[Fechar]

banner

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Oportunidades em Alto Mar

Não é novidade que o Brasil é uma das referências mundiais na exploração do petróleo, mas nos últimos anos, devido a fatores naturais - como a descoberta do pré-sal -, e a investimentos públicos e privados no chamado setor de óleo e gás, as oportunidades de trabalho na área são crescentes. Dentro da ampla gama de funções que podem ser exercidas no segmento, chamam a atenção os cargos disponíveis nas embarcações. Faltam profissionais totalmente aptos para atuar nos navios, seja pela experiência necessária, ou por características de perfil exigidas para lidar com as longas jornadas em alto-mar.

Normalmente, não é rápido o processo para encontrar pessoas para trabalhar dentro dos navios em áreas como produção, navegação e instrumentação. Além da experiência e do tempo de trabalho em outras embarcações, é necessário disposição para passar até 30 dias em alto-mar. As compensações vêm em forma de remuneração acima da média - os salários do setor de petróleo e gás são de 15% a 20% mais altos que em outros segmentos da indústria - além do pacote de benefícios atrativo. No entanto, tão importante quanto a formação desse profissional é a prática obrigatória no oceano, o que faz desses trabalhadores ativos escassos para as empresas.

Mas porque a vivência nas embarcações é tão importante, já que para exercer algumas funções basta a formação? Simplesmente porque o aspecto psicológico pesa durante a viagem nos navios. A rotina de trabalho é intensa e o convívio diário com o mesmo grupo de pessoas durante muito tempo pode ser uma prova de resistência até para os mais fortes. Por isso, o trabalho de recrutamento especializado para a área de óleo e gás ganha corpo e importância cada vez maiores. Este processo minimiza riscos e seleciona profissionais com perfis mais apropriados a cada uma das funções disponíveis.

A contrapartida para solucionar o problema da escassez também vem do Governo Federal, que lançou em 2003 o Programa Nacional de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás (Prominp). Desenvolvido pela Petrobras, o Programa tem o SENAI como parceiro e é um importante acesso dos interessados em atuar no setor ao mercado de trabalho. Segundo dados do próprio programa, será necessário qualificar 207 mil profissionais para atender a demanda do setor de petróleo e gás entre os anos de 2010 e 2013. Dentre esses profissionais, 65% seriam de nível básico, 28% para nível médio e técnico e 7% para nível superior.

Sem dúvida, o mercado de óleo e gás tem potencial e o investimento na formação adequada trará resultados para quem tiver interesse e disposição em atuar na área. Além das oportunidades no Brasil, empresas multinacionais investem na capacitação de seus recursos humanos fora do País. É uma solução que as companhias encontraram para resolver o problema da falta de qualificação do profissional brasileiro, que com essa experiência consegue obter dois ganhos em capacitação - técnica e do idioma inglês, que também é uma grande demanda do mercado. Portanto, o caminho para uma carreira bem sucedida pode começar em terra, mas certamente reserva boas oportunidades em alto-mar.

Este artigo foi retirado do site da Robert Half e escrito pelo Fabiano Kawano, ele é consultor da divisão de engenharia da Robert Half no Rio de Janeiro



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.