[Fechar]

banner

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Coaching TECNOPEG - Como preparar-se para uma oportunidade na indústria do Petróleo? Aprendendo a analisar os pré-requisitos.

Boa Noite Tecnopeguianos,

Como meu computador já voltou a funcionar, poderei voltar a escrever aqui no TECNOPEG! Para voltar com chave de ouro, gostaria de abordar um assunto que percebo ser dúvida de muitos que querem trabalhar na indústria do Petróleo, e até mesmo para aqueles que já trabalham, mas estão buscando uma promoção, ou uma função diferente da que exerce hoje: COMO PREPARAR-SE PARA UMA OPORTUNIDADE?

Para se preparar para uma oportunidade é bem mais fácil do que se imagina, e a ajuda pode estar mais perto do que voce imagina. No post de hoje, estarei abordando sobre isso, e algumas dicas de como se preparar para a tão sonhada oportunidade. CONFIRA!


COMO PREPARAR-SE PARA UMA OPORTUNIDADE?

O grande problema em se conseguir uma oportunidade na área de Petróleo é muitas vezes o mito de que é difícil, precisa ser muito bem formado, ou que é necessário o famoso Q.I. Isso faz as pessoas desanimarem e desistirem no meio do caminho. Eu até concordo em parte, mas as pessoas esquecem, ou pelo menos nao prestam atenção num grande aliado nessa busca: OS ANÚNCIOS DE EMPREGO. São neles que contém as informações que precisamos para nos preparar para a referida vaga, mas infelizmente, muitos não dão a atenção necessária.

Nesses anúncios nós podemos ver os pré-requisitos que necessitamos para o cargo que queremos exercer, como escolaridade, tempo de experiência, cursos desejáveis, nível de idioma e etc. Isso é muito importante para nossa preparação, não só para conseguir a primeira oportunidade, como também para uma posição superior. Além desses pré-requisitos, muitos anúncios também trazem as características pessoais e funcionais que a pessoa deve ter/desenvolver para exercer tal cargo. Isso é muito importante para que o futuro candidato conheça e já se prepare antes de tentar. 

Para exemplificar o que estou dizendo, estarei analisando abaixo alguns anúncios de vagas em diferentes áreas, onshore e offshore, para que vocês entendam o que estou falando. 

ANÚNCIO DE VAGA - HOMEM DE ÁREA (Transocean) 

Clique na imagem para visualizar maior.

ANÁLISE - CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO. 
Esse foi um anúncio de vaga para Homem de Área que eu retirei do site da Transocean, no qual eu trabalho. Eu peguei esse, não por ser da empresa onde eu trabalho, mas sim porque nele mostra separadamente os conhecimentos e formações desejáveis para a função, assim como outros pré-requisitos. 

O Objetivo de mostrar esse de Homem de Área, é porque muitos que querem ingressar nessa área, pensam em começar na perfuração, logo, devem passar por essa função. Engana-se aquele que, sem experiência, já começará como Sondador (Driller) por exemplo. 

Como podem ver, para se tentar concorrer à uma vaga de Homem de Área, é importante ter, além do ensino médio completo ou Técnico, os cursos de Movimentação de Cargas e Plataformista, e se possível o CBSP. Esses são pré-requisitos essenciais para se conseguir a vaga. Te-los, fará muita diferença em futuros processos seletivos. Já os requisitos comportamentais, serão avaliados em um segundo momento, numa entrevista/dinamica de grupo. 

Para complementar essa análise do Cargo de Homem de Área, estarei mostrando um Anúncio publicado no site da Seadrill, outra grande multinacional de Perfuração, para o mesmo cargo. Ela, ao contrário da Transocean, preferiu abordar mais sobre as características da função, ao invés dos pré-requisitos necessários para conseguir. Isso também é importante para que o candidato veja o que lhe espera, e como serão as atividades exercidas. Confiram:

HOMEM DE ÁREA (SEADRILL)

Publicado: 30.03.2011

Position general responsibility/Responsabilidades Gerais do Cargo:

Fire team 2 (on) / Equipe 2 de combate a incêncio (sim)
MOB boat crew / launch crew (on) / Tripulação de lançamento do Bote Resgate - Homem ao Mar(MOB) (sim) 
Fire team 1 (on) / Equipe 1 de combate a incêncio (sim)
Muster and perform emergency duties as per the unit’s contingency / Inspecionar e realizar funções de emergência conforme plano de contingência da unidade.

Own authority limited to
Participate in operations related to loading and unloading, mobilising drilling equipment and any odd deck jobs as well as participating in the first-line maintenance of relevant equipment / Participar nas operações relacionadas a carga, descarga e movimentação de equipamentos de perfuração e qualquer outro trabalho ocasional no deck bem como na manutenção de primeira linha dos equipamentos relevantes.

