[Fechar]

banner

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Diário Offshore Tecnopeg nº 6 - Rumo ao Próximo Embarque - O que levar para a Plataforma?

Amigos e Amigas Leitores do TECNOPEG,

Amanhã (16/06) às 11:20 estarei indo para Macaé, para já me preparar para o meu próximo embarque, que será na Quinta-Feira (17/06). Mais uma vez peço a compreensão de vocês em relação à continuidade das Postagens, pois muitas das vezes é difícil postar de lá, embora nesse embarque tentarei manter o TECNOPEG atualizado diariamente. Caso eu fique impossibilitado de postar, pedirei para outra pessoa postar ou escrever algo para o TECNOPEG, como já aconteceu com a Juliana Silveira, que falou sobre QSMS, num dia que eu tava embarcado e não pude postar e com o Serginho que falou sobre o ROV e as oportunidades na área. Embora eu só tenha publicado quando desembarquei. 

Neste embarque também irei explorar uma outra ferramenta e meio de comunicação que o TECNOPEG tem: o TWITTER, caso você não tenha o twitter ainda, ou se tem e não está seguindo o TECNOPEG, essa é sua oportunidade de ficar por dentro de tudo que acontece aqui no blog e também de saber sobre comentários e informações rápidas que as vezes é difícil de postar no blog. O Twitter é a única Rede Social liberada na plataforma, por isso, vou aproveitar melhor ela, e sempre que puder estarei postando algum comentário sobre a vida na plataforma. Fiquem ligados! 

Aproveitando que estou em clima de viagem, com mala pronta e pronto para viajar e ir para o próximo embarque, neste post irei responder e falar de algo que talvez seja dúvida para muitos: O QUE LEVAR PARA A PLATAFORMA? 






Quem é que nunca pensou nisso? Essa foi minha grande dúvida antes do meu primeiro embarque! O que levar? Levar muita roupa? Pouca roupa? Roupa Boa, Roupa ruim? Levar roupa de cama ou não? Com isso, lá se foi eu carregando um malão para a plataforma. Logo no check-in pensei que ia ficar barrado, pois eles fazem sua pesagem, e a minha deve ter passado dos 15 quilos rs. Não sei se eles chegam a barrar por excesso de peso, porém recomenda-se que sua bagagem não passe dos 11 kg se não me engano. 

Afinal de contas, Victor, o que é recomendado levar? 

Passado essa introdução, vamos ao que interessa: O que é recomendado levar para uma plataforma e como preparar sua mala. Nas próximas linhas estarei falando sobre cada tipo de utensílio que é levado para a plataforma e como é usado nela e ao final um resumo com algumas orientações sobre o que levar.
  • APARELHOS ELETRÔNICOS E REMÉDIOS
Logo no check-in pergunta-se se você está levando algum aparelho eletrônico ou remédio, pois é preciso preencher um documento alegando que você está os levando para a plataforma. Entende-se aparelhos eletrônicos, neste caso, como celulares, notebooks, ipods e etc. No caso de celulares, deve se retirar a bateria e lacrá-lo para evitar interferência no helicóptero, assim como os remédios que também devem ser lacrados. No caso dos notebooks, ainda não sei exatamente como é, pois nunca levei um. Mas deve ter que preencher somente o documento e guardá-lo novamente. Algumas pessoas afirmam que, em Plataformas Petrobrás, levar Notebooks exige um pouco mais de burocracia, tendo até que apresentar nota fiscal. Na Peregrino, pelo que ouvi dizer essa burocracia não existe.

O Uso destes aparelhos eletrônicos é liberado depois do horário de serviço obviamente. Pode-se usar o notebook e celulares, embora não pegue nem sinal de internet nem sinal de celular. Mas tem pessoas que utilizam o celular para tirar foto ou despertador, como eu rs. Recomenda-se que não use celulares e máquinas digitais de maneira escraxada para evitar até mesmo acidentes. Já os remédios vão para tutela do médico a bordo, para que ele possa liberar a medicação para você.

Recomendo também que leve um Pen-Drive ou um HD Externo, munido principalmente com seu currículo atualizado, vídeos e materiais engraçados, e vídeos e materiais sobre Petróleo. Porque nunca se sabe quem você vai conhecer lá, então vai que surge uma oportunidade, você estará munido com seu currículo. No caso dos vídeos e materiais engraçados, é uma ótima forma de fazer networking e compartilhar material com a galera, fazendo uma boa política com todos. E o material sobre Petróleo, nem preciso dizer, afinal de contas, está numa plataforma e é bom mostrar que tem materiais sobre isso, até mesmo para compartilhar com outros, fazendo dessa forma até mesmo uma troca de informação. Pois com o Pen-Drive ou HD, você pode pegar bastante material bom para enriquecer seu conhecimento. 
  • ROUPAS E OBJETOS DE HIGIENE PESSOAL
Se você é daqueles que coloca as melhores e mais caras roupas para viajar, peço que mude essa hábito no caso de trabalhar embarcado, é pura perda de tempo e dinheiro. Primeiro, porque você não vai em festa nenhuma ou encontro nenhum na plataforma, então não precisa ficar todo impecável nas roupas. Segundo que, você passará a maior parte do tempo com o macacão de trabalho, e ele acaba estragando a roupa que fica em baixo com o tempo. E terceiro, na plataforma tem lavanderia, e muitas vezes quando se coloca a roupa para lavar lá, muitos reclamam que diminui a roupa, ou a roupa volta manchada. Ou seja, quando você for embarcar, procure colocar roupas para gastar mesmo, não fique se preocupando em levar roupas que impressionam, pois esta é a última coisa que reparam na plataforma. Além disso, fora do horário de trabalho, ou para aqueles que trabalham no escritório, usa-se bastante chinelo, e roupas a vontade, sem essa de calça-jeans e sapatos apertados de escritórios comuns. 

