[Fechar]

banner

sexta-feira, 31 de julho de 2009

7 dicas para criar uma boa rede de relacionamentos

Trazendo mais uma vez à tona esse assunto tão comentado em nosso meio, o famoso Networking, trago pra vocês um artigo que saiu no site Computerworld muito bom que tem este título e mostra 7 passos para o profissional lançar mão de alternativas para driblar a timidez e conquistar sucesso no mercado de trabalho:

Praticamente todo mundo sente certo nervosismo quando precisa abordar outra pessoa ou ser apresentado a alguém importante. Mas, para quem é naturalmente tímido, introvertido, ou ambos, fazer o chamado “networking” profissional, ou seja, estabelecer uma rede de contatos, pode ser tão difícil quanto completar uma maratona.

Segundo a autora do livro “How to Survive, Excel and Advance as an Introvert” (Como Sobreviver, Destacar-se e Progredir sendo um Introvertido), Naomi Karten, os introvertidos são menos propensos a iniciar uma conversa. Isso pode ser uma desvantagem significativa no mundo corporativo, onde o sucesso na carreira depende muito da construção de relacionamentos sólidos. Mas é possível aprender a fazer “networking”. Veja 7 ficas para criar uma boa rede de contatos.

1- Desenvolva a ideia certa
O gerente de operações espaciais da norte-americana United Space Alliance, que presta serviços para a Nasa (agência espacial americana), Keith Chuvala, não gosta do termo “networking”. Para ele, a melhor definição é construir relacionamentos. Pensando dessa forma, ele torna a tarefa mais natural e humana.

2 - Defina objetivos
Os mentores de carreira costumam mencionar a rede de relacionamentos como um caminho-chave para conseguir um novo emprego. Mas essa rede é importante também dentro da companhia. Para levar seus projetos adiante ou avançar com idéias, o profissional pode precisar de aliados ou até mesmo segundas opiniões para questões mais específicas. Para chegar a esse ponto, uma boa estratégia é criar uma lista do que ele almeja alcançar. Isso não só da base para a criação de bons relacionamentos, mas pode também motivar o profissional.

3 – Tire proveito de sua zona de conforto
O chefe de tecnologia da empresa norte-americana de direito Fenwick & West LLP, Matthew Kessner, sente-se à vontade para falar com centenas de pessoas e para socializar-se em grupos pequenos. Mas, curiosamente, acha assustador o meio-termo, como coquetéis. Para melhorar sua rede de relacionamentos, ele aprendeu a tirar o melhor proveito das situações confortáveis.

Conversar com multidões não constrói relacionamentos pessoais, mas ele aproveita a ocasião para falar cara-a-cara depois das apresentações. O profissional deve observar seu próprio comportamento para entender o que funciona mais para ele.

4 – Saiba mapear as oportunidades de relacionamento
Um bom começo pode ser criar uma agenda de compromissos em associações de classe, onde o profissional pode se apresentar e travar conversas. Mas é importante não se limitar a esses eventos. De acordo com um executivo da empresa de recrutamento The PacheraGroup, baseada na Califórnia, é importante sempre ir aos locais onde o profissional será visto e reconhecido.

5 – Maximize as ferramentas de sua rede social
É interessante maximizar conexões de suas redes, como Facebook, LinkedIn, Twitter, Plaxo e CW Connect. Em todos, há grupos que estão ligados aos seus interesses, pessoais e profissionais. Pode ser a porta de entrada para novas oportunidades.

6 – Ofereça algo quando travar contatos
Para o CEO da desenvolvedora de sistemas Precision Quality Software, Andre Gous, é importante acrescentar valor cada vez que estabelecer um novo contato. "Pense sempre: o que posso oferecer?”, afirma. “Nem sempre é confortável para o outro mostrar o que quer", diz.

7 – Comprometa seu tempo
Profissionais introvertidos estão acostumados a deixarem oportunidades de relacionamento passarem. Uma maneira de evitar que isso aconteça é comprometer o tempo e marcar encontros durante cafés da manhã ou almoços. Essa prática, quando incluída na rotina diária de negócios do profissional, torna mais fácil a criação de uma rede de relacionamentos e o desempenho social.

Read more...

Rig Manager

Requisitos:

  • Formação em Engenharia e de preferência com ênfase em Petróleo e Gás;
  • Experiência em gerência de plataformas com posicionamento dinâmico de no mínimo 3 anos;
  • Experiência com cliente Petrobrás;
  • Inglês avançado a fluente;
  • Residir em Macaé ou nas proximidades ou disponibilidade para residir em Macaé;
  • Conhecimentos de informática;
  • Total disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
  • Principais responsabilidades:
  • Procedimentos de segurança no trabalho
  • Assegurar e prover recursos para treinamentos de pessoal certificando que todos estejam treinados e com certificados válidos
  • Assegurar padrões de cuidado com meio ambiente
  • Providenciar relatórios gerenciais
  • Preocupação com melhoria continua
  • Ter capacidade de liderança
  • Ter conhecimento de legislação governamental e regulações
  • Responsável por revisar relatórios gerenciais , incluindo orçamentos e controle de custos
  • Assegurar manutenção preventiva do equipamento
  • Assegurar cumprimento de padrões ISM
  • Acompanhar e certificar seguimento das cláusluas contratuais do cliente
  • Continua e boa comunicação com o cliente.