Employee special responsibility and duties / Responsabilidades e deveres especiais do empregado:

a) Work associated with helicopter landings / Trabalhos associados a pouso de helicóptero.

b) Take part in the daily rigs maintenance / first line maintenance / Participar na manutenção diária da sonda / manutenção de primeira linha. 

c) Work associated with handling supply vessels / Trabalho associado a movimentação dos barcos de apoio.

d) Be familiar with chemicals being handled onboard. Knowledge of how to handle dangerous gods (IDMG-code) / Estar familiarizado com todos os produtos químicos sendo manuseados a bordo. Conhecimento de como manusear mateirais perigosos (IDMG-code).

e) Knowledge of and know how to use simple lifting appliances (basic rigging & slinging course), ref lifting procedure / Conhecimento teórico e prático de como utilizar aparelhos simples de içamento (curso de movimentação de cargas e de uso de eslingas).

f) Participate in mobilising and maintaining equipment associated with the drilling operation / Participar na movimentação e manutenção de equipamentos associados as operações de perfuração.

g) Documented practical training under guidance of mentor and according to the lifting procedure / Treinamento prático documentado sob direcionamento de mentor e de acordo com os procedimentos de içamento.

h) Observe any unsatisfactory conditions or behavior and immediately report these to his superior / Observar para descobrir quaisquer condição ou comportamento insatisfatórios e imediatamente reportar esses casos ao seu supervisor.

i) Responsible for ensuring that all work is done safely and professionally and actively take part in safety meetings and other meetings / Responsável por assegurar que todo o trabalho seja feitas de modo seguro e professional e participar ativamente nas reuniões de segurança e em outras reuniões.

j) Carry out or assist in jobs or projects requested by his immediate superior (Roustabout Pusher). There is an obligation onboard to do alternative work, so that the roustabout may be put to work in other departments when there is a need / Realizar ou auxilar em trabalhos ou projetos solicitados por seu supervisor (Deck Pusher). Não há obrigação de fazer trabalho alternativo a bordo, de modo que o homem de área possa ser colocado para trabalhar em outros departamentos quando houver necessidade.

k) Promote and actively demonstrate participation in the OBS program / Promover e demonstrar participação ativa no programa OBS cards.

l) Keep high focus on the 6 safety critical procedures/ Manter o foco elevado nos 6 procedimentos críticos de segurança:
- FM-01-01-03.003 General Housekeeping and Good Order Practices / Manutenção geral e práticas de boa ordem.
- FM-01-01-03.026 Work Permit and requirements for work / Permissões e requerimentos de trabalho.
- FM-01-01-03.027 Dropped objects and securing equipment aloft / Queda de objetos e segurança de equipamentos elevados.
- FM-01-01-04.001 Task Based Risk Assessment / TBRA
- FM-01-01-03.027 Safe use of lifting equipment / Uso seguro de equipamentos de içamento.
- FM-01-01-03.027 Energy Isolation and energy sources / Isolamento de energia e fontes de energia.

Note: This job description is only a guide for the areas of responsibility and tasks and shall not replace task normally done by persons in this position / Nota: Esta descrição do trabalho é apenas um guia para as áreas de responsabilidade e tarefas e não devem substituir as tarefas normalmente executadas por pessoas nessa posição.

Education:
Same as for Roughneck, sailor with a certificate/bridge-duty certificate (at least two on each shift must have a bridge-duty certificate). This is covered by STCW-95 certification / Mesma de um plataformista, marinheiro com certificado/certificado de serviço em ponte de comando.

Work experience:
Necessary sea service to sign on as a rigger with a bridge-duty certificate / Serviço naval necessário para atuar como sinalizador do guindaste com certificado de serviço em ponte de comando.


ANÚNCIO DE VAGA - ESPECIALISTA EM PROJETOS

Depois de analisar a vaga da principal porta de entrada na área de Perfuração Offshore, que é como Homem de Área, vou mostrar de uma vaga Onshore, também numa multinacional do setor de Petróleo. Esta vaga está sendo assessorada pela Swift Oil and Gas:

A Swift está assessorando uma Multinacional de Perfuração e Produção de Petróleo na busca de Especialista de Projetos para atuar em São Paulo.