Existem plataformas que possuem academias e espaços para malhar, por isso, caso goste, também é bom levar roupas para essa atividade, evitando usar roupas normais para isso. Lembrando que para malhar, é necessário estar usando tenis. Por isso, nesse caso é bom levar um tenis para malhar.

No caso de roupas de cama, não se preocupe, eles fornecem tudo! Não é necessário levar lençois, travesseiros, cobertas e etc. E em relação a objetos de higiene pessoal, a mesma coisa, eles fornecem a toalha de rosto, de banho e os sabonetes, cabendo a você levar somente sua escova, pasta de dente e shampo, e outros objetos que forem de sua conveniência. E não fique com medo de não ter onde guardar, todos os quartos tem armários para cada cama. 
  • ALIMENTOS E GULOSEIMAS
Muitos tem mania de viajar e levar biscoitos e mais biscoitos, doces e etc. Lá na plataforma, a alimentação é bem farta, por isso, passando fome você não fica. Além disso, toda refeição tem sobremesa, que são deliciosas. Porém, recomendo para aqueles que gostam de uma guloseima, que levem seus doces, pois no Quiosque onde vendem alguns utensilios e coisas do tipo, é tudo caro! Isso aplica-se àqueles que fumam, não deixe para comprar cigarro lá, é bem caro.

Lá na plataforma, quem costuma fazer isso são os estrangeiros, conheci um inclusive, que todo embarque dele, ele enche uma gaveta só com doces e guloseimas, para sempre estar beliscando. 
  • LIVROS, OBJETOS PESSOAIS E JOGOS
Neste caso, não existe restrição alguma, depende de cada um, o que vai levar. Mas é sempre bom levar algo para distrair e para passar o tempo, afinal de conta, são 14 dias confinado e sem ter muito o que fazer. Lembrando que todos esses objetos são de responsabilidade da pessoa, estando a Empresa isenta de qualquer perda, ou furto dos objetos. 

Esses são basicamente tudo que uma pessoa poderia levar para a plataforma. Para sintetizar tudo que disse aqui, segue abaixo um resumo do que levar para a plataforma e o que não levar.
  • Leve Roupas para "gastar" e não para tirar onda
  • Concentre tudo nos Celulares (para despertar, tirar foto e ouvir música), evitando assim levar muitos aparelhos eletrônicos.
  • Leve chinelos para relaxar na hora da folga
  • Não precisa levar roupa de cama
  • Leve Livros e Jogos para se distrair
  • Caso goste de guloseimas, leve as suas.
  • Não esqueça dos Objetos de Higiene Pessoal
  • Leve um Pen-Drive ou um HD Externo!
  • Cuide do que é seu! 
É isso amigos leitores, espero que tenham gostado e matado a curiosidade sobre o que levar para uma plataforma. Caso tenha mais dúvidas, poste nos comentários ou me mande um e-mail. Agora, o próximo post só na plataforma. E não esqueçam de ficarem ligados no Twitter do Tecnopeg: www.twitter.com/tecnopeg para acompanhar os comentários e pensamentos de um "Embarcado" rs. 

Uma boa quarta a todos! 
Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui! 

Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

7 comentários:

DIego Araújo,  16 de junho de 2010 às 19:14  

Muito Show, tirou todas minhas duvidas e curiosidades, parabens !

Anônimo,  17 de junho de 2010 às 05:14  

Muito Show, Vitor!
Respondendo ao seu comentário do post, eles barram o excesso de bagagem sim!
Eu dava aulas a bordo, precisava levar livros, dicionários e tal... Já aconteceu de me barrarem no aeroporto de JPA. O que tive de fazer foi "bater um papo" com os alunos e pedir que o pessoal dividisse com a "teacher". Como algumas coisas ficariam na sonda, não tive problemas no desembarque. Claro, tudo depende do bom senso do embarcado!
Abração!
Nana

Pablo Augusto 17 de junho de 2010 às 06:26  

Nossa,ontem mesmo eu estava pensando sobre isso...o que levar para uma plataforma?rs. Bem,agora já sei! rs. Victor,um abração e fica com Deus.

Anônimo,  17 de junho de 2010 às 22:40  

Caro Victor
Excelente materia, parabens,
Tem alguma restriçao de contrato para engenheiros, tecnicos ou operarios mais velhos mas sem experiencia offshore trabalharem abordo? ou tao so depende da empresa e ou qualificaçao especifica?
Abç.
f.

Livreiro Leo 19 de fevereiro de 2013 às 09:51  

Estou proximo do meu Primeiro embarque entao vim Ler e aprender um pouco.

Obrigado

Unknown 3 de dezembro de 2019 às 11:59  

Excelente,vou embarcar pela primeira vez,esclareceu todas as minhas dúvidas. Obrigado.

Unknown 8 de outubro de 2020 às 02:59  

Muito útil ...
Ta de parabéns!

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.