Enviar cvs para : paulo.castro@hays.com.br

Read more...

Vagas para Vitória/ES

Há 17 vagas para trabalhar em uma grande empresa de Vitória/ES, devem ser preenchidas até o dia 10 de agosto.

Favor encaminhar o cv para Enilza: esg_silva@hotmail.com


1 Consultor com experiência mínima de 4 anos em implantação de projetos e programas no sistema de Segurança, Meio ambiente e Saúde na área de Petróleo e Gás e assessoramento de empresas de grande porte, na implantação do Sistema de Gestão (com base nas Normas ISO 14001 e OSHAS 18001 ou sistemas Integrados com a Norma ISO 9001:2000 ou SA8000: 2001).

1 Advogado com experiência mínima de 1 ano em legislação de Segurança, Meio ambiente e Saúde (SMS)

1 Consultor em segurança do trabalho com experiência mínima de 3 anos na gestão de levantamento de aspectos/impactos e perigos/riscos

1 Engenheiro cartógrafo com experiência mínima de 3 anos em sistemas de informação geográfica (Geomídia, AutoCAD e Arcview)

1 Médico do trabalho com experiência mínima de 3 anos em Medicina do Trabalho.

3 Engenheiros de Segurança do Trabalho com experiência mínima de 5 anos em engenharia de segurança do trabalho

1 Consultor com formação em oceanografia com experiência mínima de 5 anos em licenciamento ambiental.

1 Consultor em socioeconomia de nível superior com experiência mínima de 5 anos em licenciamento ambiental.

1 Biólogo com experiência mínima de 3 anos em gestão do uso de recursos pesqueiros ou monitoramento ambiental.

1 Geólogo ou Engenheiro de meio ambiente com experiência mínima de 5 anos em atividades de recursos hídricos

1 Engenheiro com especialização em Segurança do Trabalho, com experiência mínima de 3 anos e certificado para realização de auditoria de sistemas integrados de SMS ISO 14001 e OHSAS 18001

1 Profissional de nível superior com experiência mínima de 3 anos em meio ambiente

2 Técnicos de Segurança do Trabalho com especialização em higiene ocupacional e experiência mínima de 5 anos em avaliações ambientais.

Read more...

Fique por dentro das notícias.

Read more...

Oportunidade para Gerente de Projetos

Trabalhar num projeto de reforma e upgrade de plataformas de perfuração.

♦ Entender as necessidades do projeto, planejar, montar a equipe de execução e gerenciar a execução do projeto, Experiência na área de perfuração.
♦ Vivência em implantação e execução de projetos. Experiência em planejamento de escopo, tempo risco, qualidade, custo, integração.
♦ Experiência em liderança de equipes..
♦ Desejável formação superior em engenharia mecânica
♦ Imprescindível inglês avançado.

Interessados e dentro do perfil encaminhar CV com pretensão salarial para offshorerh@yahoo.com.br

Read more...

Vagas para Técnicos - Offshore

EMPRESA DE PETRÓLEO - GRANDE PORTE EM MACAÉ CONTRATA PARA TRABALHAR EMBARCADO:

08 VAGAS PARA - Técnico Mecânico:

Experiência prática na função e na manutenção de equipamentos estáticos e rotativos em plataformas. Necessário possuir licença para operar empilhadeira e CREA. OFFSHORE.

04 VAGAS PARA - Técnico de Automação:

Experiência prática na função, em operação e manutenção, sistemas de segurança e telecomunicações com equipamento de campo associado. Bons conhecimentos de sistemas de SAS, preferivelmente ABB. Conhecimento detalhado dos diferentes tipos de equipamentos e princípios de medição para o monitoramento, controle e segurança da plataforma. Necessário
CREA. OFFSHORE.

08 VAGAS PARA - Técnico de Elétrica Sênior:

Experiência comprovada como técnico em elétrica, com experiência em geração principal, fornecimento de emergência e UPS com sub-distribuição associada. Necessário CREA. Experiência como responsável na área de elétrica. OFFSHORE.

1 VAGA PARA .- Técnico de Sala de Controle:

Mínimo de 5 anos de experiência em Produção Offshore, incluindo 1 ano como técnico de Sala de Controle. Necessário inglês avançado. OFFSHORE.

12 VAGAS PARA - Técnico de Produção:

Mínimo de dois anos de experiência em processos de operação ou na utilização de sistemas de facilidades em ambiente petróleo ou petroquímico. OFFSHORE.

04 VAGAS PARA - Técnico Marítimo, Contramestre / Mecânico:

Necessário possuir o CIR (Cartão de Inscrição e Registro) da Capitania dos Portos. Desejável treinamento em HLO (Helicopter Land Officer). Experiência em maquinários diesel, bombas e bote salva-vidas. OFFSHORE.

