[Fechar]

banner

domingo, 25 de julho de 2010

Coaching TECNOPEG - Uma análise dos acidentes recentes em relação à carreira na indústria do Petróleo.

Amigos e Amigas do TECNOPEG, 

Em nosso 2º post da coluna Coaching TECNOPEG, hoje eu venho falar de um assunto que tem-se discutido tanto nos últimos meses: Os recentes desastres ambientais na Exploração e Produção de Petróleo.
Eu mesmo, ainda nem falei muito a respeito desse assunto no TECNOPEG, pois estava apenas acompanhando os fatos e analisando para poder falar com mais propriedade. Primeiro foi o acidente no Golfo do México, com o Deepwater Horizon (foto), operado pela Transocean para a BP (British Petroleum). E agora mais recentemente o vazamento de óleo no Porto de Dalian, na China, onde milhares de toneladas de óleo foram despejadas no mar (foto ao lado). 

Seria o fim da indústria do Petróleo? Será que isso afetará a quantidade de mão-de-obra demandada na indústria de Petróleo, principalmente em Exploração e Produção?
São justamente essas perguntas que eu tentarei responder neste post. Farei uma análise de como esses acontecimentos vão afetar na nova abordagem e conhecimento que os profissionais e futuros profissionais deverão ter e que áreas de conhecimento serão mais valorizadas nesse momento. 


OPORTUNIDADES NA ADIVERSIDADE.

Muitos podem achar que com tudo isso que tá acontecendo, pode cair o número de oportunidades. Eu já penso o contrário. Eu acredito que não haverá corte de pessoal ou diminuição nos projetos offshore, e sim uma maior preocupação na operação dos mesmos, e isso exigirá que os funcionários e pessoas envolvidas saibam lidar com esses riscos no projeto. É ai que entram as áreas de conhecimento que mais crescerão na indústria a partir de agora. São elas: 

QSMS (QHSE) - QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO-AMBIENTE, SAÚDE 
(Quality, Heath, Safety and Environment) 

Nem é preciso ser um expert em indústria do petróleo para saber que essa seja umas das áreas que mais crescerão a partir de agora. Com toda certeza que as empresas passarão a dar mais atenção a esse setor, que muitas vezes não tem a importância que deveria ter. Em plataformas essa preocupação é constante, em todo lugar se vê cartazes, e toda semana tem simulados de segurança. Mas mesmo assim, procedimentos de segurança e meio ambiente mais rígidos serão adotados. Assim crescerá o número de Inspeções, Consultorias e Auditorias nesse setor, Estudos de Impacto Ambiental, Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) demandando uma grande quantidade de mão-de-obra.
Isso exigirá que as empresas tenham mais profissionais qualificados nessa área, o que aumentará a demanda por Engenheiros e Técnicos de Segurança, Técnicos e Engenheiros Ambientais, Tecnólogos em Petróleo e Gás e Engenheiros de Produção por exemplo (pois também engloba essa área de QSMS, principalmente Qualidade).

As oportunidades serão tanto dentro das próprias empresas do setor de Petróleo e Gás como em empresas que prestam consultorias nessas áreas. Na área de QSMS as mais conhecidas são a Bureau Veritas e a BSI 

Para você que se interessa por essa área dentro da indústria, os cursos mais recomendados são os que citei acima. Porém, isso não exclui outras formações. Existem diversas pós-graduações nessa área que dão uma ótima base para quem deseja ingressar. Para começar, sugiro que faça cursos de extensão sobre as normas ISO 9001, 14001 e 18001. Elas darão uma base para vocês para aprofundar-se no assunto. 

Eu particularmente, já trabalhei numa empresa que presta consultoria em QSMS na indústria do Petróleo, a Quality Assurance, e posso dizer com mais propriedade como é o trabalho nessa área. Para se trabalhar nessa área, é necessário gostar e ser bom com procedimentos e normas, ler bastante, ser metódico, saber utilizar planilhas, gráficos e etc. É um trabalho de escritório, porém com visitas no campo (área industrial por exemplo) para analisar a área. 

GERENCIAMENTO DE RISCOS
(Risk Management) 

Juntamente com a QSMS, a meu ver, uma das áreas que mais crescerão será a de Gerenciamento de Riscos ou Risk Management como se fala em muitos artigos e matérias. Mas o que seria essa área afinal? 

