[Fechar]

banner

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Graduação em Tecnólogo - Diferentes Perspectivas x Demanda do Mercado

Boa Tarde Tecnopeguianos, 

O Post desta tarde tem como base o artigo que saiu hoje na Nicomex Notícias com o seguinte título: TECNÓLOGOS SUPREM DEMANDA IMEDIATA DO SETOR PETROLÍFERO. Muitos podem perguntar-se: Ué, então porque estou desempregado?    ou Por que é tão difícil então, achar emprego que aceitam Tecnólogos?  

Neste artigo, tentarei esclarecer um pouco essa questão, mostrando minha opinião, e também trazendo opiniões de outras Entidades, como por exemplo, os 2 artigos que saíram no caderno Boa Chance, do O Globo, publicados pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) no qual fala das diferentes perspectivas dos Tecnólogos.


PARADOXO - FALTA DE MÃO-DE-OBRA X TECNÓLOGOS SEM EMPREGO

Essa é uma questão bem delicada, acredito que muitos já devem ter parado para pensar nisso. Ao ler o artigo da Nicomex, foi a primeira coisa que me veio a mente. O artigo está errado? NÃO! O Editor está certo em dizer isso, e realmente isso está acontecendo: as empresas estão voltando seus olhos para outras formações já que não tem encontrado mão-de-obra suficiente para seus projetos. Um exemplo disso é a própria FMC, que esse ano começou a contratar Tecnólogos para seu quadro, devido a essa falta de mão-de-obra

Mas infelizmente, essa não é uma atitude presente em todas as empresas e sim um processo que aos poucos vem crescendo e que só irá se tornar realidade se alguns pontos forem corrigidos. 

O QUE FALTA PARA A GRADUAÇÃO DE TECNÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS ENGRENAR?

1º - O grande entrave para a melhor aceitação dos Tecnólogos em Petróleo e Gás, obviamente é o reconhecimento da maior empresa do País - PETROBRÁS. O não reconhecimento por parte da Petrobrás, não quer dizer que seja uma barreira para as outras empresas, mas com certeza é um sinal negativo e caso, ela passe a aceitar, com certeza abrirão mais portas.

2º - Desconhecimento por parte das empresas e até mesmo dos alunos, acerca das atribuições do Tecnólogo em Petróleo e Gás. Mais atitude proativa.
Era muito triste, e até hoje é, quando converso com colegas de plataforma ou pessoas que trabalham na indústria, e as pessoas perguntam o que o Tecnólogo em Petróleo e Gás faz. Muitos nem ao menos sabem que é um Curso Superior! Esse talvez seja pior que a NÃO-ACEITAÇÃO da Petrobrás, pois se esse quesito fosse disseminado, e houvesse um maior conhecimento sobre o curso, as empresas passariam a contratar mesmo com o não-reconhecimento da "Empresa-Mãe" aqui no Brasil. Esse é um caso muito sério, que só vai melhorar com uma atitude pró-ativa por parte das Universidades, encurtando o espaço Universidade/Empresa, promovendo eventos, concursos, programas de estágio em parceria com as empresas entre outras coisas. Acredito que todos sairiam ganhando, ALUNO, EMPRESA e UNIVERSIDADE. O aluno pois teria oportunidade de mostrar seu talento e de conseguir uma oportunidade, a Empresa pois atrairia e identificaria os Talentos na fonte, que é a Universidade, e a própria universidade que estreitaria os laços com empresas, garantindo empregabilidade para seus alunos e com isso melhorando sua imagem perante o mercado. 

Mas também não vamos colocar toda culpa nas Universidades, uma grande parcela de culpa é dos alunos, que só sabem colocar a culpa na Universidade e não fazem por onde. Acham que é só fazer o curso que estarão empregados. Paralelamente à Universidade deve-se traçar uma estratégia de estudo, cursos complementares, feiras à visitar e etc, garantindo assim uma melhor formação quando chegar o período de estágios e quando se formar. Além disso, cabe ao aluno saber em que curso está inserido. Muitos fazem o curso querendo trabalhar como Plataformistas, ou Homens de Área! Se vocês querem trabalham nessas posições, então façam curso técnico. 

3º Grade Generalista x Grade Específica
Essa também é a grande dúvida e que dificulta tanto a entrada dos estudantes no mercado. O que é melhor? ter uma grade Generalista, como a maioria tem, ou uma grade específica? Eu particularmente acho que deveria haver um consenso por parte das Instituições de Ensino sobre esse tema. Devem criar uma padronização baseado nas demandas de mercado. Será que elas ao menos pedem a opinião das empresas do setor? Porque o que mais escuto por ai é que o Tecnólogo vê e lê sobre toda indústria mais não aprende nada! E infelizmente é uma grande verdade, o estudante acaba tendo uma visão superficial e acaba não tendo uma boa base técnica de Engenharia nem de gestão como Administração. Eu sou a favor de focar a grade com matériais mais específicas voltadas para demandas de mercado. Ou pelo menos criar uma grade com as matérias já existentes, porém com enfases, enfase em Exploração e Produção, Logistica Offshore, Downstream e etc, incluindo matériais específicas de cada setor.