04 VAGAS PARA - Técnico Marítimo, Marinheiro / Almoxarife:

Experiência nas rotinas de almoxarifado.Necessário possuir o CIR (Cartão de Inscrição e Registro) da Capitania dos Portos. Desejável treinamento em HLO (Helicopter Land Officer). Experiência em maquinários diesel, bombas e bote salva-vidas. OFFSHORE.


01 VAGA PARA - Téc. Segurança Trabalho

Formação técnica em Segurança Trabalho com registro no CREA, experiência de 2 anos na área OFFSHORE Inglês avançado, domínio em informática. Residir em Macaé.

NÃO É NECESSÁRIO RESIDIR EM MACAÉ


INTERRESSADOS ENCAMINHAR CURRÍCULO COM PRETENSÃO SALARIAL PARA
priscilaesteves@parceriaconsult.com.br COLOCAR NO ASSUNTO A VAGA DESEJADA.

Read more...

Atribuições dos Tecnólogos

Acredito que essa seja a dúvida de muitos Tecnólogos que entram no blog, muitos têm dúvida quanto a regulamentação da profissão e suas atribuições mas não sabem que já existem leis que dão atribuições aos Tecnólogos, duas Resoluções do CONFEA que dispõem sobre os mesmos.

São elas:


Porém como já disse aqui, a profissão não é regulamentada, e tramita na Câmara o Projeto de Lei 2245/2007 que regulamenta a profissão do Tecnólogo, e precisa de nossa ajuda para ser aprovado, a ABAPPG colocou em seu site um link para fazermos um abaixo assinado para ser levado aos líderes da Câmara para que enfim seja aprovado nossa Regulamentação, e assim acabar com esse pouco de preconceito que ainda existe.


Você Tecnólogo em Petróleo e Gás, não deixe também de preencher o Cadastro Nacional dos Tecnólogos em Petróleo que fiz aqui no Tecnopeg, ele é importante também para mostrar nosso poder em termos de quantidade.



Aproveitando que estamos falando de ocupações, segundo dica do amigo Marcelo Frade, enviada por e-mail, segue abaixo a Classificação Brasileira de Ocupações, que lista todas as ocupações existentes com suas informações detalhadas, tais como definição, formação e etc.



Espero ter esclarecido mais algumas dúvidas.

Read more...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Seminário de Petróleo e Gás - UVA - 29/07

Boa Tarde Pessoal,

Conforme publicado no blog, ontem foi realizado na Universidade Veiga de Almeida o "Seminário de Petróleo e Gás", o 1º de uma série de palestras apresentando os cursos oferecidos pela UVA na área de Petróleo e Gás, além é claro de um debate sobre o mercado.
O Professor Lineu Ribeiro, coordenador dos cursos de Petróleo e Gás foi quem deu a palestra, com seus 25 anos de Petrobrás ele apresentou a grade curricular do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás e mostrou as exigências do mercado bem como as possibilidades de avanço na área, através da sua experiência mostrou os caminhos e respondeu às perguntas dos ouvintes.

E chegamos a seguinte conclusão:

♦ Quem faz o curso é o aluno. O aluno deve correr atrás e estudar, não ficar apenas reclamando ,assim as oportunidades virão.
♦ Petrobrás é apenas 1 empresa dentre milhares no setor de Petróleo e Gás, os Tecnólogos não devem ficar abatidos por ela não aceitar. Acaba sendo muitas vezes richa de engenheiros. Porém existem oportunidades em outras, até mesmo terceirizadas da Petrobrás. Cito algumas que eu sei e ouvi dizer que aceitam Tecnólogos em Petróleo e Gás:
♦ O Networking, o famoso Q.I, é extremamente importante em qualquer profissão, ainda mais na área de Petróleo e Gás, por exemplo, maior participação em eventos e feiras.
♦ O inglês é outro diferencial. Procure fazer o inglês, você estará a frente da concorrência.
♦ O curso ajuda o aluno a ver qual área ele quer seguir, apesar de ser um ótimo agregador, procure também fazer cursos de extensão/qualificação na área que você deseja, por exemplo, na área de Refino, logística, Perfuração e etc. Não vou aqui dizer qual é a melhor área pois isto depende de cada um, da experiência de cada pessoa. Esses cursos também serão um diferencial em comparação com aqueles que possuem somente a graduação.