A Exploração e Produção de Petróleo é uma atividade que envolve muitos riscos, sejam eles técnicos, econômicos, ambientais, sociais e etc. Paralelo a isso, a empresa busca ter o maior lucro possível. De maneira bem superficial, poderia dizer que o Gerenciamento de Riscos é justamente a otimização dessas variáveis num projeto. É Gerenciar da melhor maneira possível esses riscos, ao mesmo tempo que consegue otimizar seu lucro. Segundo definição que achei no site da Overseas, consultoria em Risk Management, Gerenciamento de Risco é um processo que garante que:
  • os objetivos têm mais probabilidades de serem alcançados;
  • situações causadoras de danos não irão ocorrer, ou têm menor probabilidade de ocorrer;
  • situações benéficas serão alcançadas ou têm maior probabilidade de serem alcançadas;

Não é um processo de evitar os riscos. O objetivo do Gerenciamento dos Riscos não é eliminar os riscos, mas Gerenciar os Riscos envolvidos em todas as atividades, para maximizar as oportunidades e minimizar os efeitos adversos. 

Mais especificamente, o Gerenciamento dos Riscos é um processo formal (de negócios) usado para identificar os riscos e oportunidades, em uma organização, estimar o impacto potencial desses eventos e fornecer um método para tratar esses impactos, para reduzir as ameaças até um nível aceitável ou para alcançar as oportunidades. 

Em sua forma básica, o processo de Gerenciamento dos Riscos envolve:
  • A identificação dos riscos e oportunidades
  • A medição e avaliação desses riscos, a partir de uma perspectiva da exposição atual
  • A determinação de um nível alvo (ou desejado) de exposição (apetite do risco)
  • Um plano de gerenciamento (envolvendo controles, ações e retrocessos) para evoluir do estado atual para o estado alvo
A área de Gerenciamento de Riscos, é uma área bem Genérica, abrangendo muitos setores. Por isso, todas as formações na área indústrial habilitam o profissional a trabalhar nessa área. Obviamente, de preferência deve-se fazer um curso de extensão, ou pós-graduação para aprofundar-se no assunto. O Instituto Federal Fluminense (IFF), ex-CEFET, tem cursos nessa área, como vocês podem ver na imagem ao lado.

Eu também já publiquei um artigo aqui no TECNOPEG, falando sobre a área de Análise de Riscos e disponibilizando um material para Download, sobre a Análise de Riscos num Projeto de Desenvolvimento da Produção de Petróleo.

Assim como QSMS as maiores oportunidades também estão em Consultorias, Auditorias e Inspeções, e é um trabalho na maior parte do tempo no escritório, exigindo as mesmas habilidades já citadas acima. 

As maiores empresas desse segmento são a DNV e a ABS Consulting.

CONFIABILIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Acredito que seja a área mais importante quando se fala em segurança industrial, mas quase ninguém já ouviu falar. Com uma boa confiabilidade industrial, com certeza muitos dos acidentes que ocorrem por falha de equipamentos, não ocorreriam. Segundo o wikipédia, 

A engenharia de confiabilidade é o ramo da engenharia voltado para o estudo confiabilidade de sistemas de forma geral, durante o seu ciclo de vida. O profissional da área possui uma visão geral dos campos da engenharia, vendo o sistema como um todo.[...]

O estudo de confiabilidade basicamente pode ser abordado de duas formas:
  • Qualitativa, pelo estudo dos modos de falha e suas consequências para o sistema. É a abordagem utilizada na manutenção centrada na confiabilidade.
  • Quantitativa, pela medição de número de falhas, tempo de parada e custos associados em manutenção e perda de produção. É a abordagem estatística, no qual o sistema é modelado por distribuição de probabilidade de falha, como por exemplo a distribuição de Weibull.
  • Em ambas as formas o profissional descreverá o sistema por blocos, representando subsistemas, e atribuindo um grau de confiabilidade. Através desta modelagem pode-se detectar subsistemas críticos, estipular redundâncias e prever sobressalentes, dentre outras ações.
Com os recentes acidentes, é certo que essa área ganhará importância e a procura por profissionais também. As formações mais valorizadas nessa área são aquelas mais técnicas, pois a confiabilidade está muito ligado à Manutenção Industrial. E nesse segmento, os Engenheiros e Técnicos Mecânicos, Elétricos, Eletrotécnicos, Eletromecânico, Automação, e etc tem mais espaço.

