[Fechar]

banner

terça-feira, 29 de março de 2011

Coaching TECNOPEG - Transocean ai vou eu! A importância do FIN para conseguir uma oportunidade.

Boa Noite Tecnopeguianos!

Aqueles que já acompanham o Tecnopeg devem ter percebido que dei uma sumida. Fiquem tranquilos, não esqueci do TECNOPEG e nem dos nossos assíduos leitores. Para aqueles que me seguem no Twitter (www.twitter.com/tecnopeg) sabem que fui contratado como Homem de Área pela Transocean. A Transocean é a maior empresa de Perfuração do mundo, e poder conseguir trabalhar nela é um sonho realizado, pois estarei trabalhando diretamente com Perfuração e Completação de Poços de Petróleo, que é minha verdadeira paixão. E desde a parte mais operacional, o que me dará uma grande bagagem e base para me desenvolver nessa área. 

Desta forma, peço desculpas pela demora! Mas agora poderei ajudá-los mais ainda pois como disse estarei trabalhando mais diretamente e aprendendo bastante. O problema é que infelizmente não estarei trabalhando em escritório na plataforma, logo, o acesso a internet quando estiver embarcado será bem restrito, o que pode fazer com que as postagens fiquem sumidas nesse período. 

Bom, de qualquer forma, não poderia deixar de compartilhar essa informação com vocês, fiéis leitores, que tanto me ajudaram com palavras de incentivo e com sua audiência. Mas o que todos devem estar se perguntando é: MAS COMO VOCÊ CONSEGUIU? Nas próximas linhas estarei contando um pouco da história, e dando algumas dicas pra quem está à procura de uma oportunidade.


A IMPORTÂNCIA DO FIN. 

Se você já é leitor do TECNOPEG a mais de um ano já deve ter lido essa postagem. O FIN é um conceito que eu "criei" observando as formas como as pessoas conseguiam uma oportunidade na indústria do Petróleo. Esse anagrama trata-se das iniciais das seguintes palavras: FOCO, INGLES, NETWORKING. Eu falo melhor sobre eles no seguinte artigo:  A importância do FIN para ingressar na indústria do Petróleo.

Essa observação me fez perceber que das pessoas que conseguiam uma oportunidade na indústria  de Petróleo, a grande maioria conseguia por causa dessas 3 características ou pelo menos de 1 dessas. O Foco e o Networking estão bem ligados. Pois quando você sabe exatamente onde quer trabalhar e o que fazer, você concentra suas energias em seu objetivo, fazendo os cursos necessários para a função, conhecendo as pessoas certas que poderão ajudá-lo e etc. 

O Foco inclusive é a característica mais presente nos profissionais que conheço que conseguiram uma oportunidade. Durante esse tempo que tenho escrito o Tecnopeg, percebo que MUITAS pessoas não fazem a mínima idéia de onde querem trabalhar. Elas simplesmente querem trabalhar. Isso é bom pois mostra sua motivação e vontade, porém só pra isso. Na prática, isso acaba te deixando perdido e sem saber com quem falar ou fazer, o que faz você "atirar pra todos os lados" e pedir emprego pra todo mundo, e isso é pessimo. Inclusive foi por causa disso que criei a série de artigos QUERO TRABALHAR EMBARCADO, MAS ONDE? . Muitas pessoas querem muito trabalhar embarcado, mas nao fazem idéia de que áreas e tipos de empresas e funções existem numa plataforma. 

Eu sei que isso não é culpa das pessoas, pois nem todas tem acesso a esse tipo de informação. Infelizmente, a indústria é muito grande e as vezes bem fechada, logo, ter acesso a isso é bem complicado. É por isso, que gosto tanto de escrever no Tecnopeg para mitigar esse problema e permitir que mais pessoas atinjam esse sonho assim como eu consegui.

A outra característica importante para conseguir a tão sonhada oportunidade é o INGLÊS. Essa, aliás, é uma característica essencial para quem deseja conseguir uma vaga através de e-mail. Atualmente, o Q.I. é a grande porta de entrada, porém, ainda é possível entrar através de e-mail. Só que pra isso, ter um inglês avançado a fluente é essencial! 

EXPERIÊNCIA PESSOAL

No meu caso, particularmente, eu já contei aqui como foi entrar na UTC Engenharia, que foi minha última empresa, no qual trabalhei como Auxiliar Técnico Offshore. Mas, mesmo trabalhando embarcado na UTC, eu ainda não estava plenamente realizado, pois sempre quis trabalhar em uma empresa que trabalhasse diretamente na atividade de Perfuraçao ou Produção de Petróleo. Visando atingir esse objetivo, eu fui fazer o curso de Plataformista no Anderson Cunha, em Macaé. Chegando lá, foi uma semana de muito conteúdo e excelente treinamento, no qual me deu uma ótima base em Perfuração. Após o curso, enviei meu Curriculo para diversas empresas de Perfuração com a esperança de ser chamado. 

Infelizmente, na época nao obtive resposta alguma. Isso me fez deixar um pouco de lado essa idéia de trabalhar em empresa de Perfuração, e passar a tentar em outros tipos de empresas. Quando acabou meu contrato com a UTC, coloquei meu futuro nas mãos de Deus e que fosse feita a vontade dEle, seja para trabalhar em terra ou para trabalhar embarcado. Até que no começo de março recebi um e-mail da equipe de recrutamento da Transocean chamando para um processo seletivo. Foi uma felicidade só, e ali eu percebi que Deus estava comigo, pois semanas antes, conversando com uma colega de lá, ela dissera que não tinha vagas para Homem de Área aberto. Agora aqui estou, ainda não embarquei pela empresa, mas já estou fazendo os treinamentos. Desejo o mesmo caminho para todos vocês!

CONCLUSÃO

Concluindo o artigo de hoje, posso tirar algumas lições da minha experiência profissional. São elas:

1. NUNCA DESISTA
2. CONFIE EM DEUS
3. SEMPRE MANTENHA CONTATO
Naquela ocasião que fiz o curso de Plataformista, eu enviei o CV para o pessoal da Transocean, porém na epoca nao tinha vaga. Mas mesmo assim, sempre que dava, ia perguntando sobre vagas. Até que quando houve as vagas, lembraram de mim e chamaram para o processo. Se isso aconteceu comigo, pode acontecer com vocês.

DEUS ABENÇOE A TODOS.


Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

1 comentários:

Wendiko 30 de março de 2011 às 13:16  

Quais cursos você fez para area de petroleo meu amigo?

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.