4º Preconceito e Tradicionalismo
O Título em si já é autoexplicativo. Os cursos superiores de Tecnologia começaram a ganhar repercussão não faz nem 10 anos, por isso, muitas pessoas ainda não vêem com bons olhos quem é formado nesta Graduação, preferindo muitas vezes Técnicos e Engenheiros, que são formações tradicionais e que tem dado certo na indústria. Lembrando que, o Tecnólogo não foi criado para assumir função de Técnico nem de Engenheiro, e sim uma posição intermediária entre esses dois que justamente está faltando no mercado, como  foi tema de reportagem da Você S/A em Novembro do ano passado e eu postei aqui no TECNOPEG. É fato que muitos Engenheiros tem medo de perder o posto para Tecnólogos e eles não estão errados, pois é injusto uma pessoa estudar 5 anos e ocupar o mesmo cargo que outra que estudou 2,5 anos. Esse talvez seja outro empecilho de entrar no mercado.

Acredito que estes são os 4 pontos que mais impedem o Tecnólogo em Petróleo e Gás de se inserir no mercado. Gostaria que vocês comentassem a respeito, seja na Comunidade do TECNOPEG no orkut, ou no Petróleo e Gás Networking, ou até mesmo aqui nos comentários, o importante é discutir esse tema. 

Para complementar o artigo, segue abaixo os 2 artigos publicados pela ABRH no caderno Boa Chance. É uma ótima maneira de entender o que pensam os profissionais de Recursos Humanos sobre a Profissão do Tecnólogo. 

Para baixá-los, CLIQUE AQUI (parte 1) e AQUI (parte 2) 



Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

4 comentários:

Tecg. Marcelo de Oliveira 10 de junho de 2010 às 03:49  

Mais uma vez, Victor, parabéns pelo excelente post.
Matérias como essa são essenciais para informar aos novos que estão entrando neste campo, tecnólogos de petróleo e gás, por exemplo, e para os veteranos, que como eu estão terminando o curso de graduação tecnológica e estão à busca de uma vaga neste tão bom e sonhado mercado de trabalho, afinal, é para isso que estudamos.

Um grande abraço,

Marcelo de Oliveira

Rodrigo da Matta,  10 de junho de 2010 às 13:55  

A criação de uma entidade de classe também ajudaria afinal, a união faz a força...

Anônimo,  3 de agosto de 2010 às 07:38  

Quem lucra com esse mercado do desemprego, são as faculdades e universidades particulares que, sem fazerem acompanhamento dos profissionais de petróleo e gás, divulgam seus cursos. Estou no quarto período do curso de tecnólogo na Estácio de Sá e digo com toda a certeza: NÃO TEREMOS EMPREGO! NÃO SOMOS RECONHECIDOS E NEM SEREMOS. TUDO NÃO PASSA DE ENGANAÇÃO, ENRIQUECIMENTO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E EMPOBRECIMENTOS DAQUELES QUE SE ILUDEM COM O CURSO DE TECNÓLOGO. EM UM ANO, QUALQUER UM FAZ UM BELO CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA, SEJA QUAL INSTITUIÇÃO FOR, E CONSEGUE ESTAGIO E POSSIVELMENTE EMPREGO NA PETROBRAS OU ALGUMA TERCEIRIZADA. CHEGUEI A PENSAR QUE, COM UMA PÓS AS CHANCES SERIAM MELHORES, MAS BASTOU UMA VISITA AO SITE DA PETROBRAS NA PARTE DE ESTÁGIOS E MINHA EXPERANÇA CAIU POR TERRA, POIS NEM ISSO, NEM MESTRADO OU DOUTORADO RESOLVEM.

Michel - Manaus/AM,  8 de novembro de 2010 às 18:34  

Tenho praticamente a mesma idéia do amigo aí de cima, pois, estava fazendo Tcg° em Seg do Trabalho e tranquei faltando 3 períodos por falta de condições financeiras e sinceramente ñ sei se voltarei novamente pq sei q quem só tá se dando bem nessa história são os donos das universidades e tbm por questões políticas do Confea/Creas q ñ vão abrir mão de jeito nenhum dessa área q assim como a de Petróleo e Gás ou mais ainda está atolada há anos e ñ tenho idéia de qndo ela vai sair desse atolo. Mas enfim, eu só lamento muito pelos outros e principalmente por mim mesmo de ter investido muita grana nesse sonho e ter sonhado acordado nesse mundo q ñ vai passar de fantasia.
Parabéns pelo blog desejo muita forças a Vc's + eu já desití dessa realidade ilusória.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.