a Wikipédia, é: 
Motivação (do Latim movere, mover) designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. 

Perceberam a importância da Motivação? O último trecho da citação mostra muito bem: "[...] é o impulso interno que leva à ação." É um poder incrível que temos e só depende de nós. Porém muitos tem essa dificuldade de motivar-se, precisam de motivações externas, mas muitas das vezes, essa motivação não existe e por isso precisamos aprender a desenvolver a auto-motivação.

É justamente por isso que trago este artigo pra vocês. As vezes não adianta nada eu postar aqui centenas de vagas, materiais para estudo e tudo mais para crescerem em conhecimento se a pessoa que está vendo-as não estiver motivada a conseguir essa oportunidade ou atingir uma determinada meta. Isso é fundamental!

Tenho visto muitos e-mails reclamando da dificuldade de encontrar empregos, principalmente de Tecnólogos, da falta de perspectiva na carreira, não sabem como conseguir, que caminho seguirem, muitos estão até a ponto de desistirem de entrar na indústria! Não precisa ficar assim, amigos leitores, temos uma forte arma a nossa favor, só é preciso desenvolve-la que ela será uma ótima aliada na conquista da sonhada vaga, ou da sonhada promoção, caso você já esteja empregado.

Enfim, o que importa é nunca perder essa motivação, ter metas e perseguí-las até conseguir. Volto a tocar no assunto, planeje-se, trace estratégias de estudo, de networking e vá atrás dos seus objetivos. Com certeza você vai conseguir, é só estar sempre com a motivação lá em cima! As pessoas bem-sucedidas sempre são são lembradas pela motivação que têm para atingir seus objetivos e metas planejadas.

Abaixo segue um vídeo muito bom que achei num blog, não me lembro qual, falando justamente da ciência da motivação.



O Vídeo fala das maneiras como as empresas veem as formas de motivar seus funcionários, de como ela é não condiz com as pesquisas feitas pelos cientistas, que mostram que o método tradicional de motivação por recompensa não é tão eficaz como se imagina e mostra como a motivação funciona nos seres humanos. Vale a pena dar uma olhada! 


Agora, estarei colocando o artigo tema desta postagem, da Simone Castillo, sobre Aprender a Motivar-se.

Diariamente nos deparamos com situações que nos colocam à prova e em evidência perante nossos colegas de trabalho. Quem disse que o mundo corporativo é uma selva, estava coberto de razão. Uma selva aonde só os mais fortes sobrevivem. 
Como enfrentar esse clima e essa batalha? Aonde encontrar a força e a motivação necessárias para seguir em frente, matar um leão por dia e ainda buscar o reconhecimento merecido?
A luta pelo sucesso não é tarefa fácil. É preciso algo a mais do que simples competência. É preciso bom relacionamento, capacidade de lidar com o inesperado, sangue frio , paciência e uma boa dose de sorte também.
A sorte tem seu papel nesta guerra mas ela sempre acontece para quem sabe aproveitar as oportunidades que se apresentam sem aviso e também para quem não prejudica deliberadamente os outros.
Motivar-se diariamente e persistir no caminho são as partes mais árduas. Exigem um foco incrível e uma visão de futuro que poucos têm. É como manter um casamento feliz e muitos fracassam na tentativa porque perdem o foco e desmotivam-se.
Existem dias bons e dias péssimos no quesito motivação. Dias em que tudo dá errado e dias em que as coisas boas simplesmente acontecem. Saber equilibrar-se nessa gangorra é o segredo para não ficar exposto aos extremos ( alegria exagerada ou tristeza profunda) porque viver nestas duas situações acaba por gerar um desgaste muito grande.
Procure não se abalar por qualquer coisa. Priorize suas atividades e suas reações. Reaja de maneira menos intensa quando o assunto não for tão sério e nem de maneira banal quando a coisa for grave. Crie um equilíbrio de emoções para manter sua mente saudável e resistente aos golpes. Desta forma é mais coerente resolver os problemas, mais sábio e mais produtivo. Permita-se um tempo para pensar ao invés de agir impulsivamente. Reflita, use sua inteligência , seja estrategista. Tudo isto vai provocar em você uma motivação até então desconhecida, que virá de decisões acertadas e pequenas vitórias diárias e vão alimentar seu ego, sua vaidade e lhe dará força para persistir.
O caminho se faz caminhando, é nele que se encontram as razões para seguir ou parar e é no peregrino que está a força ou a fraqueza interior para dar o próximo passo ou fazer a próxima curva. Portanto, você é o peregrino do caminho para seu sucesso ou seu fracasso, que estrada vai escolher? 

CONCLUSÃO
Como vocês podem ver, motivação está muito relacionada à alto desempenho, e também instrisecamente ligada ao TER FOCO! Não existe motivação sem ter um foco, afinal, pelo que me motivarei se não tenho nenhuma meta ou objetivo? 

Mais uma vez o FOCO está aparecendo nas postagens do TECNOPEG. Isso mostra a importância dessa habilidade nos dias atuais. Numa sociedade onde estão diariamente rodeados de centenas de gigas de informação, no qual as escolhas tornam-se muito difícies, aqueles que conseguem manter o FOCO com certeza se destacarão na multidão.

Para aqueles que quiserem ler mais sobre Foco, eu já falei em alguns artigos aqui. Podem ver abaixo:

A importância do FIN para entrar na indústria do Petróleo - Neste artigo eu falo sobre 3 habilidades fundamentais para se conseguir uma oportunidade na grandiosa indústria do Petróleo. Dentre elas, o FOCO.

Resenha do Livro - Vá Direto ao Assunto - 100 Regras para se tornar mais Produtivo - Nesta postagem eu peguei 15 das 100 regras descritas no livro que nos ajudam a manter o FOCO.

Para finalizar, espero que tenham gostado do artigo e que a partir dessa postagem vocês possam refletir sobre esse tema e que passem a ter metas e objetivos na vida, sempre se auto-motivando, não deixando que as intempéries da vida os desanime! 

Deus abençoe a todos!


Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

1 comentários:

Fernanda 14 de julho de 2010 às 10:31  

Adorei esse Post sobre motivação! mto bom...Precisamos de mais disso e não só apenas contatos e vagas.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.