[Fechar]

banner

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Como se destacar no mercado de Trabalho atual?


Boa Tarde Pessoal,

Inspirado numa reportagem que saiu na Época Negócios, entitulada "As habilidades dos Executivos de Sucesso" gostaria de deixar uma dica muito importante sobre o mercado de trabalho atual principalmente para aqueles que ainda vão entrar. Para que fiquem ligados na realidade atual.

Quando se fala que o mercado de trabalho é dinâmico, não se está mentindo. O profissional moderno deve ser dinâmico, capaz de lidar com pressão e fazer muitas coisas ao mesmo tempo. (Falo isso por experiência própria rs) Sabendo trabalhar com várias prioridades. Isso é injusto? Não deixa de ser, mas infelizmente é a realidade e nós temos que saber nos adaptar.

Como se adequar a este contexto?

Nesse mundo corrido que vivemos para não se perder são necessárias duas habilidades muito importantes mas que poucos dão valor: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO. É extremamente vital para o profissional atual conseguir fazer essas 2 coisas, pois sem isso hoje é impossível se manter competitivo. A quantidade de informações que recebemos é imensa e precisamos saber filtrar isso.

Porém, essas são apenas habilidades básicas do profissional moderno, para se adequar ao ritmo de trabalho e não ser sugado. Para se destacar e gerar valor para sua empresa são necessárias segundo a Revista Época Negócios, as chamadas habilidades estratégicas: gerenciar a inovação, entender/influenciar pessoas, saber dizer não! (de forma adequada), saber manter equipes motivadas (no caso de líderes). Sem deixar de lado também, o famoso FOCO NOS RESULTADOS, sem isso não é possível gerar valor à empresa.

Como vocês podem ver, hoje as habilidades comportamentais já são tão ou mais importantes que as habilidades técnicas. Segundo pesquisa que estive lendo, mais de 80% das demissões são por falta de habilidades comportamentais e não de habilidades técnicas para o cargo, por isso cuidado: Não adianta ser um excelente especialista em determinado assunto se você não agrega valor ao time, é difícil de lidar com pessoas, não aguenta pressão dentre muitas outras.

Para consolidar isto então posso dizer que hoje o profissional deve estar ligado nos seguintes itens:
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Mudanças
  • Inteligência Emocional
  • Administração e Planejamento do Tempo
  • Inovação
Esses são apenas algumas temas que não podemos deixar de lado, e existe uma literatura imensa na internet falando a respeito disso. Para ajudá-los segue links de alguns sites que falam a respeito:
Esses são alguns links que falam a respeito. Existem muitos outros que também tenho aqui, mas daria uma página inteira só com indicações a respeito. Caso se interessem me falem que eu passo minha relação de links sobre esse assunto.



Visite também:

PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.