Não poderia deixar de comentar aquilo que foi o tema principal da Palestra: A apresentação da grade do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás da UVA.
Eu, apesar de Tecnólogo em Petróleo e Gás, estudante do 5º período do curso, sou um crítico da forma como são feitas as grades desses cursos, pois muitas vezes são generalistas demais e deixam o aluno com dúvida de que áreas seguir e também prejudicando na hora da empresa ver em que área o profissional se encaixa. E é isso que a meu ver, a grade da UVA se diferencia, e deixa o aluno muito mais seguro quanto as suas habilidades. Vejam porque:

♦ O curso tem a duração de 3 anos e é divido em 6 módulos com certificações intermediárias, ou seja, a cada período o aluno sai com uma qualificação. Qualificações essas mais claras quanto a que área seguir. Tornando muito mais claro para as empresas onde colocar o profissional. As Qualificações são:
  • 1º Período: Operador Logístico de Petróleo e Gás
  • 2º Período: Analista de Comércio de Petróleo e Gàs
  • 3º Período: Inspetor de SMS para a Indústria de Petróleo e Gás
  • 4º Período: Fiscal de Projetos da área de Petróleo e Gás
  • 5º Período: Operador de Processamento de Petróleo
  • 6º Período: Analista de Perfuração e Poços de Petróleo

Como vocês podem ver é bem claro a função que o aluno pode exercer ao término de cada módulo, além disso cada módulo tem matérias bem específicas para a respectiva área, acabando assim com aquela dúvida que muitos Tecnólogos tem, e eu digo isso por conta própria pois também sofri com isso, de não saber em que área atuar.

Então você que está entrando nessa área ou já está estudando e não está satisfeito com sua universidade, aconselho a vocês pelo menos darem uma olhada na proposta da UVA pois pelo menos a grade é muito interessante, não sei o ensino, mas acredito que seja muito bom também devido aos profissionais gabaritados que ministram as aulas, e aos que pude conhecer neste evento. Além disso a universidade contam com laboratórios específicos para cada área e parcerias com algumas empresas.

Fica a dica pra galera, e aqueles que não foram perderam uma boa oportunidade de fazer networking. Mas não se preocupe, fique ligado que a UVA promoverá também outras datas.

Nota Pessoal:

Gostaria de agradecer também aos Tecnólogos que compareceram ao Evento e eu tive o prazer de conhecer, o Alessandro e o Fábio com suas respectivas namoradas, fiquei muito feliz em saber que o Tecnopeg tem ajudado a eles, se possível me mandem o e-mail de vocês! Graças a Deus pude divulgar o blog lá e peço àqueles que compareceram que me mandem um e-mail dizendo o que acharam! Um abraço também ao Professor/Coordenador do curso da UVA , o Lineu Ribeiro pela oportunidade de mostrar o trabalho do Tecnopeg e a Patrícia Rodrigues, estudante do curso de Tecnólogo em Manaus e está de férias aqui no Rio com o qual tive o prazer de ir ao evento.

Agradeço a todos vocês que têm ajudado o Tecnopeg a crescer.

Espero ter ajudado-os mais uma vez.

Read more...

Jornal do Almoço

Read more...

7º ENGEP 2009

INSCRIÇÕES ABERTAS

O ENGEP é um evento de caráter técnico-científico organizado por alunos e professores, que ocorre anualmente e busca apresentar às comunidades acadêmica e do setor produtivo os mais recentes avanços, tendências tecnológicas e linhas de pesquisa da área de E&P de petróleo no mundo.
Este ano, o 7º ENGEP ocorrerá entre os dias 31 de Agosto a 05 de Setembro e contará com renomados profissionais e cientistas ministrando conferências, minicursos, entre outras atividades.
ENGEP 2009 contará com um minicurso sobre Direito do Petróleo, inédito no evento!

Nesta edição do ENGEP também serão oferecidos mais minicursos nas seguintes áreas: Engenharia de Reservatórios, Engenharia de Poço, Geofísica, Geologia do Petróleo, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Gerenciamento de Projetos de Petróleo, Geoquímica de Reservatórios e muito mais...

Seleção de trabalhos desenvolvidos nas universidades participantes para exposição em pôster durante o evento.
Sessões diárias de Recursos Humanos ministrados por reconhecidas empresas do setor de E&P de petróleo.

Folder Frente:
Folder Verso:
Para melhor visualização, clique na imagem.

Para maiores informações, visite o site do Evento:

E sua comunidade no orkut:


Read more...

Vagas na TIVIT

TIVIT empresa do Grupo Votorantim está com as seguintes vagas abertas:

- Coordenador de Operãções
- Supervisor de Operações

Ambas precisam ter ter experiencia no segmento Call Center nos cargos mencionados.

Estaremos trabalhando com a pretensão salarial.

- Aux. adm. RH :

Necessário experiencia em DP
Remuneração R$ 843,00 + BF
Registro CLT
Ter experiência com grande volume

Os currículos devem ser encaminhados para: patricia.souza@tivit.com.br

Read more...

Documentário “O petróleo tem que ser nosso”


Estréia, HOJE, 30, às 18h30, no Odeon.

Entrada gratuita



Ps. Daqui a pouco estarei falando sobre o evento de ontem! Não deixe de conferir!

Read more...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tajetórias Tecnólogicas no segmento offshore

Trajetórias Tecnológicas no segmento offshore
Ambiente e Oportunidades

[...] Este artigo apresenta as diferentes trajetórias tecnólogicas do segmento offshore na indústria petrolífera mundial considerando os seus principais aspectos e marcos constituintes. Mas especificamente serão analisadas as trajetórias diferentes nas duas primeiras grandes províncias de Petróleo no segmento offshore: O Golfo do México(EUA) e o Mar do Norte (Europa), junto com a Bacia de Campos(Brasil), são as mais produtivas e ricas do planeta e onde as três trajetórias tecnológicas foram desenvolvidas. [...]