Perfil:
  • Profissional com experiência anterior na Gestão de Projetos, KPI’s, Sistemas de Qualidade, Melhoria Contínua de Processos, Sistemas HSE e Manutenção.
  • Atuação na coordenação do processo de Gestão de Projetos EM & QHSE, considerando desde a origem até a finalização do mesmo e sua auditoria.
  • Conhecimentos: MS Office, MS Project avançado, Excel avançado, Minitab, Visio e Outros Software Gestão Projetos

Experiência anterior em projetos de cimentação
Formação: Graduação Completa em Engenharia
Certificação Six Sigma (Green Belt).

ANÁLISE

Como podem ver, diferente da vaga para Homem de Área, nessa a Experiência é o mais importante. Logo, um recém-formado nunca poderia concorrer à essa vaga. Mas se você DESEJA chegar lá, saiba que esses conhecimentos descritos acima são essenciais, por isso, já vai se preparando, conhecendo as ferramentas descritas e etc. 

Analisando mais especificamente, podemos ver que se você deseja trabalhar com Projetos, conhecer de KPI's, Sistema de Gestão Integrado (QSMS) e dominar o uso de ferramentas de Gestão de Projetos são essenciais, logo, se você pensa em trabalhar com isso, mergulhe nesses assuntos. 

ANÚNCIO DE VAGA - ENGENHEIRO DE POÇO


Esse anúncio foi feito pela consultoria de recrutamento ALDELIA, e apesar de simples, mostra uma informação importante sobre a preferência sobre determinada formação. 

Engenheiro de Poços

- Formação em Engenharia, preferencialmente Engenharia Mecânica
- Experiência em processos de perfuração e completação de poços
- Para atuar na Bacia do Solimões, na região Amazônica

ANÁLISE 

Um grande erro que muitos cometem ao tentar uma oportunidade é tentar uma vaga no qual sua formação não tem nada a ver. É muito importante saber alinhar isso, pois ajudará muito quando enviar seu CV. Um exemplo disso é o anúncio acima. Como podem ver, a recrutadora coloca como pré-requisito: Formação em Engenharia, preferencialmente Engenharia Mecânica", ou seja, o que ela que está querendo dizer entre linhas é: Prezados candidatos, se você quer ser Engenheiro de Poço, faça Engenharia Mecânica que suas chances serão maiores, pois é a formação que mais dá base para essa função. Quem sou eu para dizer quais são os critérios utilizados pelos recrutadores, porém, quando vejo um anúncio desse tipo, penso logo isso. 

E isso acontece aos montes nos anúncios em nossa área. Muitas áreas/posições, são melhor ocupadas por profissionais com determinadas formações, e isso será um grande diferencial num futuro processo seletivo. Por isso, se você deseja trabalhar nessa área, leve isso em consideração, não tente remar contra a maré, pois só irá gastar mais energia. Eu já falei melhor sobre essa divisão da força de trabalha na indústria de Petróleo em post específico: COMO FUNCIONA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO - QUE FORMAÇÕES ESCOLHER? 

CONCLUSÃO 

Amigos Tecnopeguianos, eu poderia ficar aqui postando diversos anúncios de diferentes posições, mas as análises seriam basicamente as mesmas. A mensagem que eu gostaria de deixar com esse artigo é a de prestar mais atenção nesses anúncios, pois eles podem ser um grande aliado em nossa preparação e caminhada na nossa indústria. Eles nos fornecem informações essenciais, que muitos podem não conseguir por não conhecer ninguém da área. 

Para resumir o que postei aqui, eis algumas coisas que devemos prestar atenção ao ver os anúncios:
  1. Que formações são preferidas para se exercer essa função?
  2. Que tipo de cursos/ferramentas preciso fazer/conhecer?
  3. Que tipo de experiencias preciso ter?
  4. Exige-se fluência em alguma outra lingua? Que nível?
  5. Quais são as características da função? Será que é isso que quero fazer? O que eu preciso melhorar?
Essas são algumas das perguntas que devemos estar nos fazendo quando vermos um anúncio de uma vaga que desejamos exercer, seja pra você que está começando ou você que busca uma promoção.

É importante destacar também que nem sempre pra conseguir essa oportunidade é necessário cumprir todos os pré-requisitos para a função, e nem que com todos os pré-requisitos atendidos você será chamado para a vaga. Nessa hora que entra o grande aliado e para muitos, o terror, da indústria do Petróleo: NETWORKING (Q.I). Esse, infelizmente ou felizmente, no final das contas, acaba sendo o grande diferencial na busca por uma vaga. Mas isso não quer dizer que é impossível conseguir sem ele. É POSSÍVEL SIM. Conheço diversas pessoas que conseguiram somente enviando curriculo, sem conhecer ninguem, e hoje são profissionais bem sucedidos. 

Que Deus abençoe a todos nessa caminhada.



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.