Não conheço muitos cursos nessa área, mas pesquisando, encontrei uma excelente pós-graduação na Coppe/UFRJ, a CONFIA, que é uma especialização nessa área de Confiabilidade Industrial. No momento está aguardando sair o Edital do Prominp para abrir as inscrições.

Para mais informações nessa área, tem o site Manutenção e Suprimentos, com ótimas dicas de cursos, e informações.

DIREITO AMBIENTAL

Esse sem dúvida é um dos ramos do Direito que mais vêm ganhando espaço. Por definição é:

O Direito Ambiental é a área do conhecimento jurídico que estuda as interações do homem com a natureza e os mecanismos legais para proteção do meio ambiente. É uma ciência holística que estabelece relações intrínsecas e transdisciplinares entre campos diversos, como antropologia, biologia, ciências sociais, engenharia, geologia e os princípios fundamentais do direito internacional, dentre outros.

Essa área já estava bem ligada as atividades da indústria do Petróleo, devido aos riscos que esta tem para o meio ambiente. Porém, com os fatos recentes, será mais uma área que também ganhará importância no cenário da industria, principalmente de Exploração e Produção de Petróleo. 

Muitos podem achar que somente Advogados podem atuar nessa área, mas não é bem assim. Advogados tem todo conhecimento jurídico e técnico do Direito Ambiental, o que é muito bom, porém muitas das vezes não possuem o conhecimento técnico da atividade por exemplo. Por isso, um Engenheiro com experiência de campo com uma pós em Direito Ambiental ou similar por exemplo, pode ser um profissional mais completo para trabalhar nessa área. 

Para estudar essa área, existem bons cursos no mercado. O lugar com mais informações na área de Direito do Petróleo, é o Clube do Petróleo, e uma das melhores pós nessa área é a MBE da Coppe/UFRJ. 

CONCLUSÃO

O Objetivo dessa postagem é abrir os horizontes para vocês leitores, quanto ao cenário futuro na indústria do Petróleo. Que mesmo nas adiversidades existem oportunidades. Mas para isso teremos que estar preparados. Portanto, cabe a nós estabelecer uma estratégia de modo a incluir em nosso currículo alguma dessas formações, pois certamente será um diferencial. 

Você que trabalha ou pretende atuar nessa área industrial, com certeza ouvirá muito sobre essas áreas e em algum momento terá que trabalhar com isso ou estudar sobre isso. Por isso, se puder antecipar-se, melhor ainda. 

Espero que mesmo com minhas limitações de conhecimento sobre essas áreas, pude esclarecer para vocês a importância desses segmentos na indústria. E também para mostrar que mesmo em situações desfavoráveis é possível encontrar uma solução.

Deus abençoe a todos!


Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

1 comentários:

Leocyr Neves 17 de novembro de 2010 às 12:49  

Gostei bastante deste post, parabéns!

Você procurou abordar os diversos setores que podem ser trabalhados pelos novos profissionais em P&G. Mas, na minha opinião não são apenas os profissionais que trabalham ou trabalharão com QSMS que precisam se preocupar com esses riscos do setor. A grande maioria das empresas são hoje em dia gerenciados por profissionais que colocam os lucros a frente da segurança. Esse é um fato que pode ser constatado facilmente ao checar a operação das plataformas! O que procuro disseminar é o conceito de que todos, do operário mais humilde até os gerentes das unidades são responsáveis pelo controle dos riscos inerentes às operações nas unidades. Mas, para isso é preciso que percebem esses riscos certo? Ao embarcarem e verificarem uma condição de risco, é importante que saibam identificá-la certo? Por isso, utilizando minha experiência de quase 30 anos, presenciando alguns dos principais incidentes e acidentes da indústria de P&G, estou apresentando um curso online que pode ajudar nesse processo.
Favor verificar o meu blog: http://petroleoverde.blogspot.com/ e o curso online em http://www.buzzero.com/leocyr-neves.html.
Por favor, continue com o excelente trabalho.
Um forte abraço,
Leocyr

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.