Autores: José Benedito Ortiz Neto e Walter Tadahiro Shima


Read more...

Jornal do Almoço

Read more...

Vagas na Camargo Corrêa

Vagas anunciadas para a Camargo Correa. Enviar CV para

mariana.sabrina@camargocorrea.com.br


- Analista Comercial;
- Engenheiro de Obral Civil;
- Estagiário de Engenharia Civil;
- Analista de Contabilidade;
- Analista de Controladoria;
- Analista de Financias;

Read more...

Vagas na Replan - Urgente!

A Engevix está precisando dos profissionais listados no e-mail abaixo se vocês souberem de alguém com o perfil abaixo favor encaminhar e-mail para wagner.castro@engevix.com.br informando pretensão salarial.

Precisa-se em Paulinia (REPLAN), de:
  • Técnico em mecânica,
  • Técnico civil;
  • Supervisor de suprimentos (controle);
Todos com experiência mínima de 3 anos em obras industriais de gás.

Os Técnicos trabalharão em produção e qualidade.

O Término desta obra está previsto para outubro de 2010.

A Engevix oferece apenas adicional de periculosidade e transporte da moradia até a obra.(É conveniente que esta moradia seja em Paulinia.)

A Engevix não fornece moradia.


Para aqueles que não moram perto, o aluguel de casas por aqui está entre R$1.000,00 e R$1.500,00

A região por aqui é muito favoravel para evolução profissional

A REPLAN - PETROBRAS está em constante evolução, com muitos empreendimentos ocorrendo ao mesmo tempo e muitos empreendimentos ainda por iniciar.

Necessitamos dos referidos profissionais com urgência, pois as obras já começaram.

Read more...

terça-feira, 28 de julho de 2009

Oportunidades de Estágio para Tecnólogos em P&G

Boa Tarde Amigos Petroleiros!!!

O Tecnopeg está sempre buscando inovar, para levar sempre as melhores informações para vocês! Nós agora temos até "enviados especiais" ao melhor estilo Fantástico . Com pessoas espalhadas pelo Brasil Inteiro sempre ajudando com informações. Sendo que um desses, nosso amigo Tecnólogo João Quintanilha, está em Macaé em busca de uma oportunidade e sempre vem com muita informação boa sobre como está acontecendo em Macaé/Rio das Ostras, principalmente para tecnólogos, pois ele é um Tecnólogo formado. E a mais nova e quente, é que a Empresa de Engenharia Alphatec e que trabalha também com Risers, está aceitando currículos para estágio, inclusive Tecnólogos em Petróleo e Gás e também para a área de Logística.

Mas ATENÇÃO! Eles dão prioridades para estudantes.


Para obter mais informações sobre o mercado em Macaé, fique ligado no Tecnopeg, que estaremos trazendo mais informações!

Você que quer tornar-se um "enviado especial" do Tecnopeg em sua região, entre em contato comigo e vire referência de informação onde você está!

mande-me um e-mail: victor.tecnopeg@gmail.com

Read more...

A Segurança e o meio ambiente de Trabalho na Indústria do Petróleo

A Segurança e o meio ambiente de Trabalho na Indústria do Petróleo - Jornada de Trabalho dos Terceirizados embarcados

[...] O desenvolvimento de novas técnicas de produção levou a uma preocupação com a regulamentação do trabalho humano. Dentre as normas que exercem esse papel, ganham destaque as limitadoras do tempo de trabalho. Elas existem não só para proteger a saúde do operário, mas também por fundamentos imperativos de ordem biológica, eis que há imposição de limites e combate à fadiga; de ordem social, inserindo o trabalhador em atividades recreativas, culturais e físicas, possibilitando maior convívio familiar; e de ordem econômica, pois a imposição de limites à jornada viabiliza maior número de empregos, além de aumentar a produtividade do trabalhador.
No Brasil, o aperfeiçoamento da regulamentação da jornada de trabalho propiciou a definição não só de normas genéricas, como também a edição de leis especiais. As leis especiais preenchem o vazio legal provocado pela inadequação de algumas atividades ao regramento genérico, como é o caso de certas atividades ligadas à indústria do Petróleo. [...]

Read more...

Jornal do Almoço

Read more...

Obras do Comperj serão retomadas

Após negociações desde a semana passada sobre as obras de terraplenagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj, a Petrobras informa que fechou hoje acordo com o consórcio CTC ( formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht e Queiroz Galvão) celebrando um aditivo de prazo por mais 60 diaspara que as obras sejam retomadas plenamente com os cerca de 3.700 trabalhadores envolvidos no empreendimento.



Com esta medida a Petrobras garante a continuidade das obras até que um novo acordo seja firmado na busca de uma solução que atenda os interesses de ambas as partes.


