[Fechar]

banner

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Diário Offshore nº 8 - A Importância da Segurança em Plataformas - Uma resumo dos cursos necessários para embarcar.

Em meio a todo esse noticiário sobre os recentes acidentes na indústria do Petróleo, um tema veio a tona: Segurança em Plataformas de Petróleo. 
Já falei inclusive aqui no TECNOPEG, sobre quais carreiras poderão crescer mais com os recentes desastres . E no post de hoje estarei falando sobre como é a Segurança hoje nas plataformas, e os Treinamentos realizados, como a famosa salvatagem por exemplo. Que hoje é chamada de CBSP (Cuso Básico Segurança em Plataforma). Também estarei divulgando um evento relacionado à essa área que pode interessar a quem trabalha com Segurança ou pretende trabalhar.

SEGURANÇA NAS PLATAFORMAS.

Embora os acidentes que ocorreram talvez tenham deixado uma imagem que a segurança na indústria do petróleo, principalmente de E&P, seja falha a realidade não é bem assim. Existe sim uma grande preocupação com a segurança em plataformas.

Um exemplo disso, são os constantes simulados de emergência que ocorrem (pelo menos na plataforma que eu trabalho é semanal). Não é um simulado que vá te testar de maneira eficaz, pois é tudo muito tranquilo, porém já é bom para saber se o sistema de identificação de pessoal está funcionando, relembrar à tripulação como deve proceder em casos de emergência e etc. Além disso, cada centímetro de parede em plataformas é sinalizado. Para todo lugar que você olha você encontra uma sinalização de segurança, o que é muito bom, pois assim você não fica perdido e sem saber o que fazer caso você esteja trabalhando na hora de um alarme.

Outro ponto muito importante na segurança em plataformas, é a maneira que as empresas operadoras tratam a questão da saúde do trabalhador. Sempre que ocorre um acidente, chega a ser chato de tanta burocracia que as empresas têm que responder para averiguar o acidente ocorrido, desde o histórico profissional da pessoa acidentada até o parentesco dele.

TREINAMENTOS DE SEGURANÇA.


Não sei se todos sabem, mas para trabalhar embarcado, é obrigatório ter curso o certificado de CBSP (Curso Básico de Segurança em Plataforma) e algumas empresas exigem também o de HUET (Curso de Escape de Helicóptero Submerso).

Para as pessoas que vão compor a equipe de segurança é necessário treinamentos mais avançados, como de Brigada de Incênciao. Essa equipe é formada pelas próprias pessoas da área de segurança como o Técnico de Segurança por exemplo, e também por outras pessoas, de outras funções que estejam treinadas para tal finalidade.

A seguir um pouco mais sobre os cursos:

CBSP - Cursos Básico de Segurança em Plataforma.

O CBPS é certificado pela Marinha e é regido de acordo com a NORMAM 24 da Diretoria de Portos e Costas (DPC), pela Resolução IMO 
(Organização Marítima Internacional) A.891 (21) e pela STCW 78/95. e tem por objetivo, segundo site da Falck Nutec, Preparar com teoria e prática, os profissionais para situações de emergência de abandono, reduzindo riscos de acidentes abordo de embarcações off-shore.


O curso é dividido em 4 módulos, são eles: 
  • Módulo 1 - Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Procedimentos de Emergência (TSP/P)
  • Módulo 2 - Prevenção e Combate à Incêndio (PCI/P)
  • Módulo 3 - Primeiros Socorros Elementar (PSE/P)
  • Módulo 4 - Segurança Pessoal e Responsabilidade Social (SPR/P)
O curso tem duração de 32 a 40 horas, dependendo da instituição, ou 1 semana e é dividido entre aulas práticas e teóricas. 

Para mais informações sobre os cursos de salvatagem, o QG do Petróleo já falou sobre eles a um tempo atrás. http://qgdopetroleo.blogspot.com/2010/07/saiba-mais-sobre-o-cbsp-curso-basico-de.html

Segue abaixo um dos exercícios práticos no CBSP.

HUET

Assim como o CBSP, também é certificado pela Marinha, e segundo definição da Sampling, tem por objetivo fornecer conhecimento para que os passageiros e tripulação saibam como reagir à queda do helicóptero no mar e estejam aptos de cuidar de si e de outros sobreviventes até que aconteça o resgate.

Sua carga horária é de 6 horas e geralmente se faz juntamente com o curso de salvatagem (CBSP),  fazendo com que os centros de treinamento muitas vezes fecham pacote dos 2 cursos.

O Conteúdo do curso é: 
  • Tipos de helicópteros empregados offshore
  • Procedimentos pré-embarque 
  • Procedimentos de segurança para embarque
  • Procedimentos em vôo
  • Procedimentos de segurança para desembarque
  • Perigos associados ao helicóptero
  • Medidas de segurança aplicadas aos helicópteros
  • Perigos em caso de pouso de emergência
  • Problemas adicionais em caso de pouso na água
  • Preparação para pouso de emergência na água
  • Preparação para pouso de emergência em terra
  • Ações a serem tomadas após pouso de emergência controlado em terra
  • Ações a serem seguidas após pouso controlado na água
  • Prática de evacuação de helicóptero na superfície
  • Prática de escape de helicóptero submerso
Segue abaixo uma aula prática de Espace de Helicóptero Submerso:


CENTROS DE TREINAMENTO

Agora que já mostrei os cursos mais obrigatórios para quem vai trabalhar embarcado, cabe a mim mostrar onde ministra-se esses cursos. Hoje em dia, já existe diversos centros de treinamento espalhados por aí que dão esses cursos, porém, é importante estar atento à qualidade e a credibilidade de cada um deles no mercado. Aqueles que eu mais conheço e dizem que são bons são:
Os preços variam ficam entre R$ 1000,00 e 2000,00 os dois cursos. 

VANTAGENS EM SE FAZER O CURSO.
A grande questão é: Pagar o curso ou esperar ser contratado por uma grande empresa e assim ela pagar para mim? Realmente, existem empresas que ao contratar um funcionário, muitas pagam o curso para elas, não tendo nenhum custo para o funcionário. Porém, eu parto do princípio que se o profissional puder já ter o curso, na hora do processo seletivo, isto pode ser um diferencial em relação a outra que não tenha, pois é menos um custo para a empresa. E também caso seja para uma vaga imediata.

Outra grande vantagem em fazer o curso, é que você acaba fazendo bons contatos com funcionários de outras empresas, e dessa forma já vai fortalecendo o networking!

OUTROS CURSOS E EVENTOS NA ÁREA.
Para aqueles que se interessarem, essas instituições também ministram outros cursos relacionados à segurança em plataforma. Existe também o curso de extensão em Brigada de Incêndio, a ser ministrado pelo Professor Antônio Carlos, que possui 30 anos de experiência em Segurança Industrial, na UVA. Veja foto ao lado. Vale a pena fazer para quem é da área de segurança. (Para mais informações clique aqui)

O mesmo Antônio também me indicou um grandioso evento nessa área, a ser realizado nos dias 03 a 05 de agosto do Centro de Convenções Sulamérica. Será um evento conjunto da Prevenrio e ExpoEmergência. (Mais informações clique aqui)

Algumas pessoas já me perguntaram sobre esses cursos de segurança, então por isso, espero ter esclarecido essas dúvidas. Caso persista mais alguma, pode me mandar um e-mail.

Deus abençoe a todos!
Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui! 


Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com 


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.