[Fechar]

banner

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Indústrias Catarinenses buscam oportunidades com o Pré-Sal

Que o Pré-sal trará grandes investimentos para o Brasil, isso não é preciso dizer mais. Porém cada região tem seu potencial, sua indústria mais forte onde os investimentos serão alocados. Já comentei aqui de algumas regiões. Semana passada a Região foi São Paulo, que vocês podem conferir clicando aqui e na indústria nacional como um topo.

Hoje a bola da vez é a Região Catarinense, que vocês conferem na Reportagem abaixo:

Tradição do setor metal-mecânico de Santa Catarina é ponto forte para o fechamento de negócios

Com a descoberta de reservas de petróleo e gás no pré-sal, que começam no Espírito Santo e terminam em Santa Catarina, abre-se a possibilidade de ganho para diversas regiões do Brasil. Para Santa Catarina, mais especificamente o Norte catarinense, não será diferente.

Na opinião do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, as oportunidades para as indústrias podem aparecer. A declaração foi feita ontem, em visita do presidente da estatal a Joinville, onde se encontrou com empresários da região para falar sobre o pré-sal.

A tradição da indústria mecânica, de auto-motores e os projetos para a construção naval que existe na região é uma característica importante. A cadeia de fornecedores vai precisar de aço, tubos, compressores, parafusos e outros equipamentos, por isso existe uma possibilidade enorme de fornecedores. Tudo depende da resposta às demandas que vamos ter ? afirmou Gabrielli.

Ele explica que não há um setor específico que vai se prevalecer assim que a exploração do pré-sal começar.

Precisamos de parafusos, mas não é qualquer tipo. Também será necessário investir em tecnologia.

Em um exemplo prático, a Petrobras compra o navio, mas não é responsável pelo mobiliário e equipamentos que estão dentro dele.

Existem alguns milhares de equipamentos dentro de cada componente que vêm de fornecedores indiretos.

Por isso, para saber quem indiretamente pode sair lucrando com o pré-sal, será necessário analisar as características das indústrias locais. A ideia de Gabrielli é reforçada pelo presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Carlos Rodolfo Schneider, que acredita no potencial da indústria catarinense.

Santa Catarina, e principalmente a região Norte do Estado, estão preparadas para fazer parte desta cadeira produtiva ? avalia.

A entidade organizará um seminário em parceria com a Petrobras para detalhar que tipo de indústria pode ser beneficiada. O pré-sal ocupa uma área de cerca de 149 mil m² há pelo 5 mil metros de profundidade. Por enquanto, as principais descobertas estão na Bacia de Santos, mas a exploração só deve começar depois que os projetos que regulamentam as atividades forem aprovados.

(Fonte: Diário Catarinense - Florianópolis,SC)

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.