Desde a semana passada, a Petrobras vem esclarecendo que em virtude de o volume de chuvas nos últimos meses ter sido muito maior do que a média histórica na região de Itaboraí, no Rio de Janeiro, a verba prevista dentro do contrato para cobrir os gastos com as paralisações durante as chuvas havia se esgotado.


A Petrobras também esclareceu que a paralisação parcial das obras não tinha nenhuma relação com um possível questionamento do Tribunal de Contas da União – TCU sobre o valor pago ao consórcio de construtoras.



Fonte: Blog da Petrobrás

Read more...

Vagas na Solstad Offshore

A SOLSTAD OFFSHORE e uma Empresa de apoio maritimo com 5 barcos ja operando no Brasil e mais 7 chegando ate o ano que vem.

Temos 45 barcos em operacao e mais 4 sendo construidos na Asia.

Somos lider no Mercado com 46 anos de atuacao em todo o mundo.

Estamos recrutando para os proximos barcos as seguintes posicoes:

* Marinheiro de Conves
* Marinheiro de Maquinas
* Moco de Conves
* Oficial de Maquinas
* Oficial de Nautica
* Condutor de Maquinas
* Mestre de cabotagem
* Supervisor de Conves
* Eletricista
* Operador de Guindaste
* Taifeiro
* Cozinheiro
* Radio Operador

As contratacoes serao progressivas ate Dezembro, e por isso estamos aceitando CVs SOMENTE no seguinte formato:

* Em ingles, declarando o seu nivel de ingles no mesmo.
* as 3 ultimas experiencias no cargo que esta se aplicando
* os cursos, certificados e suas respectivas validades
* pretensao salarial
* disponibilidade para inicio
* No campo Assunto, especificar sua Funcao

Envie seu CV, conforme solicitado acima para o e-mail: solstadoffshore@gmail.com

Para maiores informacoes, visite nosso Site: http://www.solstad.no


Atenciosamente,

Departamento de RH – Solstad Offshore Ltda

Read more...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Revista CREA - RJ / COMPERJ

Com o título "Comperj - O maior empreendimento do Brasil em foco" a Revista CREA estampou a capa da edição de março de 2008. Apesar de antiga, resolvi disponibilizar para vocês pois ela traz assuntos interessantes, como este da capa e outros como: "O dia-a-dia de quem trabalha numa plataforma" e na seção Mundo Técnico fala sobre "O técnico na gestão da qualidade nas empresas."


Estamos disponibilizados também outras edições da revista no site do Crea-RJ
Para conferir, clique aqui.



Read more...

Lista de Empresas

Um dos objetivos principais do Tecnopeg é oferecer oportunidades para aqueles que nos visitam, visando sempre conseguir um emprego, de preferência no setor de Petróleo e Gás. É por causa disso que coloco sempre dicas de carreira, material para estudo, sempre visando transformá-los num profissional melhor. Por isso segue para vocês mais uma lista de empresas e sites de colocação profissional, porém dessa vez não só com empresas na área de Petróleo e Gás e sim dos mais diversos setores, desde consultorias até a instituições bancárias.

Clique aqui para baixar. (582 kb - Excel)

A alguns meses atrás eu já divulguei umas listas de empresas no setor de petróleo e gás e naval, caso você não tenha visto, clique aqui e baixe agora mesmo!




Read more...

Jornal do Almoço


Read more...

Evento gratuito aborda o mercado de trabalho no setor de petróleo e gás - IMPERDÍVEL

Acontecerá no dia 29 de julho, na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

A formação profissional e as inúmeras oportunidades de trabalho que vêm surgindo nos últimos tempos nas áreas de Petróleo e Gás, que figuram entre as indústrias com maior faturamento do mundo, serão abordadas na palestra Funções de um Tecnólogo de Petróleo e Gás nas Empresas, que irá acontecer no dia 29 de julho, na Universidade Veiga de Almeida (UVA).


Palestra “Funções de um Tecnólogo de Petróleo e Gás nas Empresas” , dia 29 de julho, às 19h, na Universidade Veiga de Almeida,auditório do Campus Tijuca (Rua Ibituruna, 108). Público-alvo: estudantes, professores e pessoas interessadas na área. Investimento: entrada franca. Inscrições: devem ser feitas no site www.uva.br | Informações: telefone (21) 2574-8888.



Farei o possível para ir pois será de extrema importância! Vamos nos reunir, e tentar fechar um grupo! Aqueles que se interessarem, escreva um comentário com seu contato ou me mande um e-mail: victor.tecnopeg@gmail.com ou anote meu telefone: 9412-5907


Para ler a matéria completa clique aqui


Vejo vocês lá!



Agradeço a Tecnóloga Liandra Simões, por me enviar essa dica.

Read more...

Curso - Clube do Petróleo


Read more...

Tecnopeg por dentro da legislação

Por conta da dificuldade que todos sabemos em conseguir um bom emprego atualmente, os concursos públicos têm sido um caminho que muitos têm seguido. Como os leitores do Tecnopeg não são diferentes, segue esse legislação que vai esclarecer muito para aqueles que estão acostumados a fazer concursos no Estado do Rio de Janeiro.

Lei nº 12.782/2007:

Artigo 1º - Fica instituído o direito à inscrição em concursos públicos estaduais, com pagamento reduzido da respectiva taxa, aos candidatos que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos:

I - sejam estudantes, assim considerados os que se encontrem regularmente matriculados em:
a) uma das séries do ensino fundamental ou médio;
b) curso pré-vestibular;
c) curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação;
II - percebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos, ou estejam desempregados.
Parágrafo único - Aplica-se o disposto nesta lei a todos os concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito de qualquer dos Poderes do Estado, abrangendo a administração direta e indireta.

Dica de Henirque Oliveira de Mello do Hidrocarbonetos

Read more...

Vaga para Técnico em Segurança no Trabalho

Multinacional da área de petróleo contrata HSE (Offshore 14 x 14)

Requisitos:
- Experiência como HSE Offshore (Preferencialmente em Drilling)
- Inglês Fluente
- Curso técnico de segurança do trabalho ou ensino superior na área.

Os interessados favor enviar currículo para mlobato@swift-technical.com

Read more...

Vaga na Baker Hughes


A Baker Hughes do Brasil busca para seu quadro de colaboradores:

COORDENADOR DE QUALIDADE.

Lotação: Macaé - RJ
Formação: Engenharia (Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção)

Experiência comprovada na área de Qualidade
Conhecimento avançado do Sistema de Qualidade ISO 9000 e Six Sigma
Inglês: Fluente
Salário: a combinar (é necessário citar pretensão salarial)
Benefícios: Plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, ticket refeição, ticket alimentação e vale transporte.

Oportunidade de desenvolvimento de carreira.

Currículos devem ser enviados para: mira.noronha@bakerhughes.com
Colocar no campo assunto: QUALYMC

Read more...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Vaga para Técnico em Segurança no Trabalho

Recrutamos pêra empresa do segmento de Óleo & Gás, para atuar em embarcação com expatriados:

TÉCNICO SEGURANÇA TRABALHO – inglês fluente, experiência Offshore e curso de HLO ou EMCIA (imprescindível)
Escala 14 x 14, local de embarque Rio de Janeiro.

Encaminhar currículum, URGENTE, com pretensão salarial, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS
E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br

Read more...

Por dentro do mercado.

Read more...

Por dentro do COMPERJ!

Quer ficar por dentro das notícias do Comperj e das cidades vizinhas? Navegando pela web achei esse site bem interessante! Tem atualizações recentes e é visualmente bem legal! Fica ai mais uma dica do Tecnopeg!




Read more...

Lançamento do documentário "O petróleo tem que ser nosso" confirmado para dia 30, no Cine Odeon

Para visualizar melhor, clique na Imagem!

Agência Petroleira de Notícias

Read more...

Etanol global: Brasil será referência em estudo para uso mundial do etanol

Uso mundial do etanol

As questões relacionadas à produção sustentável de energias alternativas a partir da biomassa vegetal ganharam um forte aliado com o lançamento do projeto Global Sustainable Bioenergy: Feasibility and Implementation Paths.

A iniciativa irá reunir uma equipe internacional de cientistas para o estudo das possibilidades de uso dos biocombustíveis em nível mundial e em larga escala, partindo, em parte, da experiência brasileira de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.

Pelo lado brasileiro participam do comitê organizador das reuniões do projeto Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e José Goldemberg, pesquisador do Centro Nacional de Referência em Biomassa, vinculado ao Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).

Substituição do petróleo por biocombustíveis

"Esse debate mundial será muito importante para o Brasil porque o caso brasileiro de substituição bem-sucedida de petróleo por biocombustíveis ainda tem uma dúvida legítima sobre em que escala a nossa experiência poderia ser replicada em outros países", disse Brito Cruz à Agência FAPESP.

"A adoção em larga escala de biocombustíveis no mundo dependerá de muitos países se convencerem de que eles também são capazes de produzir uma quantia relevante do combustível que desejarem usar. E isso, por outro lado, não significa que não haverá possibilidades para o Brasil exportar biocombustível e as tecnologias para sua produção", afirmou.

Read more...

Para Entender o Pré-Sal - Clube Militar

Não é preciso dizer que o Pré-Sal é a onda do momento quando se fala em Petróleo, e se você não buscou saber sobre ele saiba que está atrasado e perdendo espaço no mercado. Muito já se falou, através de palestras, apresentações e etc, já li muito a respeito e inclusive já coloquei aqui no blog algumas coisas. Mas de todos os arquivos que já li, não encontrei algo tão completo como essa palestra no Clube Militar no qual mencionei aqui no blog. Aqueles que não puderam ir, definitivamente perdeu, eu não pude ir devido ao trabalho mas o amigo Tecnólogo André Costa através do seu blog disponibilizou a apresentação do mesmo, ele aborda tanto a parte geológica, de como é, como foi criado até a importância para a economia do Brasil. Segue abaixo o link para download.


Read more...

Petrobras suspende obras no Comperj

(Ramona Ordoñez e Bruno Rosa - 23/07/2009 21:33:23)

O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras, está com suas obras paradas desde a última quarta-feira. A estatal decidiu paralisar os serviços após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter questionado os preços dos contratos com as empreiteiras que realizam as obras de terraplanagem no complexo.

RIO e BRASÍLIA. Considerado o maior projeto industrial das últimas décadas no país, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras, está com suas obras paradas desde a última quarta-feira. A estatal decidiu paralisar os serviços após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter questionado os preços dos contratos com as empreiteiras que realizam as obras de terraplanagem no complexo. Quem passava ontem por Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, na porta do empreendimento, tinha a sensação de que a obra, prevista para gerar 200 mil empre gos diretos, estava abandonada.

O Consórcio Terraplanagem Comperj (CTC), formado pelas constru toras Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Odebrecht, é o responsável pelas obras. No início deste mês, a Petrobras recebeu um relatório preliminar do TCU em que o órgão discordava de uma cláusula contratual com o CTC. A cláusula prevê o pa gamento ao consórcio mesmo nos períodos de paralisação das ativida des por causa de chuvas. Em fevereiro, por exemplo, devido às chuvas, houve apenas um dia de trabalho.

Em nota divulgada na noite de on tem, a Petrobras confirmou que re cebeu parecer do TCU constatando um sobrepreço em relação aos valores de referência do contrato. Segundo a estatal, a diferença se deve a essa cláusula que prevê pagamento dos dias sem trabalho devido às chuvas.

Sindicato diz que 400 foram demitidos

"Existe uma discordância de in terpretação referente à metodologia aplicada para apuração do ressar cimento dos custos relativos às pa ralisações devido a ocorrências de descargas atmosféricas (raios), chu vas e suas consequências. Conse quentemente, o consórcio iniciou o processo de desmobilização de fun cionários a partir de um comuni cado oficial ao sindicato da cate goria, colocando em aviso prévio sua força de trabalho", diz a Pe trobras, acrescentando que a ne gociação prossegue, "na tentativa de reverter a situação".

Ao ter o pagamento dos dias não trabalhados suspenso, o CTC optou por paralisar as atividades, mandan do os trabalhadores para casa. O consórcio não quis se pronunciar sobre o assunto. Trabalhavam na obra cerca de 3.700 operários.

As ruas estreitas e sem calçadas que dão acesso ao complexo estão vazias desde quarta-feira. Nas vias, apenas guias de trânsito contratados pela Petrobras. Segundo um funcio nário, que não quis se identificar, os caminhões de obras e ônibus da CTC desapareceram do local.

- Na terça-feira, o dia estava movimentado. Mas hoje (ontem) e ontem (quarta-feira), não passa nada por aqui. Não sei o que está acon tecendo - disse o funcionário.

Um dos seguranças do complexo ressaltou que o dia foi "mais calmo mesmo":

- Eu não vejo desde quarta os ônibus da CTC que transportam os funcionários. Não sei o que está acontecendo.

Em Itaboraí, segundo relato de moradores, é comum que dezenas de caminhões passem pelas ruelas diariamente ao longo do dia.

Nos últimos dias, cerca de 400 fun cionários já teriam sido demitidos do Comperj, segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Plano da Constru ção Civil e Mobiliário de São Gonçalo, Itaboraí e Região. O sindicato diz ainda que as pessoas que já trabalharam no complexo terão prioridade em futura recontratação. Já os trabalhadores que não quiserem voltar ao Comperj, por morarem fora do Rio, serão subs tituídos por quem reside na região. Na próxima terça-feira, a Gerência Ad ministrativa e de Recursos Humanos do CTC e o sindicato irão se reunir.

Turno da noite já havia sido suspenso

Outro fator pode atrasar o cro nograma das obras: o turno da noite, que emprega centenas de trabalha dores, foi suspenso nos últimos dias. A medida vai vigorar até ou tubro. Entre julho e outubro, explica o Sindicato dos Trabalhadores, é considerado período de serração, quando a neblina pode colocar em risco a vida dos funcionários.

Além da questão do preço do con trato, o TCU apura ainda denúncia de irregularidades nas obras de cons trução do Comperj desde agosto de 2008. Após a avaliação preliminar dos auditores da Secretaria de Fiscalização de Obras do Tribunal, o ministro Au gusto Nardes determinou, no dia 24 de junho, que o consórcio e a Petrobras se explicassem sobre as irregulari dades, entre elas os indícios de so brepreço. O processo ainda está em análise e tramita sob sigilo. O tribunal tem poder de parar a obra, caso os auditores e o relator concluam pela existência de irregularidades graves.

Segundo a Petrobras, até o mo mento a obra de terraplanagem apresenta um avanço físico de apro ximadamente 40%, com aproxima damente 800 equipamentos.

Read more...
Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.